Do Conhece-Te a Ti Mesmo Ao Habita-Te Em Ti Mesmo. A Perspectiva Ontológica Do Conhecimento de Si Enquanto Ser Para a Existência. O Testemunho de Sêneca

Síntese Revista de Filosofia 49 (154):299 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O conhecimento de si há que se referir, necessariamente, a um si para o conhecimento. Não obstante, em âmbito metafísico e ontológico, o si a ser conhecido deveria ser o mesmo que buscaria conhecer-se. Isto quer dizer que o ser que se deveria conhecer seria anterior ao seu próprio ser enquanto já constituído por este seu conhecimento, ou ainda, seria tal pelo encontro entre o próprio ser em si, bondoso e virtuoso ele mesmo, com aquele que ainda é para ser, e sobre a promoção da sabedoria de si, pela qual essência e existência se encontrariam e se fundiriam na alma. Poderíamos dizer que estamos aqui diante da reelaboração do conhece-te a ti socrático em direção a uma ontologização da alma humana, sobretudo se vista sob a ótica da busca pela autossuficiência do eu espiritual, tão cara ao período helenístico e romano e notadamente a Sêneca.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,937

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Da Consciência Como a Dimensão de Ser Transfenomenal Em Jean-Paul Sartre: Da Consciência Enquanto Absoluto Entre o Nada, a Angústia e a Liberdade.Mariano da Rosa Luiz Carlos - 2024 - Thaumazein - Revista de Filosofia da Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil 17 (X):25-54.
O corpo e o conhecimento de si na filosofia de Arthur Schopenhauer.Karla Samara dos Santos Sousa - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (1-2):35-52.
A terapêutica da alma em Platão.Gabriel Rodrigues Rocha - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):340-361.
Poder e limites da razão em Agostinho.Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):598-609.

Analytics

Added to PP
2023-01-08

Downloads
22 (#972,197)

6 months
6 (#858,075)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references