Seria a epistemologia reformada um tipo de fideísmo?

Revista Brasileira de Filosofia da Religião 9 (2):75-99 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar se a Epistemologia Reformada constitui um tipo de fideísmo. Por Epistemologia Reformada entende-se a tese filosófica de que a crença em Deus pode ser intelectualmente justificada, racional ou avalizada, mesmo que o teísta não disponha de qualquer evidência em favor da existência de Deus. Primeiro, contudo, vou caracterizar precisamente a posição da Epistemologia Reformada a fim de entender como a crença teísta pode ser intelectualmente bem-sucedida, mesmo na ausência de provas ou evidências. Em seguida, buscarei compreender o que se quer dizer por fideísmo e em que sentido essa posição seria uma acusação ou demérito contra a Epistemologia Reformada. Por fim, vou verificar se é correto classificar a Epistemologia Reformada como uma forma de fideísmo.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Epistemologia Reformada de Alvin Plantinga é Realmente Reformada?Luiz Antonio Pereira - 2024 - Porto Alegre: Clube de Autores/Kindle Direct Publishing.
A epistemologiada religião de Plantinga– algumas questões.Rogel Esteves de Oliveira - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (2):9-14.

Analytics

Added to PP
2024-07-02

Downloads
152 (#156,634)

6 months
88 (#75,491)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Reason and Belief in God.Alvin Plantinga - 1983 - In Alvin Plantinga & Nicholas Wolterstorff, Faith and Rationality: Reason and Belief in God. University of Notre Dame Press. pp. 16-93.
Two Dozen (or so) Arguments for God.J. Walls & T. Dougherty (eds.) - 2018 - New York, New York: Oxford University Press.
In Search of the Foundations of Theism.Philip L. Quinn - 1985 - Faith and Philosophy 2 (4):469-486.
Fideism.Richard Amesbury - 2007 - Stanford Encyclopedia of Philosophy.

View all 13 references / Add more references