Construindo o sujeito neoliberal a partir de Foucault

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):354-376 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O que é o sujeito neoliberal? Quem é ele? Como se torna o que é ou aparenta ser? O que significaria a transformação deste sujeito em outro? O objetivo deste artigo é tentar responder a estas questões, tendo Foucault como principal interlocutor. Para isso, este artigo tem três momentos. No primeiro momento, reconstruo o horizonte conceitual foucaultiano onde a questão da subjetividade se coloca. No segundo momento, procuro identificar elementos que nos permitem caracterizar o sujeito neoliberal de hoje; um sujeito que assimila e incorpora na sua própria construção os valores e ideologias do mercado. Por fim, identifico os elementos foucaultianos que devem ser mantidos para transformar o sujeito atual num seu ‘outro’, imaginando que tipo de nova subjetividade podemos construir hoje.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 105,995

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Analytics

Added to PP
2017-10-27

Downloads
40 (#626,408)

6 months
7 (#613,833)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The Subject and Power.Michel Foucault - 1982 - Critical Inquiry 8 (4):777-795.
O trabalho do impróprio e os afetos da flexibilização.Vladimir Pinheiro Safatle - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):12-49.

Add more references