Results for ' coragem'

26 found
Order:
  1.  15
    Musônio Rufo e a Parrhesia: A Coragem Sem a Ira.Aldo Dinucci - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    No presente artigo falo sobre a concepção do sábio estoico como simultaneamente corajoso e desprovido de ira. Para tal irei perfazer o seguinte percurso: falarei sobre estoicismo, individualidade e multiculturalismo; sobre porque os estoicos buscam compreender e não Julgar; sobre as crenças arraigadas; sobre a coragem ao invés da Ira no ideal do sábio estoico; sobre o caráter sempre imperfeito da humanidade. Após isso, exemplificaremos o que foi dito com o exemplo de Musônio Rufo ao tentar deter, pacificamente, as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  48
    “Valentes de batina”: a coragem e o uso da violência por clérigos em Goiás.Eliézer Cardoso de Oliveira & Eduardo Gusmão de Quadros - 2015 - Horizonte 13 (40):2168-2193.
    This article analyzes clerics who identified with the ethics of bravery. Bravery is an evaluative field based on the public display of courage and skill in the management of violence. In this sense, it was observed that among the Catholic clergy, a minority contingent, but heuristically representative, held typical actions of brave people, like the courage to kill another human being, or to use violence to solve everyday conflicts. The text is divided into three parts: the first, called "Catholic Church (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    Hipocrisia Cínica Ou Cinismo Hipócrita? A coragem da mentira e as estratégias de manipulação política na contemporaneidade.Gustavo Costa - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (7):60.
    Este artigo visa a matizar alguns aspectos relativos às noções de cinismo ehipocrisia que habitam a esfera da ética, buscando elementos para uma análise do cenário político contemporâneo, marcado, dentre outros aspectos, por um recrudescimento das pautas conservadoras e pela ascensão dos partidos de direita ultraconservadora. Tal análise sugere uma aproximação entre elementos próprios ao cinismo e as formas políticas de manipulação e engano, confluindo para discursos que, embora se mostrem factualmente inverossímeis, e portanto, diretamente conflitantes com a referência inercialmente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  22
    'Os Capitães da Areia' e a coragem dos Erês: Notas sobre o imbricamento da arte, música e religião | 'Os Capitães da Areia' and the courage of the Erês: notes on the overlap of art, music and religion.Lia Machado dos Santos & Rosângela Fachel de Medeiros - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):116-136.
    ResumoAs práticas culturais fundem, a todo o momento, diferentes relações entre sistemas culturais (EVEN-ZOHAR, 1990) que antes eram separados. Tais manifestações híbridas reconfiguram e desterritorializam processos simbólicos. Nesse sentido, o presente artigo realiza uma análise comparatista das relações intertextuais presentes na configuração artística do álbum Esú, do rapper brasileiro Baco Exu do Blues, em especial na faixa “Capitães de Areia” em relação ao romance quase homônimo de Jorge Amado, às referências à mitologia dos Erês, e à série fotográfica Laróyè, de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    Foucault e a Parresia. O Problema da Democracia e da Filosofia Política.Helton Adverse - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (159):67.
    Em seus últimos anos de vida, Foucault empreendeu uma genealogia da parresia (do dizer-verdadeiro) no campo da política e na história da filosofia. Alicerçando suas análises nas fontes clássicas, gregas e romanas, Foucault descortinou um cenário no qual a coragem da verdade tem um lugar maior na experiência política desde sempre. O que pretendemos nesse trabalho é discutir alguns pontos que nos parecem problemáticos nessa genealogia foucaultiana, em especial, a referência à verdade na parresia democrática e a relação entre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Pelo direito de recontar-se: uma análise das narrativas orais de mulheres em situação de prisão // For the right to recount it: an analysis of oral narratives of women in prison.Maria Aparecida de Barros & Pinheiro - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):240-262.
    O silêncio e a invisibilidade são as palavras que melhor representam a história da mulher no decorrer de muitos séculos. Desde a antiguidade, as mulheres foram impedidas de falar, e até nos dias atuais, infelizmente, pouco se valoriza o discurso feminino. Em diversas sociedades, o direito a expressar-se é severamente combatido, punido com rigor. A essas mulheres, vilipendiadas em seus direitos, resta um único espaço: o da subalternidade. Nesse contexto de subalternidade, habitando o espaço prisional marginal, fazer uso da palavra (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  17
    Política E diálogo: Reflexões a partir de Eric Weil E Hannah Arendt.Judikael Castelo Branco - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    O artigo aborda o diálogo como dimensão política da linguagem. Partimos do fato de que se, por um lado, a relevância do tema é confirmada pelas dificuldades dos debates políticos sobre os problemas comuns de convivência em comunidades multiculturais e plurirreligiosas, por outro, a filosofias de Weil e de Arendt contribuem para recolocar o diálogo como uma real condição de possibilidade para a ação política. Para isso, retornamos à abordagem do diálogo como virtude, em Weil, e como expressão e construção (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  27
    Metafísica Alvissarista.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    A grande revolução filosófica arquitetada pelo Alvissarismo está justamente na descoberta fundamental dos juízos analíticos a posteriori; desde Kant, não houve sequer um único filósofo com coragem o bastante para questionar a ideia de que todo juízo de experiência é sintético e que todo juízo analítico é a priori, com exceção de Saul Kripke, que foi pioneiro ao revelar ao mundo a existência do necessário a posteriori e do contingente a priori, corroborando a nossa tese sobre a existência dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Juventude, gênio e romantismo em Walter Benjamin.Priscilla Stuart da Silva - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021031.
    Neste artigo, busca-se articular a noção de juventude romântica como ideal de formação no pensamento do estudante Benjamin. Nos primeiros ensaios dedicados a temas pedagógicos, o filósofo propôs um novo modelo de educação apoiado no romantismo, partindo de uma crítica às instituições de sua época que cindiram a totalidade e a unidade da vida do jovem. Em seus escritos enquanto era estudante, Benjamin recupera, com sua crítica, a necessidade de olhar a arte, a literatura, a educação, em suma, toda a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    All is not Vanity: William James versus Ernest Renan.José Jatuff - 2019 - Cognitio 19 (2):242-257.
    Na obra de James, há uma reação explícita contra a falsidade e a vaidade como o tom moral dominante. O modo como James julga Renan em particular, e o espírito latino em geral, está relacionado a uma identificação inicial com o espírito germânico através de um contexto protestante. Dentro dessa estrutura, nós veremos que por meio da figura de Carlyle, James opõe-se à moral objetiva da obra para com a sensibilidade gnóstica interior de Renan. Visto que há uma conexão óbvia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    Estoicismo e saúde mental.Bertrand Russell - 2014 - Prometeus: Filosofia em Revista 7 (15).
    Tendo em vista as ameaças dolorosas da vida, o conhecimento delas pelas crianças não deve ser evitado nem impedido; esse conhecimento deverá vir quando as circunstancias o fizerem inevitável. As coisas dolorosas, quando elas devem ser mencionadas, devem ser tratadas sincera e indiferentemente, exceto quando a morte ocorrer na família, porque neste caso não seria natural esconder o sofrimento. Os adultos deveriam demonstrar em suas próprias condutas certa coragem extrovertida, que os jovens adquirirão inconscientemente a partir de seus exemplos.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  28
    Humanist, Civic Education and Attitude in Gilberto Monteiro.Margarida Barahona Simões - 2008 - Cultura:57-76.
    Gilberto Monteiro foi médico municipal da freguesia de Carnaxide de 1921 a 1961, Chefe dos Serviços Clínicos da extinta fábrica dos Fermentos Holandeses (F.P.F.H.), sediada na Cruz Quebrada, de 1934 a 1962 e, durante a II Guerrra Mundial, exerceu no Hospital Militar de Belém, na qualidade de tenente médico miliciano. Amante do desporto e desportista, G. Monteiro foi um dos fundadores do Sport Algés e Dafundo (SAD), instituição onde, enquanto membro da sua primeira Comissão Cultural, criou a Biblioteca, organizou conferências, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Os limites dos autossacrifícios segundo Montaigne.Lúcio Vaz - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):809-825.
    RESUMO O texto propõe, inicialmente, uma aproximação entre as visões de Aristóteles e Montaigne sobre a virtude da coragem, com especial atenção ao problema da morte heroica. Então, são apresentados alguns pontos de diferenciação do filósofo francês em relação ao legado aristotélico para, enfim, mostrar que uma das restrições especificamente montaignianas sobre a legitimidade de um ato de coragem acarreta uma limitação à ação do próprio Estado, o que deve ser julgado um elemento essencial à formação do pensamento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Aspásia de Mileto e o exercício da excelência [Aspasia of Miletus and the exercise of excellence].Beatriz Saar - 2023 - Prometheus 43:47-66.
    Aspásia de Mileto (470?-400?) é uma figura cuja história nos é nebulosa e ao mesmo tempo muito clara. Nebulosa pois, como sugere Marta Andrade (2022, p. 24), trata-se de uma existência, como muitas outras, cuja memória a posteridade raramente se ocupou ou simplesmente esqueceu. Mas também clara pois Aspásia possui uma persona constituída no que chamamos de "tradição". A amante de Péricles. A professora de Sócrates. A esposa de Lísicles. Sua figura é frequentemente resgatada à sombra das figuras masculinas com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Stories from the perspective of Eastern cultural complex: taking Mulan as an example.Fangfang Ding - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (2):e02400181.
    Resumo: Como uma pérola brilhante na cultura tradicional chinesa, Mulan está profundamente enraizada no coração das pessoas com sua imagem única de heroína feminina. Este trabalho busca retratar a experiência lendária da luta heroica de Hua Mulan, no exército, no lugar de seu pai, e integrar os elementos centrais de família, honra, lealdade, dentre outros, no contexto da cultura oriental, de modo que a história tenha profunda herança cultural. O artigo mostra, em primeiro lugar, o complexo cultural oriental que está (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Chinese and Western sports philosophy and their differences.Yuanjiao Zhu & Rui Du - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (5):e02400188.
    Resumo: O desporto chinês e o desporto ocidental estão inseridos em dois sistemas sociais diferentes. Devido à diferença na sua origem, cognição e tendência de valor, foram criados dois tipos de culturas desportivas de natureza diferente, cada uma das quais interpreta as características da civilização humana de formas diferentes. Na cultura chinesa, o desporto está frequentemente associado às filosofias taoísta e confucionista. O taoísmo enfatiza “deixar a natureza seguir o seu curso”, e o exercício físico é considerado um meio de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    2ª. Conferência: Parrhesia nas tragédias de Eurípides.Michel Foucault - 2013 - Prometeus: Filosofia em Revista 6 (14).
    Hoje eu gostaria de começar analisando as primeiras ocorrências da palavra parrhesia na literatura grega, como a palavra aparece nas seguintes seis tragédias de Eurípides: Fenícias; Hipólito; As Bacantes; Electra; Íon; Orestes. Nas primeiras quatro peças, a parrhesia não constitui um tópico importante ou tema; mas a própria palavra geralmente ocorre num contexto preciso que nos ajuda no entendimento de seu significado. Nas últimas duas peças – Íon e Orestes – a parrhesia assume um papel muito importante. De fato, eu (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18. Esclarecimento, educação e autonomia em Kant.Paulo César Nodari & Fernando Saugo - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):133-167.
    Este trabalho tem como objetivo abordar os conceitos esclarecimento, educação e autonomia na concepção do filósofo Immanuel Kant. Para tanto, no primeiro momento, faz-se a leitura do Opúsculo Kantiano de 1783, Resposta à pergunta: que é esclarecimento?, com o propósito de analisar o conceito esclarecimento, a fim de compreender de que modo, em Kant, se dá a passagem do homem de seu estado de menoridade à maioridade. Num segundo momento, a partir da leitura da obra publicada em 1803, Sobre a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    Sonhar o porvir – uma educação para a responsabilidade/humanidade. No rastro de E. Levinas e de J. Derrida.Fernanda Bernardo - 2024 - Revista Filosófica de Coimbra 33 (66):203-228.
    Apresentado no âmbito de um colóquio intitulado «Sobre as Diferenças: Filosofia, Cultura e Educação nas sociedades do século XXI», o texto deste artigo toma como incipit as sugestivas palavras de Margrethe Vestager – «Podemos ter novas tecnologias, mas não temos novos valores. […] A minha primeira prioridade será sempre o ser humano. A tecnologia deve servir-nos» – para, sem moralismo nem tecnofobia, se interrogar sobre o que deveria ser educar e ensinar para a vigília e a coragem solitária do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Liberais e antiliberais: a luta ideológica do nosso tempo.Bolívar Lamounier - 2016 - São Paulo, SP: Companha das Letras.
    Por um lado, perseguido pela direita, que o levou à prisão política. Por outro, patrulhado pela esquerda. Apesar disso, Bolívar Lamounier sempre manteve a independência intelectual. Neste novo livro, o sociólogo reflete sobre o conflito entre a democracia liberal, o marxismo e o fascismo. Comprovando sua destreza com as palavras, ele enfrenta com coragem os temas mais espinhosos do debate acadêmico brasileiro como o silêncio das esquerdas acerca dos resultados fracassados das revoluções socialistas. Ao final, o livro traz ainda (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  49
    Human condition and freedom.Joelma Lúcia Vieira Pires - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (3):25-42.
    RESUMO:O objeto de estudo deste artigo é a condição humana. Qual a possibilidade de existência da condição humana fundamentada na liberdade? O objetivo é relacionar esfera pública, política, liberdade e condição humana. A elaboração teórica considerou obras de Etienne de La Boétie, Hannah Arendt, Cornelius Castoriadis, entre outros. Na atualidade, ocorre a supressão da condição humana, pois a esfera pública tem a ingerência da esfera privada, predominando a razão instrumental e a lógica do mercado, e o homem é afastado da (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  19
    A Parresía Em Foucault e a Relação Mestre-Discípulo No Estoicismo.Vilmar Prata & Nilton Milanez - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    Este artigo trata de dois eixos epistêmicos, a saber, a questão da parresía em Foucault e a questão da relação mestre-discípulo no estoicismo. Para tanto, propomos a problematização das dimensões históricofilosóficas que circundam a relação entre mestre e discípulo sustentada pelos conceitos gregos: conhecimento de si (gnôthhi seauton) e cuidado de si (epimeleisthai seauton). Mostramos como a coragem da verdade emerge dessa injunção, atravessando o governo do outro. Essa articulação nos lança a uma hermenêutica de si, o que nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  20
    Pierre Bayle e a reflexão sobre a imagem do ateu virtuoso na modernidade.Marcelo de Sant’Anna Alves Primo - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):337-353.
    Circunscrevendo o âmbito no qual o ateísmo pode ser compreendido, a saber, na esfera dos costumes, convenções religiosas, políticas e teológicas, e até mesmo no campo dos temperamentos e caracteres, desde os Pensées diverses sur la comète até a Continuation des Pensées sur la comète e a Réponse aux quéstions d’un Provincial Bayle erige, fundamenta e radicaliza o vínculo entre ateísmo e virtude, entendendo aqui ateísmo sob um enfoque de caráter prático, ou seja, em relação à atitude daqueles que vivem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  32
    Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos.Ênio José da Costa Brito - 2019 - Horizonte 16 (51):1372.
    A comunicação apresenta a síntese de alguns verbetes do Dicionário da Escravidão e Liberdade, lançado em 2018 pela editora Companhia das Letras com a intenção de dar a conhecer um pouco do seu rico conteúdo. Duas atitudes são exigidas diante de uma obra deste nível: a coragem de conhecê-la e a disposição de difundi-la.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  24
    Sobre as ambivalências do martírio.Hüseyin I. Cicek - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e40274.
    Quando uma vida e uma morte estão totalmente incorporadas na doutrina cristã ou muçulmana, e quem deve ter a palavra final sobre uma questão tão importante? No cristianismo e no islamismo, o martírio nunca aparece como algo independente, é sempre colocado em conexão com a bravura, o amor, a coragem e a determinação – e muito mais. O mártir é uma “espécie” específica, um crente por excelência. Que critérios devem ser cumpridos para falar de um mártir no cristianismo e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    Crer ou não crer: uma conversa sem rodeios entre um historiador ateu e um padre católico.Fábio de Melo - 2017 - São Paulo, SP: Planeta. Edited by Leandro Karnal.
    O que pode dizer um homem que fez o voto de se dedicar a Deus a outro que está plenamente convencido de Deus não existe? O que pode ouvir um crente de um ateu? O que um ateu pode aprender? São questões assim que guiaram o encontro entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal e resultaram neste livro. Um debate rico e respeitoso entre um cético e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark