O Horror fílmico na ordem do corpo e da escrita do acontecimento

Colóquio Nacional e Internacional Do Grupo de Pesquisa o Corpo e a Imagem No Discurso 3:95-109 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este trabalho empreende uma discussão a respeito do corpo como materialidade visível no dizível em duas produções cinematográficas de horror (Frontières e À l’interieur), cuja ordem fílmica de horror lança mão das imagens referentes ao acontecimento do Outubro de 2005, o qual foi marcado pelas manifestações e confrontos violentos entre a polícia e os manifestantes nas principais cidades francesas. Esta forma de usar imagens referentes a acontecimentos políticos ou sociais é uma característica das produções cinematográficas americanas de horror dos anos de 1960 a 1970, da qual O massacre da Serra elétrica reconstrói seu roteiro sob a memória do caso de Ed Gein que aconteceu no Estado americano de Wisconsin nos anos de 1950. Nesta discussão, apresentamos uma análise, laçando mão da noção de intericonicidade para tratar das imagens que remetem a outras imagens e, ao mesmo tempo, retomamos a reflexão barthesiana “Como pode um acontecimento ser escrito?”, enunciada, em 1968, para refletir acerca do acontecimento do Maio daquele ano. Quanto ao corpo, tratamos deste objeto pelo prisma da ordem dos empreendimentos foucaultianos em que o corpo aparece como “um protagonista incontornável e multiforme”.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Analytics

Added to PP
2024-01-16

Downloads
87 (#258,841)

6 months
48 (#108,233)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Alex Pereira De Araújo
Universidade Federal Do Mato Grosso Do Sul

Citations of this work

Add more citations

References found in this work

O discurso fílmico de horror francês e a questão do "quem somos nós hoje”: um lugar para memória do corpo.Alex Pereira De Araújo - 2012 - Anais Do Vii Seminário de Pesquisa Em Estudos Linguísticos (Issn: 2317-0549) 7 (1):259-268.
Utopias e heterotopias no interior e nas fronteiras do discurso-corpo no cinema francês de horror contemporâneo.Alex Pereira De Araújo - 2014 - Vitória da Conquista: Labedisco UESB. Edited by Nilton Milanez, Marisa Martins Gama-Khalil & Analyz Pessoa-Braz.

Add more references