Kierkegaard e as personificações dos estágios na existência

Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):84-102 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O tema dos estágios da existência perpassa toda a produção de Kierkegaard. Ele teve sempre o cuidado de mostrar que estético, ético e religioso não são etapas que acontecem apartadas uma da outra, como num modelo sistemático, mas acontecem ao mesmo tempo, uma vez que se dão na existência e se realizam enquanto existência. Mas, em termos da construção de um pensamento clínico em psicologia, o que seria importante ainda se entender acerca dos estágios? Que relação ainda podemos fazer entre as caracterizações e personificações, às quais Kierkegaard, sob pseudônimo ou não, lança mão para apresentar os estágios? E, finalmente, como essa questão perpassa um pensamento clínico ou um pensamento existencial em psicologia? Nosso objetivo com este texto é responder a estas questões. Começaremos por esclarecer o sentido de comunicação indireta no projeto de Kierkegaard. Em seguida, apresentaremos as caracterizações dos diferentes estágios para, então, esclareceremos o sentido de tarefa por meio da apresentação de algumas personificações dos estágios. Por fim, pensaremos as repercussões para um pensamento clínico em psicologia. Veremos que Kierkegaard recorre aos estágios e suas personificações ambicionando tirar o leitor de seu modo confortável de pensar e agir.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,793

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Transições dos estádios da vida em Kierkegaard e suas perspectivas teológicas.Lauro Ericksen - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e26674.
Possibilidade e Interesse: Acerca do Entediar-se em Kierkegaard.Myrian Moreira Protásio - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):188-204.
Orígenes: um pensador paradoxal?Rogério Miranda de Almeida & Irineu Letenski - 2016 - Prometeus: Filosofia em Revista 9 (19).
O Autoconhecimento Na Psicologia Empírica De Kant.Clélia Martins - 2001 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 11 (2).

Analytics

Added to PP
2023-01-09

Downloads
19 (#1,069,031)

6 months
6 (#812,813)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Ramon Germano
Universidade Federal de Pernambuco

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references