Sartre e a Crise do Fundamento

Dois Pontos 3 (2) (2006)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Após uma sucinta rememoração da trajetória pessoal e intelectual de Gerd A. Bornheim (I), ressalta-se a originalidade da sua leitura da ontologia fenomenológica de Sartre, focada no tema da “crise do fundamento”, pensado na clave heideggeriana da crise da metafísica enquanto história do esquecimento do ser (II). A radicalização ontológica da intencionalidade, empreendida por Sartre mediante os conceitos de “nada” e “nadificação”, é analisada por Bornheim no horizonte da metafísica da participação, como um caso limite desta, que suprime a estrutura a sua estrutura relacional e a reduz ao próprio ato participante, absolutizado negativamente (III). A impossibilidade da dicção ontológica do em-si, enquanto figura empobrecida do fundamento e da derradeira entificação do ser, e a fantasma gorização do projeto humano e da sua temporalidade pelo ideal impossível do “em-si- para-si”, como “miragem ontológica do si-mesmo”, desembocam na tese onto-teo-lógica ao avessso, do homem enquanto “paixão inútil” (IV).

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,174

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Metafísica e finitude em Sartre.Marcelo Prates Souza & Luiz Damon Santos Mourinho - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):361-387.
Culpa E responsabilidade em heráclito segundo a leitura heideggeriana.Mario Fleig - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):55-80.
Da Consciência Como a Dimensão de Ser Transfenomenal Em Jean-Paul Sartre: Da Consciência Enquanto Absoluto Entre o Nada, a Angústia e a Liberdade.Mariano da Rosa Luiz Carlos - 2024 - Thaumazein - Revista de Filosofia da Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil 17 (X):25-54.

Analytics

Added to PP
2013-04-12

Downloads
22 (#975,058)

6 months
3 (#1,473,720)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references