A Prova da Existência de Deus em Santo Agostinho (De Libero Arbitrio) e em Santo Anselmo

Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 17 (34):75-91 (2009)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objecto deste estudo teve a intenção de apresentar algumas afinidades de linguagem e de raciocínio entre o segundo livro do De libero arbítrio de Santo Agostinho e os primeiros três capitulos do Proslogion de Santo Anselmo, a respeito da prova da existência de Deus. Com efeito, para a maior parte dos augustinianos, e até mesmo dos anselmianos, há verdadeiramente uma filiação do pensamento de Santo Anselmo em Santo Agostinho. Podemos dizer que Anselmo de Cantuária é o principal propagador, ainda que de uma forma inovadora, de um certo pensamento augustiniano, que se reflecte na sua obra e, nomeadamente, no Proslogion. Esta influência denota, ao mesmo tempo, uma proximidade textual e conceptual, de que é a fonte criadora para o monge de Bec. De facto, para bem destrinçar os antecedentes do pensamento anselmiano, é preciso encontrar os princípios de formulação racional, que são semelhantes em Anselmo e Agostinho. Ora, foi nisso que consistiu o nosso trabalho, tanto mais que, entre os trabalhos existentes, assiste-se a uma abordagem menos desenvolvida a este propósito.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,888

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Afloramento Racional do Monoteísmo Trinitário em Anselmo de Cantuária.José Costa Macedo - 2009 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 17 (34):57-71.
Anselmo e Duns Escoto.Maria Leonor Xavier - 2008 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 16 (31):77-90.
Intellectio e Cogitatio no Debate Entre Gaunilo e Anselmo Sobre o Argumento Único.José Francisco Meirinhos - 2009 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 17 (34):23-35.
A Hermenêutica Em Santo Agostinho: Pensamento e Legado.Eid Badr & Samuel Hebron - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (2).
Notas Sobre a Liberdade da Vontade em Agostinho e Anselmo.Paulo Martines - 2019 - Basilíade - Revista de Filosofia 1 (1):69-85.

Analytics

Added to PP
2021-11-16

Downloads
11 (#1,417,674)

6 months
5 (#1,038,502)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Maria Manuela Brito Martins
Universidade Católica Portuguesa

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references