O bem como fundamento na filosofia procleana

Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):127-144 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A identificação do Uno com o Bem, na filosofia procleana, ao mesmo tempo que permite que haja uma só Causa Primeira de todas as coisas, também apresenta dificuldades quanto à origem do mal. Todavia, apesar das dificuldades oriundas de uma causa única, o que se observa na filosofia procleana é que essa causa se faz necessária em três âmbitos: lógico, henoepistemológico e moral. Diante disso, este trabalho objetiva fazer apontamentos sobre como o Uno-Bem é fundamental nestas três esferas. Para tanto, o trabalho é dividido em três partes: a primeira versa sobre a necessidade lógica do Uno-Bem; a segunda, a respeito da necessidade henoepistemológica e a terceira, sobre como o Uno-Bem se constituti como princípio da moral, de maneira a impossibilitar a existência de um princípio ou ser essencialmente mal. Palavras-chave: Uno-Bem. Fundamento. Hipóstases.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,665

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O bem e o si mesmo: A construção da indentidade do agente moral em Charles Taylor.Joel Francisco Decothé Jr - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (1):33-55.
Uma apresentação dos conceitos de atitude e categoria em Eric Weil.Daniel Benevides Soares - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e37517.

Analytics

Added to PP
2023-01-05

Downloads
14 (#1,265,527)

6 months
7 (#666,407)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references