A natureza e a estrutura das teorias científicas

Perspectivas 3 (2):295-312 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Na filosofia da ciência duas questões tornam-se centrais na discussão da natureza da ciência empírica: 1) o que é uma teoria (científica)? Ou seja, como é construída, como funciona? E, 2) como é que uma teoria se relaciona com sua base experiencial correspondente? Para lidar com estas duas questões, a moderna filosofia da ciência concebeu vários “modelos” (metateóricos) sobre a natureza e o funcionamento das teorias científicas. Alguns aspectos desses modelos são amplamente aceitos pela comunidade de filósofos da ciência, mas outros ainda estão sendo discutidos de forma bastante controversa. Neste artigo, vamos considerar ambos tipos de aspectos. Particularmente, analisaremos como o significado dos conceitos científicos é determinado; a construção axiomática de uma teoria científica; a ideia de construção de modelos como uma ponte entre a teoria e a experiência; a tese semântica holística da ciência; a questão sobre a verdade das teorias científicas e, finalmente, a estrutura hierárquica das teorias.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,619

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Experiência e Natureza: a Teoria da Gestalt entre a ciência e a fenomenologia.Jonas Cholfe - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 19 (2).
A Simbiose Entre Filosofia E Ciência: as possibilidades em Arthur Schopenhauer.Ramonn Alves - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (7):23.
Ciéncia e poder.Marcos Antonio da Silva - 2010 - Prometeus: Filosofia em Revista 3 (6).

Analytics

Added to PP
2023-06-01

Downloads
12 (#1,361,491)

6 months
6 (#820,551)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references