Violência e resistência no discurso de Saramago: Anotações Semióticas

Revista Dialectus 7 (1) (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este estudo centra-se na questão da violência na obra literária de José Saramago, escritor Português, até agora único caso a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em português. De todos os títulos deste autor, foram separados para a presente análise os seguintes exemplos, porque são representativas de momentos significativos de sua maturidade literária: Levantado do Chão, este apenas para a exemplificaçãometodológica introdutória, O ano de 1993, Memorial do Convento e Ensaio sobre a Cegueira. A abordagem é baseada em categorias analíticas de Semiótica fundada por Algirdas Julien Greimas, segundo a qual qualquer texto tem três níveis de abstração na produção de significado: o nível fundamental, o nível de narrativa e de nível discursivo. No nível discursivo, parece que o texto de Saramago reitera temas e figuras que confirmam o apoio ideológico deste escritor aos interesses das classes oprimidas em sua missão histórica da emancipação. No processo, as mulheres desempenham papel de liderança no texto de Saramago. No nível narrativo, o efeito discursivo é realizado pela representação de um sujeito que procura opor valores semanticamente identificado pela dignidade humana. Ao nível fundamental da produção de sentido, o texto de Saramago baseia-se na relação contraditória entre opressão e libertação, sendo estes últimos colocados, em homologia com vida em oposição à morte, e natureza em oposição à cultura, identificado como uma forma de controle social.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,888

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ascese-morte versus prazer-Vida no carme 5 de catulo.Marco Antonio Abrantes de Barro - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):99-103.
O Ensaio Como Teoria Crítica Na Literatura de Saramago.Lucas Fernando Gonçalves - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):324-337.
Todos os nomes, de José Saramago.Gabriela Silva - 2021 - Perspectivas 5 (2):54-68.
Uma interpretação do papel da escuridão no sublime de Burke.Yves São Paulo - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (6):48.

Analytics

Added to PP
2019-10-12

Downloads
5 (#1,750,484)

6 months
4 (#1,247,093)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references