As metamorfoses do corpo, espacialidade e transcendência em Heidegger e Kafka

Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):9-23 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo tem o propósito de problematizar a designação de “realismo fantástico” geralmenteatribuída ao estilo literário de Franz Kafka. Isto se faz de modo a questionar a presença docomponente fantástico na própria realidade, interrogando pelos pressupostos fundamentais em jogona composição de realidade e fantasia. O presente problema, e outros que dele derivam, pretendeser respondido não apenas diante da consideração dos escritos do autor tcheco, especialmente noconto A Metamorfose, mas na interface da filosofia de Martin Heidegger. O filósofo alemão nosoferece, em sua obra Ser e tempo, elementos para darmos os seguintes passos: delimitar o lugar dohomem a partir da constituição singular do espaço de transcendência que o mundo é; considerar asexperiências de singularidade e aversão em face da noção de poder-ser; abordar as assim chamadas“metamorfoses do corpo” e como tais transformações físicas do personagem impõem-lheconcomitantemente uma mudança do seu próprio modo de ser.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 106,168

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Heidegger e a noção de jogo como disposição.José Fernando Schuck - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):193-203.
ONDE ESTÁ NO SER O SER QUE É SEU PRÓPRIO NADA? Do nada lógico-metafísico ao nada ontológico-existencial entre Hegel, Heidegger e Sartre.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2024 - Agon (Ἀγών), Revista de Filosofia da Ufrgs - Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul (Porto Alegre, Rio Grande Do Sul, Brasil) 4 (12):23-64.

Analytics

Added to PP
2023-01-09

Downloads
22 (#1,071,209)

6 months
6 (#724,158)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references