A verdade como um problema fundamental em Kant

Trans/Form/Ação 33 (1):97-124 (2010)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O principal ponto de desacordo sobre a abordagem kantiana do problema da verdade é se ela pode ser compreendida nos moldes da filosofia contemporânea como coerentista ou como correspondentista. Primando por uma consideração sistemática da argumentação de Kant em confronto com a literatura existente sobre o problema, este trabalho defende a segunda alternativa. Sustentase a tese de que a definição da verdade como a “concordância do conhecimento com o seu objeto” é cogente em todo o percurso do pensamento kantiano e que, nessa acepção, a verdade culmina por ser abordada não a partir de uma teoria estabelecida, mas como um problema cuja solução não pode ser dada nos limites da filosofia crítico-transcendental. Pondera-se, primeiramente, a literatura que situa Kant quer como coerentista quer como correspondentista e sistematiza-se a segunda alternativa em quatro grupos: a leitura ontológica, a leitura isomórfica, a leitura “consequencialista” e a leitura regulativa. Num segundo momento, em atenção ao período pré-crítico, argumenta-se que a alternativa coerentista deixa de se confirmar já nessa mesma época e que, na década de 1750, Kant descarta uma suposta teoria correspondentista isomórfica. Num último momento, considera-se a argumentação crítica e defende-se que a mesma concebe a verdade como um problema fundamental que não cabe ao tratamento de uma teoria correspondentista concebida de modo “consequencialista” ou regulativo

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 106,168

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Analytics

Added to PP
2013-12-01

Downloads
93 (#241,978)

6 months
21 (#148,291)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

References found in this work

De mundi sensibilis atque intelligibilis forma et principiis.Immanuel Kant - 1959 - Tijdschrift Voor Filosofie 21 (3):531-532.
Zum wahrheitsproblem bei Kant.Gerold Prauss - 1969 - Kant Studien 60 (2):166-182.
Significa.[author unknown] - 1936 - Synthese 1 (11):325-339.
Kant on Sensibility and the Understanding in the 1770s.Alison Laywine - 2003 - Canadian Journal of Philosophy 33 (4):443 - 482.

View all 11 references / Add more references