Uma história da linguística computacional no 'mbito das ciências cognitivas

Circumscribere: International Journal for the History of Science 18:56-67 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este trabalho procura descrever como a área de pesquisa denominada linguística computacional evoluiu desde a sua concepção inicial, associada à tradução de máquina, até os dias de hoje. A área de pesquisa foi criada como uma forma de dar credibilidade científica à tradução de máquina, após a constatação de baixa confiabilidade por parte do relatório ALPAC. O percurso subsequente demonstra o esforço para recuperar esta confiabilidade através de uma fundamentação científica considerada adequada, a qual deveria derivar da teoria linguística e da ciência cognitiva. O artigo procura descrever este processo evolutivo de natureza pendular. A conclusão expõe a necessidade do desenvolvimento de métodos híbridos, integrando métodos lógicos e probabilísticos, na busca de um novo caminho mais profícuo na evolução da área de pesquisa.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,297

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A física do estado sólido no Brasil: relações entre ciência, indústria e sociedade.Laércio Antonio Marzagão - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:30.

Analytics

Added to PP
2019-07-13

Downloads
4 (#1,806,247)

6 months
4 (#1,263,115)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

A Mathematical Theory of Communication.Claude Elwood Shannon - 1948 - Bell System Technical Journal 27 (April 1924):379–423.

Add more references