O Ser Que Precede o Nada e o Tempo

Cadernos Do Pet Filosofia 15 (29):70-90 (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste ensaio abordei sobre a analítica existencial de Heidegger e de Sartre utilizando, respectivamente, a obra “Ser e Tempo” e “O Ser e o Nada”. Poderíamos pressupor que se desenvolveria um diálogo entre os pensadores, mas resguardando a própria situação hermenêutica do autor deste ensaio, o que se desenvolveu foram apontamentos acerca de flexões e inflexões a partir das propostas dos respectivos pensadores. Um ponto patente de flexão entre os pensadores é a precedência ôntico ontológica, assim como um ponto de inflexão é a relação com o Outro. Contudo, há um denso e extenso debate realizado por cada um dos pensadores entre estes pontos que demarquei, que são epistemologicamente distais, perpassando a discussão acerca do cogito e do Dasein, do mundo e a situação e, somente então, do Mitsein e o Outro.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,063

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Felicidade: modos de usar: um debate entre três grandes pensadores sobre o que nos faz feliz.Mario Sergio Cortella - 2019 - São Paulo, SP: Planeta. Edited by Luiz Felipe Pondé & Leandro Karnal.
A Hora de Max Martins: a temporalidade do artista no poema O tempo o homem.Ricardo Evandro Santos Martins - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):105.

Analytics

Added to PP
2024-07-23

Downloads
7 (#1,630,295)

6 months
7 (#671,981)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references