Implicações críticas da imunização biopolítica da vida humana em tempos de pandemia viral: reflexões a partir de Roberto Esposito

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e55 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar as implicações críticas da imunização biopolítica da vida humana a partir das reflexões de Roberto Esposito, problematizando a seguinte questão: em tempos de pandemia viral e, consequentemente, de Estados emergenciais, de que maneira o paradigma imunitário atua sobre a vida humana? A hipótese que gostaríamos de desenvolver parte do relevo de que, em crises agudas, o paradigma imunitário é tensionado ao seu limite, convergindo para a produção de Estados de emergência segundo os quais são responsáveis por introduzir políticas nefastas de produção tanto da vida quanto da morte. Para validar nossa hipótese e desenvolver o objetivo e a problemática da pesquisa, o presente texto se organiza em dois momentos: primeiramente, nosso intuito consiste em apresentar brevemente a reflexão de Esposito acerca do paradigma imunitário; em seguida, temos como fito analisar criticamente o estado de pandemia viral à luz do paradigma imunitário, buscando encontrar vestígios de como tal ferramenta conceitual nos permite desenvolver uma interpretação para o tempo presente.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 106,168

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Corona e communis: imunidade, comunidade e o COVID-19.Maurício Fernando Pitta - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e32.
Vida e poder – reflexões acerca da pandemia atual.Davi Maranhão De Conti - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e44.
Biopolítica e Niilismo.Marcos Nalli - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):150-159.
A questão da vida em Heidegger.Josiane Paula da Silva - 2021 - Perspectivas 6 (2):458-478.

Analytics

Added to PP
2022-07-29

Downloads
12 (#1,461,278)

6 months
4 (#1,001,261)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references