Partir da Inf'ncia Ou a Arché Do Pensamento

Childhood and Philosophy 15:01-28 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Desde o lugar de nascimento da infância, este texto busca, através de Giorgio Agamben (2005), Heráclito (fragmento 52) e Paulo Freire (1982;1986; 2001; 2015), elucidar a coexistência entre infância e tempo. Desse modo, trabalha com a hipótese de que infância e tempo são indefiníveis conceitualmente e diluidoras da ideia de estabilidade, a qual escapa à compreensão de continuidade. É nesse sentido que o presente texto parte da leitura de que a infância é, fundamentalmente, condição de existência da história da humanidade, o que torna possível a passagem da língua ao pensamento e provoca a inventividade para todo estado de coisas. Para pensar a infância que está em questão neste texto, consideramos uma certa experiência do tempo diferente da experiência tradicional; fruto de uma compreensão concebida como cronologia e acabamento, presente nas diversas leituras feitas da infância. Ao colocarmos esses apontamentos, algumas perguntas impõem-se: existe algo como uma infância do pensamento? A insistência com a infância é uma forma de não renunciar a um novo conceito de experiência?

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,665

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Da Educação da Inf'ncia À Inf'ncia Das Possibilidades.Víviam Carvalho de Araújo - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 27:176-185.
Um Filosofar-Devir Entre Experiências e Inf'ncia.Carla Patrícia Silva & Walter Matias Lima - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:4-26.
Munguengue: o quilombo de minh’alma.Luiz Carlos Mariano Da Rosa - 2022 - São Paulo, SP, Brasil: PZP - Politikón Zôon Publicações.

Analytics

Added to PP
2022-11-20

Downloads
12 (#1,360,391)

6 months
6 (#820,766)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references