O mundo dos antepassados e o mundo dos vivos - ritual de ukanyi na mediação: um ensaio sobre ancestralidade no Sul de Moçambique

Odeere 4 (7):221 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo deste artigo é pensar como a relação entre o mundo dos antepassados e o mundo dos vivos se estabelece e se estrutura por intermédio do ritual de ukanyi. Proposta esta que remete ao estudo e compreensão da religiosidade tradicional africana, na qual se assenta a cosmovisão dos africanos perpassada por um sistema de valores, crenças e práticas bantu. Assim, o método etnográfico e a análise situacional aparecem como alicerces para compreender o fenômeno em causa. Considero o pressuposto de que o ritual de ukanyi é uma cerimônia que permite a exaltação dos antepassados, ativa e reativa valores, crenças e práticas que fortalecem e revigoram a religiosidade tradicional africana. Dessa forma, o mesmo nos possibilita vivenciar e experimentar dois mundos diferentes, dos vivos e dos mortos. Entendo que compreender a relação entre o mundo dos vivos e dos antepassados é adentrar na forma como se constituem as afrofilosofias que permitem tangenciar o universo africano. Palavras chave: Ritual de ukanyi. Mundo dos vivos. Mundo dos mortos. Antepassados.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,139

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Verbos que imitam sons: notas sobre as vozes dos animais.Tomás N. Castro - 2019 - In Šárka Grauová, Jan Hricsina & Karolina Válová (eds.), Pensar o passado, compreender o presente, idealizar o futuro. Filozofická fakulta Univerzity Karlovy. pp. 241-252.

Analytics

Added to PP
2020-09-24

Downloads
11 (#1,421,067)

6 months
3 (#1,473,720)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references