Dilemas teóricos da representação política na origem do estado moderno. Hobbes E sieyès: Tão distantes E tão próximos

Synesis 9 (1):1-16 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A hipótese do artigo é que o dilema da constituição da representação política, que não tem por função refletir, mas interferir e operar uma unidade de “vontade política” a um povo ou uma nação, foi enfrentado pelos primeiros pensadores da representação moderna em diferentes contextos de grande transformação política e social: na Inglaterra absolutista no século XVII, por Thomas Hobbes, e na França pós-revolucionaria no século XVIII, pelo Abade Sieyès. O artigo procura identificar nos argumentos dos respectivos filósofos os primeiros esforços teóricos sobre a representação moderna, através de uma comparação que evidencia dilemas e constrangimentos semelhantes em diferentes contextos teóricos. Um dos principais desafios da representação política, nos dois autores, permanece sendo a busca dos mecanismos capazes de transformar vontades dispersas e múltiplas de indivíduos numa só vontade unificada do corpo social. Embora os argumentos de legitimidade possam variar, para ambos os autores, a “vontade” do representante político é produto de uma elaboração conceitual e de uma produção racional que se dá com a constituição de um corpo, que no caso de Hobbes se dá com a criação do Estado, e em Sieyès com a representação nacional.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 106,169

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Representação Política Moderna e Brasileira.Agemir Bavaresco, Tiago Porto & Giovane M. Vaz dos Santos - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):160-185.
O Paradigma da Artificialidade e o Caráter Laico Do Estado Em Hobbes.Ligia Pavan Baptista - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):321-337.

Analytics

Added to PP
2017-10-14

Downloads
13 (#1,417,305)

6 months
13 (#259,115)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references