A ciência que sonha e o verso que investiga: o filosofar erótico de Olgária Matos

Discurso 53 (1) (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Olgária Chain Féres Matos é professora titular aposentada pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo e professora titular no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo. Sua trajetória tem início em fins dos anos 1960, quando ingressa como estudante na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, então situada à rua Maria Antonia. Rousseau, Marcuse, Adorno, Derrida e principalmente Walter Benjamin são algumas de suas referências filosóficas mais importantes, a partir das quais a filósofa compõe uma constelação de ideias animadas pelo afeto e pelo erótico. Tendo a utopia como bússola, o desvio como método e a astúcia como guia, seu esforço constantemente renovado é o de iluminar os clássicos com a potência do efêmero e o brilho questionador do extemporâneo.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,937

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Cerrado como Vegetação Oligotrófica.K. Arens - 1958 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 15:59.
Alguns Aspectos Gerais Sobre o Problema da Seca Física e do Xerofitismo.L. M. Coutinho - 1963 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 20:75.
O Processo de Infecção da Bremia Lactucae.K. Arens - 1937 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 1:39.
Razão e emoção em Kant.Robinson dos Santos - 2013 - Dissertatio 38:353-358.
Problemas de Fitoecologia com Considerações Sobre o Brasil Meridional.F. K. Rawitscher - 1942 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 3:7.

Analytics

Added to PP
2023-07-19

Downloads
16 (#1,191,247)

6 months
4 (#1,247,585)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references