São Tomás de Aquino e a psicologia filosófica

Princípios 31 (66) (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Entre os muitos campos que a obra de São Tomás se estendeu para além da esfera teológica, um deles diz respeito à questão da divisão das ciências e os procedimentos investigativos empregados. Desta perspectiva, interessa-nos neste trabalho analisarmos o método que ele julgou adequado na investigação sobre a anima e, consequentemente, na psicologia filosófica que formulou. Inicialmente, o percurso intencionado consistirá na disposição do problema metodológico do ponto de vista mais amplo do seu contexto, isto é, a partir da discussão primária da classificação das Ciências Especulativas, conforme presente no Comentário ao Tratado da Trindade de Boécio. As observações deste opúsculo juvenil serão assimiladas àquelas do Comentário ao De Anima de Aristóteles, onde propriamente teremos a especificação das razões que instituem a psicologia filosófica no campo da Ciência Natural. Em prosseguimento, lidaremos com a temática da certeza epistêmica e modo de demonstração que pertence à psicologia filosófica; destacando, portanto, que a formulação de São Tomás mostra uma plena consciência de que a inacessibilidade direta do objeto há de ser elucidada por uma metodologia que partindo dos efeitos, manifestações e propriedades, seja capaz de inferir as causas e substância do primeiro princípio de vida.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 106,168

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Simbiose Entre Filosofia E Ciência: as possibilidades em Arthur Schopenhauer.Ramonn Alves - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (7):23.
Filosofia, Psicologia e Psiquiatria.Rui Gabriel Da Silva Caldeira - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):339-384.
O Estatuto Cognitivo Dos Conceitos Psicológicos.Luiz de A. Dutra - 2001 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 11 (2).

Analytics

Added to PP
2024-12-27

Downloads
8 (#1,649,882)

6 months
8 (#521,746)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Marcos Roberto Nunes Costa
Universidade Federal de Pernambuco

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references