A Razão à Mesa. O Especismo na Alimentação Humana Padrão

Esfera do Caos (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Será que somos livres para comer o que queremos? Será que a alimentação pode ser errada, não por não ser saudável, mas por ser moralmente incorrecta? Neste ensaio filosófico o leitor é levado, numa linguagem acessível e directa, a acompanhar uma análise crítica da racionalidade que suporta a alimentação humana padrão (baseada no consumo de carne de outros animais). Tal racionalidade é aqui qualificada como especista, pois pressupõe e dissemina a descriminação com base na pertença a uma espécie. Descriminação essa que o autor, através de discussão argumentativa, típica dos textos filosóficos, denuncia como injustificável. Isto torna aquela alimentação moralmente incoerente. Afinal, quais são as diferenças moralmente relevantes entre a carne dos animais produzidos para alimentação humana e a dos animais de estimação? Sem compromissos maiores que a coerência da razão, o autor desacredita algumas das justificações mais comuns associadas ao consumo de carne e discute as alternativas à aceitação irreflectida da herança histórica do domínio humano sobre os outros animais. Neste pequeno livro o leitor não encontrará uma resposta única ao problema levantado sobre a moralidade da alimentação, mas encontrará certamente uma discussão útil para alcançar essa resposta por próprio.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O consumo de carne e a ética.Luanne Fagundes Pereira - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
O que é o especismo?Oscar Horta - 2022 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 21 (1):162-193. Translated by Gustavo Henrique de Freitas Coelho & Arthur Falco de Lima.
A Indestrutibilidade Do Ser Na Filosofia de Arthur Schopenhauer.Maria Valéria da Silva de Freitas - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):48.

Analytics

Added to PP
2016-10-11

Downloads
53 (#411,791)

6 months
5 (#1,056,575)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Ricardo Miguel
Universidade de Lisboa

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references