Results for ' Pregação'

11 found
Order:
  1.  36
    Pregação e cavalaria no processo de expansão da cristandade latina: o papel da Ordem da Milícia de Ramon Llull.André Luis Pereira Miatello - 2017 - Horizonte 15 (48):1151.
    Este artigo reexamina o posto de Ramon Llull na história da pregação da Baixa Idade Média ocidental, tendo em vista as novas abordagens sobre o tema da pregação e sua relação com o espaço do político. Discute-se também o projeto luliano de fundação de uma Ordem militar unificada cuja finalidade era dar suporte à pregação e conversão do infiel consoante a função eclesial da cavalaria cristã. O estudo da concepção luliana de conversão do muçulmano exige uma posição (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  32
    Antonio Vieira e a pregação no século XVII.Marcio Luiz Fernandes - 2023 - Horizonte 20 (63):e206303.
    A teoria psicossomática aristotélico-tomista acerca das paixões constitui o fundamento principal da visão dos jesuítas nos séculos XVI e XVII. Tal conhecimento reflete-se na forma como o teólogo e pregador jesuíta Antonio Vieira (1608-1697) serviu-se de tais teorias, na arte da pregação, para mover os afetos, persuadir a razão e convencer os ouvintes. Desse modo, apresentamos os elementos essenciais que caracterizam a teologia da pregação, no período da Escolástica Barroca a partir do sermão das chagas de São Francisco. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  44
    O Santo e a Cidade: a pregação urbana de Santo António nos Sermões Medievais.Eleonora Lombardo - 2017 - Horizonte 15 (48):1274.
    Este artigo intenta apresentar como a pregação de Santo António de Pádua está conectada com a cidade. Através de alguns exemplos tomados das legendas hagiográficas e sermões, o autor reconstrói as mudanças de atitudes de hagiógrafos e pregadores ligados a António algumas vezes a um contexto urbano geral e, em última medida, a cidade de Pádua. Em particular, o artigo se detém sobre alguns textos que destacam o efeito da pregação de Santo António no seu público-alvo, ou seja, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    A política dos sermões ou os sermões na política: a pregação nas cidades comunais da Baixa Idade Média.André Luis Pereira Miatello - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):98.
    Este artigo propõe os sermões da Baixa Idade Média ocidental como parte da linguagem política das comunas italianas. Junto com os discursos de assembleia, os sermões compunham uma retórica de natureza religiosa com validade cívica apta para os governos citadinos e para o modo de vida urbano. Estuda-se a Summa de Arte Praedicatoria, de Alain de Lille, os Li livres dou Trésor, de BrunettoLatini, os sermões de Giordano de Pisa e a Crônica de Rolandino de Pádua para mostrar como, de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  22
    A essência e finalidade da educação cristã Patrística.Levi Leonido Fernandes da Silva, João Rodrigues & Elsa Morgado - 2023 - Horizonte 21 (64):206211-206211.
    Nesta investigação pretendemos captar o papel que a pregação cristã desempenhou, ao longo do período da patrística, na difusão do Evangelho. Na continuidade da evangelização levada a cabo pelos Apóstolos, os Padres da Igreja assumiram a herança do imperativo missionário, dado por Cristo: o catecumenato se cristaliza como instituição eclesial na Igreja do séc. III (_Katecumenoi_ no oriente, e _audientes_ no ocidente), mas recebe a herança de um processo de evangelização cujas raízes se estendem não só à missão levada (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O chamado e ministério de Paulo, seguindo os passos dos profetas de Israel.Correia Élcio Bernardino - 2016 - Revista de Cultura Teológica 87:140-160.
    : This article aims to show that although the apostle Paul did not call himself a prophet, still makes his presentation in his letters in the same way that the Old Testament prophets. The article points out the many similarities between Paul and the prophets. It seeks to analyze and interact with Scripture and literature concerning the matter.We conclude that the Apostle founded the authority of his call, highlighting the prophetic aspect of his apostolate. It is evident that the Apostle (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  17
    Um pregador africano na inquisição portuguesa: Bento de Jesus e a ideologia da escravidão em Cabo Verde no século XVII.Alexandre Almeida Marcussi - 2016 - Odeere 1 (1).
    Este artigo discute a trajetória de Bento de Jesus, irmão leigo da Ordem Terceira de São Francisco que atuou como pregador da fé católica no arquipélago de Cabo Verde na primeira metade do século XVII e foi condenado à morte pela inquisição portuguesa na sequência de uma experiência mística considerada herética pelos inquisidores lusitanos. Será empreendida uma análise do conteúdo de sua visão extática e da maneira como Bento entendia a doutrina católica e a transmitia aos africanos de Cabo Verde. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  20
    A Trindade no mais antigo escrito cristão. Elementos trinitários da Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses.Diones Rafael Paganotto - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):197-215.
    A Primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses tem como tema principal a escatologia, a parusia do Senhor. Paulo para esclarecer as dúvidas da comunidade acerca do destino dos mortos e da realização do encontro definitivo com Cristo, evidencia também alguns aspectos trinitários da pregação primitiva da comunidade cristã, pois toda obra de salvação, desde a criação até a escatologia, é trinitária. O presente artigo parte de uma análise dos termos relacionados às três pessoas da Trindade em 1Ts para enfatizar, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  26
    “Eu ouvi os clamores do meu povo": o episcopado profético do Nordeste brasileiro (I have heard the cries of my people”: prophetic bishops of Brazilian northeast) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1461. [REVIEW]Iraneidson Santos Costa - 2013 - Horizonte 11 (32):1461-1484.
    O artigo se insere no debate acerca do caráter político-ideológico da atuação da Igreja Católica brasileira na segunda metade do século XX, elegendo como foco de estudo a parcela mais combativa do episcopado brasileiro, a Igreja nordestina, mais especificamente um grupo de treze bispos que, por sua intensa participação política, foi objeto central de fervorosas polêmicas, sendo igualmente classificados das mais díspares formas, de comunistas a santos, de pastores a políticos, de verdadeiros a falsos profetas. Signatários do documento “Eu ouvi (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  53
    Vida em Santidade: modos de ser santo em uma comunidade messiânico-milenarista do sertão baiano (Pau de Colher, 1934-1938) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p170. [REVIEW]Filipe Pinto Monteiro - 2010 - Horizonte 8 (18):170-195.
    A proposta do artigo é analisar o fenômeno peculiar da honraria santoral na comunidade messiânico-milenarista de Pau de Colher (Casa Nova, sertão da Bahia, 1934-1938). A partir de um recorte histórico-cultural e teológico, a investigação será encaminhada no sentido de esclarecer a atuação de uma liderança religiosa, popular e carismática atada a modelos de santidade gestados durante o período medieval no ocidente cristão e transmigrados para o Novo Mundo após os descobrimentos. O texto apresenta documentação inédita e estabelece uma discussão (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  53
    Parábola: Um gênero literário.Koichi Sanoki - 2013 - Revista de Teologia 7 (12):102-112.
    Parable is a literary genre. The knowledge of a literary parable makes us cognizant of the use of a technique used by the great philosophers to make known or transfer new ideas by making analogies or putting on one side a known fact to communicate a new or something incomprehensible. Jesus used the parable constantly, in his preaching and in the proclamation of the Kingdom of Heaven.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark