Results for ' posição original'

969 found
Order:
  1.  1
    Posição Original, Consenso Sobreposto e Autonomia: Notas Sobre o Debate Entre Rawls e Habermas.Flavia Renata Quintanilha - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):205-219.
    Este artigo analisa a crítica de Jürgen Habermas a teoria da justiça de John Rawls. Para tanto, serão apresentados, primeiro, os conceitos básicos da teoria de Rawls e, num segundo momento, a crítica feita por Habermas relacionada a três questões fundamentais, a saber, posição original, consenso sobreposto e autonomia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Posição original: um recurso procedimental puro.Elnora Gondin & Osvaldino Gondin - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):168-181.
    O objetivo do presente artigo é mostrar que a posição original é um recurso heurístico, para que as questões de justiça sejam pensadas. A posição original é um procedimento que faz parte das condições de elegibilidade dos princípios de justiça. Esse artifício é definido como procedimentalismo puro; aquele cujos procedimentos justos garantem resultados justos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Posição original: um recurso procedimental puro.Elnora Gondin & Osvaldino Marra Rodrigues - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):42-54.
    O objetivo do presente artigo é mostrar que a posição original é um recurso heurístico para que as questões de justiça sejam pensadas. A posição original é um procedimento que faz parte das condições de elegibilidade dos princípios de justiça. Esse artifício é definido como procedimentalismo puro; aquele em que procedimentos justos garantem resultados justos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  89
    Posição original e equilíbrio reflexivo em John Rawls: o problema da justificação.Denis Coitinho Silveira - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):139-157.
    O objetivo deste artigo é estabelecer algumas considerações sobre o papel dos procedimentos de posição original e equilíbrio reflexivo na teoria da justiça como equidade de John Rawls, nas obras A Theory of Justice, Political Liberalism e Justice as Fairness: A Restatement. Eu pretendo mostrar que Rawls faz uso de um modelo coerentista-pragmático de justificação dos princípios de justiça em um âmbito público, que é não-fundacionalista em razão da interconexão entre estes procedimentos.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  27
    Identidade Pessoal e Posição Original Rawlsiana.Sofia Miguens - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (1):139 - 170.
    Objectivo do presente artigo é, antes de mais, verificar qual a concepção de Identidade Pessoal na Posição Original pressuposta por Rawls em Uma Teoria da Justiça e também em Liberalismo Político. Embora Rawls defenda que a concepção de Identidade Pessoal de que a teoria da justiça necessita é neutra e abstracta, a autora do artigo procura, concretamente à luz da análise de três dimensões da Identidade Pessoal (cognitiva, metafisica e narrativa) na filosofia da mente e da acção, decidir (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  35
    Para além da abstração da posição original: uma proposição a partir de Nozick e Sandel.Lara Bonemer Rocha Floriani & Marcia Carla Pereira Ribeiro - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):91-114.
    Resumo: O presente artigo tem como objetivo propor uma hipótese para superação das críticas feitas por Robert Nozick e Michael Sandel à teoria da justiça de John Rawls, no que concerne à necessidade de se considerar aspectos históricos e práticos, na formulação de princípios na posição original. Para tanto, é preciso analisar inicialmente as correntes filosóficas do liberalismo, do libertarianismo e do comunitarismo, a fim de fundar as bases necessárias ao desenvolvimento do estudo. Na sequência, será apresentada a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    Economia Política e as raízes da posição original em Rawls.Fabricio Pontin - 2013 - Dois Pontos 10 (1).
    O impacto e a relevância da teoria econômica para o desenvolvimento de A Theory of Justice são, frequentemente, deixados de lado na imensa literatura a respeito das obras de John Rawls. Ainda assim, entender os elementos de economia política na obra de Rawls é fundamental para a compreensão dos motivos pelos quais ele abandonará uma abordagem utilitarista para a filosofia política e, consequentemente, par a noss o entendiment o das principais questões que dão origem à noção de justiça como equidade. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  40
    Political Economy and the roots of Rawls’ original position.Fabrício Pontin - 2013 - Dois Pontos 10 (1).
    O impacto e a relevância da teoria econômica para o desenvolvimento de A Theory of Justice são, frequentemente, deixados de lado na imensa literatura a respeito das obras de John Rawls. Ainda assim, entender os elementos de economia política na obra de Rawls é fundamental para a compreensão dos motivos pelos quais ele abandonará uma abordagem utilitarista para a filosofia política e, consequentemente, par a noss o entendimento das principais questões que dão origem à noção de justiça como equidade. Este (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    O Construtivismo Kantiano.Keberson Bresolin & Diego Carlos Zanella - 2011 - Pensando: Revista de Filosofia 2 (3):149-174.
    O presente artigo visa analisar a proposta construtivista rawlsiana na qual se pode visualizar a influencia da teoria da escolha racional da filosofia prática kantiana. Rawls, apesar de declarar-se herdeiro de Kant, assume sua própria concepção construtivista, a saber, um construtivismo político, enquanto que o filósofo alemão, segundo ele, apresenta um construtivismo moral fundamentado no idealismo transcendental. A posição original, por sua vez, situa as partes de maneira equitativa considerando-as iguais e livres. Assim, a construção dos princípios da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  32
    A Conferência de Medellín: contexto político-eclesial e a posição sobre a Educação e a Juventude.Giseli do Prado Siqueira, Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Wellington Teodoro-Silva - 2018 - Horizonte 16 (50):648-676.
    A Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada na cidade de Medellín, entre os dias 24 de agosto e 06 de setembro de 1968, produziu um importante e significativo documento – As Conclusões de Medellín – que registraram as posições da Igreja da América Latina, que assumiu uma posição libertadora frente à opressão no continente. O objetivo do Papa Paulo VI, como diz o próprio título da proposta da Conferência, era ler a realidade latino-americana à luz do Concílio Vaticano (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  27
    The apolitical social contract: Contemporary democratic politics beyond depoliticized social contract.Danner Leno - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):101-123.
    ABSTRACT This article provides a criticism of the apolitical starting point of social contract theories through the analysis of Rawls's original position and Habermas's idea of complex society, arguing that such depoliticized starting point leads to the refusal of the centrality of social struggles between classes as the basis of streamlining social evolution and institutional constitution. In order to achieve political agreement, it erases and even eliminates the struggles between social classes, the status quo and the social-political differences between (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  38
    A abordagem contratualista de "a theory of justice" entre método E objetivos. Algumas observações a partir Das últimas críticas de Onora O'Neill.Emanuele Tredanaro - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):65-86.
    RESUMO O objetivo do presente trabalho é propor, mediante o papel que a relação entre método e objetivos desempenha em "A theory of justice", uma possível leitura da abordagem contratualista sui generis adotada por Rawls em sua obra-prima. De modo particular, aproveitaremos, como ponto de partida, duas críticas que Onora O'Neill apresenta em uma de suas últimas intervenções sobre o pensamento de Rawls. Tentaremos mostrar, então, como tais críticas padecem de certa inconsistência, na medida em que for enfatizada a complementaridade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  29
    John Rawls: Concepção de cooperação equitativa.Viturino Ribeiro da Silva - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):84-99.
    A cooperação equitativa é um conceito central da filosofia de John Rawls e possui uma estreita relação com as noções de racionalidade, razoabilidade e tolerância. Portanto, faz-se necessário ressaltar que tais temas são fundamentais para uma adequada compreensão da teoria rawlsiana de justiça. Rawls elege a justiça como virtude primária e princípio norteador na construção da sua teoria. Em virtude disso, a preocupação de Rawls é a resolução das desigualdades sociais que ocorrem nos sistemas políticos democráticos. A noção de justiça (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  67
    A crítica de Michael Sandel à concepção de pessoa em John Rawls.Viturino Ribeiro da Silva - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):21-33.
    Neste artigo pretendo apresentar a crítica de Michael Sandel à concepção de pessoa na filosofia política de John Rawls. Para tanto, é preciso descrever, em linhas gerais, a descrição rawlsiana das partes na posição original. Esta descrição, segundo Sandel, pressupõe uma concepção metafísica de pessoa na medida em que apresenta o “eu anterior a seus fins”, ou seja, um “eu distinto dos fins que possui”, mas que detém a posse de tais fins. Sandel argumenta que o “eu”, pensado (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  20
    “Saber”, “certeza” e “dúvida”: sobre ceticismo e fundacionalismo no Da certeza de Wittgenstein.Filicio Mulinari - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):235-252.
    Presente na maioria dos escritos de Wittgenstein, o problema do ceticismo pode ser observado, por exemplo, nas anotações sobre o solipsismo do Tractatus Logico-Philosophicus ou, ainda, na reivindicação da necessidade de seguir regras publicamente, como afirma o filósofo nas ideias presentes sobre a significação dos termos em sua obra Investigações Filosóficas. Contudo, sua investigação mais nítida sobre o ceticismo se encontra nos escritos que constituem o Da certeza. A análise da argumentação wittgensteiniana presente nesse escrito torna possível revelar a (...) original do filósofo a respeito do questionamento sobre os fundamentos do conhecimento e, consequentemente, da iminente possibilidade do ceticismo epistemológico. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo analisar as considerações do filósofo sobre o tema e salientar quais contribuições o mesmo deu para o debate dessa questão tradicional da filosofia. Após isso, pretende-se ainda indicar qual é a possível posição de Wittgenstein frente ao fundacionalismo, uma vez que a leitura da obra permite uma possível aproximação do filósofo com tal corrente epistemológica. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    Justiça como Equidade e o Imperativo Categórico kantiano.Thadeu Weber - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):122.
    O artigo tem por objetivo investigar a apropriação rawlsiana do imperativo categórico de Kant. Entra no mérito da distinção entre o procedimento do imperativo categórico e o procedimento da posição original, adotado pela “justiça como equidade”. Procura explicitar e avaliar a interpretação das formulações do imperativo categórico kantiano, elaborado por Rawls. Por fim, investiga o âmbito do imperativo categórico enquanto procedimento de construção de normas morais.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    Rainer Forst leitor de John Rawls.Matheus Garcia de Moura - 2022 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (1):e8.
    O artigo visa discutir o papel que a obra de John Rawls possui para o projeto teórico de Rainer Forst. Trata-se de acompanharas principaisleituras que Forst realiza sobre esse autor e discutir algumas consequências que podem ser delas depreendidas para seu modelo crítico. Assim, em primeiro lugar, discute-se a tentativa de Forst em aproximar os critérios de reciprocidade e universalidade, de seu princípio de justificação, à teoria de Rawls, ao mesmo tempo em que acusa Rawls de que sua configuração da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  19
    Ceticismo na filosofia de Blaise Pascal.Ricardo Vinícius Ibañez Mantovani - 2019 - Cadernos Espinosanos 40:165-193.
    O ceticismo desempenha um papel decisivo na filosofia pascaliana. De fato, amplamente influenciado por autores como Michel de Montaigne e Pierre Charron, Blaise Pascal acaba por contrariar a tendência geral do século do grande Racionalismo, levantando profundas objeções relativamente à pretensão – tipicamente cartesiana – de se conhecer a Verdade de maneira certa e segura. Como se pode depreender mesmo de uma rápida leitura de seus escritos, a obra pascaliana é toda perpassada por uma notável desconfiança de nossa suposta capacidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Antero e o federalismo peninsular.Gustavo de Fraga - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (2):227-245.
    O autor analisa a posição de Antero de Quental perante o movimento iberista do século XIX, destacando a origem peninsular deste e a sua tradição, com raízes no liberalismo. Aponta a influência nesse movimento de um proudhonismo ingénuo, e destaca o papel de José Félix Henriques Nogueira como transmissor de um ideal federativo com base na concepção de uma "pátria espanhola comum", em que a federação tende no limite paraa fusão.A propósito conclui que a formulação dada por Antero a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    Racionalidade e Credibilidade da Religiosidade Monoteísta.Reiner Wimmer - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):739 - 761.
    O ponto de partida do presente artigo consiste na afirmação de que as religiões originárias do Próximo Oriente - Judaísmo, Cristianismo, e Islamismo - contêm em si mesmas inconsistências práticas e teóricas. Mais ainda, o autor afirma que estas religiões estão em contradição umas com as outras no que diz respeito a aspectos teológicos essenciais, para além de que entre elas existe um passado de guerra e de conflito. Ora estas são precisamente as razões pelas quais o autor considera que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Hobbes ea medida da desigualdade entre os homens.José Oscar de Almeida Marques - 2009 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 14 (1):73-101.
    Resumo: No início do capítulo XIII do Leviatã, Hobbes apresentou o princípio da igualdade original de poder entre homens como um princípio básico de seu sistema político, do qual todas as teses subseqüentes deveriam ser estritamente deduzidas como teoremas. Surpreendentemente, porém, quando Hobbes mais tarde chega à dedução da 9ª Lei de Natureza, ele parece estar tentando demonstrar o próprio princípio da igualdade a partir do qual todas as leis da natureza, inclusive a 9ª, devem ter sido supostamente derivadas. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  31
    “Ite, eunte omnes docete”, ou seja, “Ide, ensinai a todos os povos”: paradigma da concepção de educação para todos – atitude democrática que diferencia a Paidéia Grega da Paidéia Cristã.Valdirene Pereira Costa - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):37-57.
    O artigo busca delinear a posição da Paidéia Grega na história da Educação e evidenciar a diferença existente entre a Paidéia Grega e a Paidéia Cristã. Mostra-se que a educação é o esforço consciente do conhecimento; que esta não é uma propriedade individual, mas pertence à comunidade que imprime seu caráter em cada um de seus membros; que toda educação, portanto, é resultado da consciência viva que rege uma comunidade humana, quer se trate: de uma família, de uma classe, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    Fenomenologia do Espírito como modelo filosófico. Uma apresentação de Como Nasce o Novo.Marcos Nobre - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (1):54-95.
    ResumoO artigo apresenta alguns dos elementos centrais do livro Como nasce o novo. Experiência e diagnóstico de tempo na Fenomenologia do espírito de Hegel, publicado em 2018 e composto de três partes, precedidas de uma breve introdução. No miolo do livro se encontra a tradução para o português do texto da Introdução à Fenomenologia do espírito, tendo ao lado o texto original em alemão. A terceira e última parte do livro, a mais extensa, analisa e comenta a Introdução. Essas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  21
    Anísio Teixeira e Richard Morse.José Geraldo Pedrosa & Maria Isabel Rios de Carvalho Viana - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):405-444.
    Resumo: O tema do artigo é referente à presença de iberismo e anglo-americanismo no Brasil e às expressões dessas heteronomias como obstáculos a uma identidade brasileira. A abordagem se alimenta das polêmicas desencadeadas por Richard Morse e sua tese sobre a Ibéria perdida, o Brasil à deriva e sua universidade descompromissada. A tese de Morse afirma a vitalidade da tradição ibérica original e sua capacidade de inspirar futuros para o Brasil, em inversão à referência anglo-americana, inconsistente e sem futuro. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  82
    Of empty thoughts and blind intuitions Kant's answer to McDowell.Günter Zöller - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (1):65-96.
    This paper examines the relation between intuition and concept in Kant in light of John McDowell's neo-Kantian position that intuitions are concept-laden.2 The focus is on Kant's twofold pronouncement that thoughts without content are empty and that intuitions without concepts are blind. I show that intuitions as singular representations are not instances of passive data intake but the result of synthetic unification of the given manifold of the senses by the power of the imagination under the guidance of the understanding. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  26.  54
    O direito E a ética em Bentham E Kant: Uma comparação.Maria Cristina Longo Cardoso Dias - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (1):147-166.
    Este trabalho tem como objetivo formular comparação entre as concepções de ética e direito dos autores Bentham e Kant. A posição assumida neste artigo ressalta que tanto para Kant quanto para Bentham o direito se baseia nos mesmos princípios que fundamentam a ética. No caso de Kant, é o imperativo categórico que fundamenta a ética e o direito e, no caso de Bentham, é o princípio de utilidade. Embora ambos os autores possuam apenas um princípio para fundamentar a ética (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  62
    A influência da 3ªhipótese do Parmênides de Platão na filosofia de Plotino e J'mblico.Gabriela Bal - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:113-125.
    Este artigo discute a influência da segunda parte do Parmênides de Platão, e mais especificamente a sua 3ª hipótese, na obra de Plotino e Jâmblico. Ou seja, a inter- elação entre a apropriação do conceito central da 3ª hipótese, o instante (exaiphnes), (1) em Plotino através da apropriação original do conceito de presença (parousia) e (2) em Jâmblico quando da modificação da estrutura das hipóteses parmenidianas, ao introduzir antes da primeira hipótese, o Inefável, e deslocar a alma para a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    O Caráter Antissubversivo e Os Elementos Sócio-Políticos Na Imputação Jacobiana de Niilismo.Luciano Carlos Utteich - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):36-64.
    A carta-resposta de Jacobi a Fichte (1799) pareceu selar o destino da Filosofia transcendental ao considerar o esforço sistemático da razão pura como conduzindo ao nada, ao vazio. No entanto, essa caracterização negativa da razão pura fora gestada por Jacobi em obras ainda anteriores. No presente texto examinamos dois desses opúsculos prévios à Carta a Fichte, o Algo que disse Lessing. Um comentário à “Viagem dos Papas” (1782) e a Carta a Laharpe (1790). No resgate de sua argumentação, inicialmente favorável (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  24
    George Frost Kennan e a arquitetura da política externa dos EUA na gênese da Guerra Fria.Sidnei J. Munhoz - 2018 - Dialogos 22 (1):26.
    Este artigo analisa a importância do papel desempenhado pelo diplomata George Frost Kennan na elaboração da política externa dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Ao final da Segunda Guerra Mundial, no contexto marcado pelas apreensões relativas às rivalidades globais entre os EUA e a URSS, Kennan recomendou uma estratégia com a intenção de conter as potenciais tendências expansionistas da União Soviética. Em sua consideração, a principal ameaça posta pela União Soviética não era militar, mas sua capacidade de influência ideológica, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. The Routes of Significance: Reflections on Peirce's Theory of Interpretants: Os Caminhos do Significado: Reflexões sobre a Teoria dos Interpretantes de Peirce.Vincent Colapietro - 2004 - Cognitio 5 (1).
    : The essay explores how C. S. Peirce, especially in his mature thought, addressed the question of meaning. It underscores how he not only took meaning to be at bottom a function of our habits but also how he conceived these habits themselves to be functions of the histories in which they originate and operate. Hence, what I propose here is this: One of the most fruitful ways to interpret Peirce's own contribution to this question is to see his efforts (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  17
    A filosofia criacionista de Álvaro Ribeiro.António Braz Teixeira - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (2):263 - 296.
    Dividido em cinco partes, o presente artigo procura esboçar uma interpretação sistemática do pensamento filosófico criacionista do portuense Álvaro Ribeiro (1905-1981), um dos discípulos de Leonardo Coimbra que maior influência vem exercendo na filosofia portuguesa da segunda metade do século. Após apresentar os traços essenciais da vida e da obra do pensador, o artigo detém-se na exposição do modo como Álvaro Ribeiro concebia a Filosofia, como arte da palavra ou arte de filosofar, e como entendia as diversas disciplinas filosóficas. Passando, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  52
    A Esfera Pública 50 Anos Depois: Esfera Pública e Meios de Comunicação em Jürgen Habermas em Homenagem aos 50 Anos de Mudança Estrutural da Esfera Pública. [REVIEW]Jorge Adriano Lubenow - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (3):189-220.
    O texto trata da relação entre esfera pública e meios de comunicação de massa, no corpus bibliográfico de Jürgen Habermas, nestes 50 anos que nos separam de Strukturwandel der Öffentlichkeit (1962). O objetivo do texto é mostrar que, diferente de alguns estudos críticos, não se trata de uma lacuna investigativa – ausência, abandono ou não exploração do tema –, mas de uma abordagem secundária, implícita; que a abordagem secundária do tema está relacionada com a posição pessimista original de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  54
    The Efficient and Final Cause of Spiritual Power. The vision of D. Frei Álvaro Pais. [REVIEW]José Antônio de C. R. De Souza - 2008 - Cultura:77-111.
    Neste estudo, com base nos principais escritos políticos de D. Frei Álvaro Pais O. Min. (c. 1270-c. 1350) analisamos sua concepção a respeito da origem ou causa eficiente do poder espiritual e, igualmente, seu pensamento no tocante à finalidade ou causa final do referido poder. Quanto ao primeiro tópico, o Bispo de Silves quer principalmente refutar algumas das teses de Marsílio de Pádua contidas na 2.ª Parte do seu Defensor da Paz, completamente opostas à teologia do sacerdócio católico e seus (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  39
    Fundamentalismo ateu contra fundamentalismo religioso (Atheist Fundamentalism against Religious Fundamentalism) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p9. [REVIEW]Scott Randall Paine - 2010 - Horizonte 8 (18):9-26.
    Resumo O fundamentalismo é um fenômeno relativamente recente, pelo menos como posição articulada e autoconsciente. O presente artigo apresenta, de início, uma reflexão sobre o surgimento do termo fundamentalismo, em breve resgate histórico. A seguir, identifica e analisa as características principais dessa atitude, tanto na sua configuração psicológica (subjetivismo fechado), como na sua teoria epistemológica implícita (fideísmo radical, fé ou submissão a uma autoridade religiosa como fonte exclusiva ou predominante de certeza epistemológica), na sua hermenêutica (liberalismo na interpretação de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  28
    Entre o Pensamento, a Religião e a Contemporaneidade: as hipérboles do ser e a comunicação equívoca do sagrado (Between Thought, Religion and Contemporary: hyperbole of being and miscommunication of the sacred) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p879. [REVIEW]José Carlos Aguiar de Souza - 2012 - Horizonte 10 (27):879-895.
    Between Thought, Religion, and Contemporaneity: the hyperboles of being and the equivocal communication of the sacred (Entre o Pensamento, a Religião e a Contemporaneidade: as hipérboles do ser e a comunicação equívoca do sagrado).The contemporary philosophical thought regards itself as postmetaphysical, post-religious, postmodern, and post-philosophical. It advocates for metaphysics without metaphysics, ethics without ethics, and religion without religion. This paper aims at exploring the possibilities of thinking through the place and role of God, religion, and mystique in the philosophical discourse (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  41
    Laicidade, Estado e Religião: o novo paradigma (Secularity, State and Religion: the new paradigm) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p41. [REVIEW]João A. Mac Dowell - 2010 - Horizonte 8 (19):41-52.
    As relações Estado-Religião têm sido regidas na modernidade pelo princípio da laicidade do Estado. Esta laicidade assumiu, muitas vezes, o caráter de negação dos valores transcendentes, sob a capa de neutralidade do Estado. Tal posição se explica pela origem do Estado laico como reação à influência dominante das Igrejas cristãs sobre toda a vida social, no período anterior à Revolução Francesa. Ora, esta contraposição entre as esferas religiosa e política perdeu qualquer sentido no mundo atual, pelo menos, no Ocidente. (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Phenomene, scheme, figure. L'origine de l'ontologie figurale de Heidegger.de L'ontologie Figurale L'origine - 2006 - Les Etudes Philosophiques: Revue 1:29.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. The Satanic Origin and Character of Spiritualism, by H.A.H.A. H. H. & Satanic Origin - 1876
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. The Original Sin of Cognitive Science.Stephen C. Levinson - 2012 - Topics in Cognitive Science 4 (3):396-403.
    Classical cognitive science was launched on the premise that the architecture of human cognition is uniform and universal across the species. This premise is biologically impossible and is being actively undermined by, for example, imaging genomics. Anthropology (including archaeology, biological anthropology, linguistics, and cultural anthropology) is, in contrast, largely concerned with the diversification of human culture, language, and biology across time and space—it belongs fundamentally to the evolutionary sciences. The new cognitive sciences that will emerge from the interactions with the (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   25 citations  
  40.  32
    The Arabic original of (ps.) Māshā'allāh's Liber de orbe: its date and authorship.Taro Mimura - 2015 - British Journal for the History of Science 48 (2):321-352.
    Liber de orbe, attributed to Māshā'allāh (d.c.815), a court astrologer of the Abbasid dynasty, was one of the earliest Latin sources of Aristotelian physics. Until recently, its Arabic original could not be identified among Arabic works. Through extensive examination of Arabic manuscripts on exact sciences, I found two manuscripts containing the Arabic text of this Latin work, although neither of them is ascribed to Māshā'allāh: Berlin, Staatsbibliothek zu Berlin, Ms. or. oct. 273, and Philadelphia, Pennsylvania University Library, MS LJS (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Original-Acquisition Justifications of Private Property.A. John Simmons - 1994 - Social Philosophy and Policy 11 (2):63-84.
    My aim in this essay is to explore the nature and force of “original-acquisition” justifications of private property. By “original-acquisition” justifications, I mean those arguments which purport to establish or importantly contribute to the moral defense of private property by: offering a moral/historical account of how legitimate private property rights for persons first arose ; offering a hypothetical or conjectural account of how justified private property could arise from a propertyless condition; or simply defending an account of how (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  42.  98
    Husserl’s Original Project for a Normative Phenomenology of Emotions and Values.Panos Theodorou - 2012 - In Values: Readings and Sources on a Key Concept of the Globalized World.
    Phenomenologists are yet another group of philosophers who have also dealt with the problem of values and valuation. What do they have to say about it? Heidegger, to be sure, emphatically warned that we’d better stop approaching serious philosophical problems in terms of valuing and values. It is actually the result of all the efforts to the contrary, he claimed, that has brought nihilism into history and has continued to enhance it along with the accompanying despair. Values and nihilism are (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  42
    Is Masao Abe an Original Thinker?Steven Heine - 2008 - Buddhist-Christian Studies 28:131-134.
    In lieu of an abstract, here is a brief excerpt of the content:Is Masao Abe an Original Thinker?Steven HeineDuring the course of a remarkable career spanning six decades in various institutions in Japan and the West, beginning with his training under Hisamatsu Shin’ichi at Kyoto University, Masao Abe became known for several important accomplishments in disseminating Buddhist thought in comparative perspectives and global contexts. In addition to his considerable contributions to the teaching and mentoring of several dozen Western scholars (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  70
    The Original Sceptics: A Controversy.Myles Burnyeat & Michael Frede - 1997 - Hackett.
    These five essays began a debate about the nature and scope of ancient scepticism which has transformed our understanding of what scepticism originally was. Together they provide a vigorous and highly stimulating introduction to the thought of the original sceptics, and shed new light on its relation to sceptical arguments in modern philosophy.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   44 citations  
  45. The Original Notion of Cause.Michael Frede - 1987 - In Essays in ancient philosophy. New York: Oxford University Press. pp. 125-150.
  46. Ontv angen boeken (livres re<: Us-eingesandte schriffen-books received). [REVIEW]Lewis Ayres & Christian Origins - 1998 - Bijdragen, Tijdschrift Voor Filosofie En Theologie 59 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Original Tao: Inward Training (Nei-yeh) and the Foundations of Taoist Mysticism.Harold David Roth (ed.) - 1999 - Columbia University Press.
    Revolutionizing received opinion of Taoism's origins in light of historic new discoveries, Harold D. Roth has uncovered China's oldest mystical text--the original expression of Taoist philosophy--and presents it here with a complete translation and commentary. Over the past twenty-five years, documents recovered from the tombs of China's ancient elite have sparked a revolution in scholarship about early Chinese thought, in particular the origins of Taoist philosophy and religion. In _Original Tao,_ Harold D. Roth exhumes the seminal text of Taoism--_Inward (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   24 citations  
  48. The Idea of an Original Contract in Kant’s Theory of the Social Contract. 박경남 - 2024 - CHUL HAK SA SANG - Journal of Philosophical Ideas 93 (93):41-83.
    전통적 사회 계약 사상은 국가의 정치적 정당성이 국가 구성원의 자발적인 동의나 약속에 기반해 있는 것으로 이해한다. 칸트(Immanuel Kant)는 국가의 법적 권위가 시민들의 자발적인 합의에 기반해 있다는 사회 계약 사상의 핵심아이디어를 받아들이는 한편, 국가를 성립시키는 사회 계약을 이성의 이념으로 특징지음으로써 이전의 사회 계약 이론들과 결정적으로 다른 관점을 제시한다. 칸트에 따르면, 공법 체제를 통해 운영되는 국가를 성립시키는 근원적 사회 계약은 어떠한 구체적인 역사적 사실로서 확인될 수 없다. 그러나 칸트는 그러한 근원적 사회 계약이 여타 다른 모든 공적 법칙들에 합법성을 부여하는 이성의 이념으로서, 국가법의 (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Original position.Samuel Freeman - 2012 - In Ed Zalta (ed.), Stanford Encyclopedia of Philosophy. Stanford, CA: Stanford Encyclopedia of Philosophy.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  50. The Import of the Original Bradley’s Regress.Katarina Perovic - 2014 - Axiomathes 24 (3):375-394.
    Much of the recent metaphysical literature on the problem of the relational unity of complexes leaves the impression that Bradley (or some Bradleyan argument) has uncovered a serious problem to be addressed. The problem is thought to be particularly challenging for trope theorists and realists about universals. In truth, there has been little clarity about the nature and import of the original Bradley’s regress arguments. In this paper, I offer a careful analysis and reconstruction of the arguments in Bradley’s (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
1 — 50 / 969