Da crítica do ceticismo à construção de uma fenomenologia pura

Revista Controvérsia 19 (1):54-73 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo almeja demonstrar que em Einleitung in die Logik und Erkenntnistheorie, de 1906/07, por meio de uma crítica ao ceticismo, Husserl promove uma mudança que será significativa no desenvolvimento posterior de sua filosofia: a introdução da εποχή. Ao contrário do ceticismo grego, tal conceito em Husserl, ao suspender o juízo, busca um dado indubitável: o ego. Isso proporciona com que Husserl supere o ceticismo, tanto em sua face dogmática (negação de possibilidade de todo o conhecimento), quanto crítica (suspensão do juízo perante o alcance do conhecimento). Com isso, pode-se perceber que ao retomar um conceito cético da filosofia antiga, e opor-se ao relativismo, Husserl inaugura o seu primeiro esboço de uma filosofia pura, que adiante será concretizada, em sua última fase, como idealismo fenomenológico-transcendental.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Edmund Husserl e a fundação do idealismo fenomenológico-transcendental.Guilherme Felipe Carvalho - 2024 - Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
A ciência rigorosa em Husserl.Guilherme Felipe Carvalho - 2022 - Pólemos – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília 11 (24):101-117.
O Negacionismo Não É Uma Forma de Ceticismo.Italo Lins Lemos & Renato Cesar Cani - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):42-60.

Analytics

Added to PP
2024-02-24

Downloads
235 (#117,760)

6 months
93 (#74,689)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Guilherme Felipe Carvalho
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PhD)

Citations of this work

Edmund Husserl e a fundação do idealismo fenomenológico-transcendental.Guilherme Felipe Carvalho - 2024 - Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Add more citations