A noção de res em Duns Scotus e a razão para se rejeitar a distinção real de essência e existência

Patristica Et Mediaevalia 44 (2):83-96 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A distinção de essência e existência figurou como uma das questões fundamentais da metafísica durante a escolástica. Duns Scotus rejeita expressamente a tese de que a essência e a existência de um ente sejam distintas realmente (_realiter_). Para compreender essa rejeição, analisamos neste artigo a noção de coisa (_res_) na doutrina de Scotus, especialmente na sua crítica a Henrique de Gand acerca do estatuto ontológico dos criáveis, levando em consideração a recepção da doutrina das primeiras noções do intelecto de Avicena. Scotus e Henrique adotam escopos distintos da noção de _res _e concluem divergentemente acerca da questão da essência e existência no contexto da criação do mundo. Também analisamos o argumento de Scotus quanto à natureza da simplicidade encontrada na criação, e como o Doutor Sutil argumenta pela rejeição de uma composição real (_realis_) necessária no ente criado rejeitando também, consequentemente, a distinção real de essência e existência.

Other Versions

reprint Silva, Carlos Vinicius Sarmento (2023) "A noção de res em Duns Scotus e a razão para se rejeitar a distinção real de essência e existência". Patristica Et Medievalia 44(2):83-96

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 106,169

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Analytics

Added to PP
2024-06-18

Downloads
13 (#1,417,305)

6 months
7 (#614,157)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references