Para a defesa de uma ética ambiental antropocentrada

Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (1):147-163 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Os debates produzidos pelas éticas ambientais contemporâneas tendem a recusar, na sua maioria, qualquer abordagem de fundo antropocêntrico, identificando esta postura com uma desvalorização absoluta da natureza em detrimento dos interesses humanos. Para além disso, é comum entenderem-se os interesses da espécie humana como uma instrumentalização abusiva do ambiente, sobretudo com a finalidade de produzir bem-estar social e económico. A presente reflexão pretende contestar estas posições, promovendo uma distinção entre a legítima percepção e valorização da natureza a partir do ponto de vista humano e uma ilegítima atitude de arrogante desvalorização e instrumentalização do meio ambiente. Procuraremos defender que o equilíbrio e a sustentabilidade bióticas dependem da promoção de uma atitude que tem sido caracterizada, entre os especialistas, como um antropocentrismo fraco ou moderado, e cujo alcance e potencialidades éticas não nos parecem ter recebido ainda a devida atenção.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,459

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O que é o especismo?Oscar Horta - 2022 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 21 (1):162-193. Translated by Gustavo Henrique de Freitas Coelho & Arthur Falco de Lima.
Os seres humanos fazem parte do meio ambiente? A escrita como instauradora de uma nova realidade.Marcos Gonzalez - 2015 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 4 (1).

Analytics

Added to PP
2019-06-29

Downloads
5 (#1,756,675)

6 months
1 (#1,892,942)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Magda Costa Carvalho
Universidade dos Açores

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references