Pragmatic clarifications and dispositions in Peirce’s How to Make our Ideas Clear

Cognitio 18 (1):45 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A “prova” do pragmatismo e, em geral, a ideia que a relevância da máxima pragmatista tinha que ser “provada”, é uma questão controversa. Devemos ter cautela antes de considerá-la. Christopher Hookway dedicou um livro a essa mesmíssima questão e os argumentos, frequentemente, envolvem a consideração de ínfimos detalhes dos escritos tardios de Peirce, bem além do âmbito deste trabalho. Contentar-me-ei aqui com um enigma, lógica e cronologicamente precedente: acadêmicos assumem, há muito tempo, que Peirce aplicou, em um novo contexto lógico e metafísico, a doutrina de Bain de que uma crença era uma “prontidão para agir” e que essa aplicação forneceu o cerne do primeiro pragmatismo de Peirce. Penso que mesmo nos primeiros textos, isto não é bem assim e, contrariamente ao que é frequentemente considerado, disposições à ação não desempenham um papel tão óbvio nas Ilustrações da Lógica da Ciência. Em suma, não está claro se os exemplos de Peirce foram, na época, exemplos pragmáticos. A primeira seção deste trabalho apresenta um roteiro preliminar para aferir as diversas dimensões do pragmatismo de Peirce na década de 1870; a segunda aborda o suposto papel do disposicionalismo em Como Tornar Nossas Ideias Claras ; a terceira apresenta algums elementos contextuais que podem explicar o “surto” de disposicionalismo em 1878.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,810

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Analytics

Added to PP
2021-03-31

Downloads
18 (#1,132,662)

6 months
9 (#514,641)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Mathias Girel
École Normale Supérieure

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The collapse of the fact/value dichotomy and other essays.Hilary Putnam - 2002 - Cambridge, MA: Harvard University Press.
Peirce and the Threat of Nominalism.Paul Forster - 2011 - New York: Cambridge University Press.
Peirce and the Threat of Nominalism.Paul D. Forster - 1992 - Transactions of the Charles S. Peirce Society 28 (4):691.
The Development of Peirce's Philosophy.Murray G. Murphey - 1961 - Transactions of the Charles S. Peirce Society 30 (3):667-685.

View all 8 references / Add more references