O tempo escatológico à luz do método transcendental

Revista de Cultura Teológica 87:250-281 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Considerando que a virada antropológica na teologia fundamental contemporânea, proporcionada por Karl Rahner trouxe à tona a concepção de que a revelação cristã é o encontro entre Deus e os seres humanos, que a escatologia é uma dimensão imprescindível da revelação e que a categoria tempo é fundamental na escatologia; objetiva-se desenvolver o conceito cristão de tempo escatológico na perspectiva da teologia transcendental de Karl Rahner, visando conceber o significado da plenitude da mencionada revelação. Para atingir este objetivo, desenvolver-se-á o conceito cristão de tempo escatológico mediante o redimensionamento da escatologia contemporânea e da hermenêutica aplicada à cristologia e a antropologia. Espera-se que mediante o conceito de tempo escatológico, seja possível afirmar o caráter escatológico de toda a teologia.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,516

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

TEMPO DA DECISÃO E CHAMADO À DECISÃO NA PREGAÇÃO ÉTICO-ESCATOLÓGICA DE JESUS CRISTO: DA PROCLAMAÇÃO DO REINO DE DEUS NA TEOLOGIA ESCATOLÓGICO-EXISTENCIAL DE BULTMANN.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2020 - Revista Último Andar, Cadernos de Pesquisa Em Ciência da Religião, PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [São Paulo, Brasil] 23 (36): 160 - 189.
Tempo da Decisão e Chamado à Decisão em Yeshua Hamashiach.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2022 - Chisinau, Moldávia: Novas Edições Acadêmicas/OmniScriptum Publishing Group.
A criação no processo escatológico.Donizete José Xavier - 2015 - Revista de Cultura Teológica 85:217-232.

Analytics

Added to PP
2019-07-20

Downloads
5 (#1,747,261)

6 months
2 (#1,685,894)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references