É o Género uma Construção Social?

In Mesquita Antonio Pedro (ed.), A paixão da razão. Homenagem a Maria Luísa Ribeiro Ferreira. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa,. pp. 561-578 (2014)
  Copy   BIBTEX

Abstract

É muitas vezes aceite que certas categorias, tipicamente as de género, raça, orientação sexual ou doença mental, são construções sociais e não divisões naturais no mundo. A distinção entre categorias naturais e categorias sociais, como pretende ser a distinção entre o sexo e o género, tem servido no âmbito da crítica e ciência social para advogar a abolição de certas normas sociais, e para a implementação de políticas mais equitativas. Contudo, há aspectos centrais do construtivismo que são pouco claros. O que é que se nega ao rejeitar que as categorias construídas socialmente são naturais? E o que significa dizer que essas categorias são construções sociais? E será de todo verdade que certas categorias, como o género, são sociais e não naturais? Não tenho a pretensão de responder a todas estas complexas questões neste artigo, mas espero pelo menos iluminar parte do debate contemporâneo sobre estes problemas. Por uma questão de espaço, concentrar-me-ei na noção de género.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Racismo, Machismo e Opressão de Classe.José Cândido Rodrigues Neto & Maria Claudia Coutinho Henrique - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
Construção Social.Teresa Marques - 2015 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
Inexistência e Obstinação.João Branquinho - 2013 - In Adriana V. Serrão, Carla M. Simões, Elisabete M. De Sousa, Filipa Afonso, Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Pedro Calafate Simões & Ubirajara Rancan de Azevedo Marques (eds.), Poética da Razão: Homenagem a Leonel Ribeiro dos Santos. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. pp. 385-397.
Kant e a Quantidade como Categoria do Entendimento Puro.Sílvia Altmann - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (1).
Redes Sociais e o Negacionismo Como Indiferença.José André Ribeiro Silva - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):76-91.

Analytics

Added to PP
2014-12-19

Downloads
4,711 (#1,615)

6 months
451 (#3,386)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Teresa Marques
Universitat de Barcelona

Citations of this work

Construção Social.Teresa Marques - 2015 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.

Add more citations

References found in this work

Convention: A Philosophical Study.David Kellogg Lewis - 1969 - Cambridge, MA, USA: Wiley-Blackwell.
The social construction of what?Ian Hacking - 1999 - Cambridge, Mass: Harvard University Press.
“How to Be a Moral Realist.Richard Boyd - 1988 - In Geoffrey Sayre-McCord (ed.), Essays on moral realism. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press. pp. 181-228.
Languages and language.David K. Lewis - 2010 - In Darragh Byrne & Max Kölbel (eds.), Arguing about language. New York: Routledge. pp. 3-35.

View all 12 references / Add more references