Results for ' despolitização'

13 found
Order:
  1.  22
    Despolitização, desmotivação, legitimidade.André Berten - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 3 (2):38-59.
    As teorias políticas de inspiração kantiana propõem teorias da justiça, do direito e da democracia que pretendem poder ser justificadas racionalmente, seja a partir de uma teoria do contrato social, ou do consenso das pessoas razoáveis, ou de uma deliberação argumentada. Uma das pressuposições dessas teorias é que as pessoas podem ser motivadas pelo que aparece como mais justo, melhor, mais respeitoso das pessoas. Porém, o que podemos chamar de “amor da justiça” ou mais simplesmente um “desejo de justiça” implica (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  77
    A despolitização da esfera pública em Jürgen Habermas sob a perspectiva epistemológica.Jorge Adriano Lubenow - 2013 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 22:84-104.
    This paper makes reading a key theme explored by Jürgen Habermas – The depoliticization of the public sphere – in the epistemological perspective. In this way, the depoliticization is characterized by conducting scientific practice policy with the use of technical knowledge to influence the public sphere in its political practice; the idea that positivist knowledge, reduce to a mere instrument of science and technology, incorporates in the public sphere. This is an analysis of the process of modernization and rationalization, revealing (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    A tese da perda da centralidade do trabalho como despolitização do capitalismo contemporâneo.Marcelo Alvares de Sousa - 2003 - Enfoques 2 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  53
    A Esfera Pública 50 Anos Depois: Esfera Pública e Meios de Comunicação em Jürgen Habermas em Homenagem aos 50 Anos de Mudança Estrutural da Esfera Pública. [REVIEW]Jorge Adriano Lubenow - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (3):189-220.
    O texto trata da relação entre esfera pública e meios de comunicação de massa, no corpus bibliográfico de Jürgen Habermas, nestes 50 anos que nos separam de Strukturwandel der Öffentlichkeit (1962). O objetivo do texto é mostrar que, diferente de alguns estudos críticos, não se trata de uma lacuna investigativa – ausência, abandono ou não exploração do tema –, mas de uma abordagem secundária, implícita; que a abordagem secundária do tema está relacionada com a posição pessimista original de Habermas acerca (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    Globalização econômica, desmonte do estado social e déficit político transnacional: uma análise crítica a partir de Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):99-126.
    Resumo O artigo trata da análise crítica de Jürgen Habermas a respeito das consequências do modelo neoliberal de integração global via mercado, em especial o desequilíbrio entre política e mercado, o fim do compromisso com o Estado social e o déficit democrático no nível transnacional. Para o filósofo alemão, a concepção neoliberal de sociedade desestatizada do capitalismo global atinge o nexo entre Estado nacional, democracia e justiça social, marginalizando o Estado e a política, em favor da privatização dos serviços públicos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  21
    (1 other version)Totalitarismo e Desmundanização Liberal.Rodrigo Ribeiro Alves Neto - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (17):156.
    O artigo analisa a contribuição original da obra “A Condição Humana” para a redefinição do significado político da liberdade em suas determinações democráticas fundamentais e para a crítica da desmundanização como a base comum sobre a qual se fundam as nossas mais recentes experiências políticas: a destruição inédita do mundo comum no totalitarismo e a hegemônica despolitização liberal das atuais democracias formais de massa e mercado que atrofiam a esfera política da ação e do discurso.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  25
    As consequências políticas E sociais do conceito de totalitarismo arendtiano.Samuel Sampaio Castro - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17).
    A análise Arendtiana relaciona os contextos sociais e econômicos ao surgimento dos elementos que constituem a novidade do Totalitarismo como fenômeno político. O conceito de Totalitarismo mostra-se como um valioso recurso de identificação das estruturas políticas e sociais que antecedem a subida de governos totalitários. O objetivo deste trabalho é investigar o conceito de Totalitarismo na Obra Origens do Totalitarismo e no pensamento de Hannah Arendt. Com este propósito, seleciona-se a obra da autora como referência e realiza-se um levantamento bibliográfico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  27
    The apolitical social contract: Contemporary democratic politics beyond depoliticized social contract.Danner Leno - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):101-123.
    ABSTRACT This article provides a criticism of the apolitical starting point of social contract theories through the analysis of Rawls's original position and Habermas's idea of complex society, arguing that such depoliticized starting point leads to the refusal of the centrality of social struggles between classes as the basis of streamlining social evolution and institutional constitution. In order to achieve political agreement, it erases and even eliminates the struggles between social classes, the status quo and the social-political differences between social (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    O argumento da segurança na atuação do poder judiciário brasileiro.Daniel Arruda Nascimento & Carolina Bittencourt de Oliveira - 2019 - Perspectivas 3 (1):3-21.
    Em um ambiente onde as razões de segurança roubaram o lugar da razão de Estado, uma vez que não se questiona mais se é o Estado necessário ou não, e não está mais em jogo se o Estado pode lançar mão de todas as suas potencialidades para conservar a sua própria existência, estabelecemos as considerações que se seguem. Como sublinha o filósofo italiano Giorgio Agamben, nossa principal referência teórica no presente artigo, estamos diante de um processo em curso que faz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  18
    Ridículo político.Marcia Tiburi - 2017 - Rio de Janeiro: Editora Record.
    Uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto. DA autora de Como conversar com o fascista. As cenas ridículas – e os personagens já muito conhecidos – traduzem o sentido da política em nossos dias, mas não apenas como uma bagunça feita por pessoas despreparadas para os cargos que ocupam. A Deturpação serve a uma nova política, em um sentido altamente problemático: o poder é transformado em violência, e a seriedade de certos assuntos dá lugar (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  30
    A voz-práxis dos marginalizados entre estética e política: autoafirmação, resistência e luta em tempos de institucionalismo forte, cientificismo e lógica sistêmica. [REVIEW]Leno Francisco Danner, Fernando Danner, Agemir Bavaresco & Julie Dorrico - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24.
    Criticamos, no artigo, duas exigências fundamentais postas pelo paradigma normativo da modernidade como condição da crítica, da reflexividade e da emancipação, a saber, a racionalização epistemológica dos sujeitos, das práticas e dos valores como critério da justificação e da validade, e o procedimentalismo imparcial, neutro, formal e impessoal como práxis da fundamentação ético-política. Argumentaremos que essas duas exigências teórico-práticas levam a dois graves problemas para uma teoria social crítica e para uma práxis política emancipatória relativamente à modernidade: primeiro, sujeitos epistemológico-políticos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  32
    Discussing Eric Weil’s concept of political representation.Pedro Dias - 2014 - Cultura:253-269.
    A discussão sobre representação é transversal ao estudo teórico da política. Aquilo que nos propomos neste ensaio é levar a cabo uma análise da concepção de representação política presente na filosofia de Eric Weil. Para tal, tomaremos em consideração as categorias enunciadas por Hanna Fenichel Pitkin, em relação às quais colocaremos em confronto o pensamento político weiliano respeitante à representação. Desta confrontação emergirá uma concepção da representação política enquanto domínio de passividade e uma concepção do governo enquanto domínio de acção. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  23
    Politización del malestar, movilización social y transformación ideológica: el caso “Chile 2011”.Alberto Mayol Miranda & Carla Azócar Rosenkranz - 2011 - Polis: Revista Latinoamericana 30.
    Entre 1990 y 2011 se constituyó una subjetividad que toleró un incremento significativo de malestar sin mayores expresiones políticas del mismo. Una sociedad despolitizada privatizó los problemas públicos y los asumió a nivel individual. En ese marco, el disenso de los ciudadanos con el orden político al cual debían responder, no sólo no tuvo nunca representación institucional, sino que más bien fue la institucionalidad su principal obstáculo. Las instituciones funcionaron como dique de contención del malestar y protegieron así a la (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark