Vacilações de Missunga: Mimesis, Infamiliar e Duplo No Romance Marajó, de Dalcídio Jurandir

REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):27 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Marajó (1947) é o segundo dos dez romances que compõem a série Extremo Norte, escrita ao longo de quarenta anos pelo paraense Dalcídio Jurandir (1909-1979). Grosso modo, o romance apresenta tanto um vasto painel socioantropológico da Ilha de Marajó, com cenárioa partir da então vila de Ponta de Pedras, quanto um quadro das relações de poder entre gerações de ricos fazendeiros, de um lado, e a gente pobre, negra e mestiça, por eles subjugada e explorada, de outro. Assim, no presente artigo cuidaremos da trajetória do personagem Missunga, filho de Coronel Coutinho, até que assuma o lugar do pai na ordem hierárquica social. Tal trajetória nos permitirá pensá-la com o auxílio de conceitos como “mimesis originária” e “vacilação identificatória”, oriundos do pensamento de Adorno e Horkheimer, assim como o de “duplo” da psicanálise freudiana. Do mesmo modo, a trajetória e condição do proscrito Ciloca, o leproso, ensejará o uso de “infamiliar” e novamente de “duplo” para pensarmos, por outro lado, essa trajetória e condição como elemento de resistência e enfrentamento daquela mesma ordem.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 106,169

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Foucault e a Liberdade No Estoicismo Tardio.Ana Lúcia dos Santos E. Santos - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):190.
Niilismo e as Potências Do Falso: Vida, Arte e Verdade Em Nietzsche e Orson Welles.Davison Roberto de Paula - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):43.
A Vulnerabilidade Como Abertura Para a Dimensão Do Cuidado Em Emmanuel Lévinas.Rodrigo Hayasi Pinto - 2025 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (41):297-320.
Foucault e as heterotopias: espaço, poder-saber.Fabio Batista - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):1-16.
Limiares poéticos do pensamento político de Giorgio Agamben.Sandro Ornellas - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):44-64.

Analytics

Added to PP
2023-01-17

Downloads
17 (#1,252,807)

6 months
7 (#614,157)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Edilson Silva
Universidade Federal Fluminense

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references