Biopolítica no Brasil: o racismo de Estado do Colônia

Griot : Revista de Filosofia 20 (3):308-321 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo teórico consiste na avaliação da investigação jornalística de Daniela Arbex acerca do funcionamento do Hospital Colônia em Barbacena, Minas Gerais, a partir da análise biopolítica do pensador Michel Foucault. O processo de internamento dessa instituição representa, a partir das pesquisas foucaultianas acerca do trato da loucura na Europa moderna, um sólido exemplo do funcionamento da biopolítica no Brasil, mais especificamente no que tange ao fundamento de seu “fazer viver e deixar morrer”. Comparamos o projeto de cuidado terapêutico próprio do saber médico com os procedimentos utilizados nesse ambiente de internação no Brasil do século XX. Desse modo, abordamos o desdobramento para racismo de Estado quando o Colônia assume a função não mais de “deixar morrer”, mas de “fazer morrer” dentro das técnicas do biopoder. Por fim, consideramos o papel da luta antimanicomial organizada no Brasil na década de 1990 enquanto alternativa à internação, mas que acaba promovendo, por sua vez, normalizações outras.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 106,169

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Racismo de Estado.André Pereira de Almedia - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):143-159.
Segurança Pública em Tempos de Biopolítica.Marcus Vinícius Xavier de Oliveira - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):186-205.
Vida e poder – reflexões acerca da pandemia atual.Davi Maranhão De Conti - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e44.
Transtemporalidade Pau-Brasil.Hailton Felipe Guiomarino - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):414-433.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
22 (#1,071,209)

6 months
4 (#1,001,261)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references