Ética e Economia: Reflexões a partir de Amartya Sen

Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):90-109 (2014)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo visa examinar a necessidade de aproximação entre a ética e a economia a fim de avaliar e ordenar com justiça as relações econômicas e sociais. A ética desenvolveu-se como forma de orientar o agir das pessoas em sociedade. A partir do pensamento de Amartya Sen, essa reflexão propaga a necessária valoração das condições de justiça, a administração equitativa dos recursos disponíveis, a realização da pessoa na condição de agente, o desenvolvimento das capacidades e a estruturação do modelo de desenvolvimento sustentável. A unidade efetiva entre a ética e a economia fortalece a democracia, fomenta o exercício da liberdade, a realização humana e contribui para a efetivação da justiça social. A atuação das instituições, do Estado, do mercado, das pessoas e dos demais atores torna-se, assim, dinâmica e guiada pelos valores mais importantes da humanidade.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,297

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Justiça e Liberdade em Hegel.João Alberto Wohlfart - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):71-89.
A normatividade da teoria republicana da justiça.Alberto Paulo Neto - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):115-131.
Axel Honneth e a sua teoria plural da justiça.Paulo Vitorino Fontes - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e32882.

Analytics

Added to PP
2019-02-08

Downloads
2 (#1,896,322)

6 months
2 (#1,689,990)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations