5 found
Order:
  1. A soberania do econômico nas reflexões de Hannah Arendt E Zygmunt Bauman.Cícero Silva Oliveira - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (1):11-39.
    Based on the reflections of Hannah Arendt and Zygmunt Bauman, this paper argues that the social system is confined to a consumer economy order, which incorporates the public sphere, giving rise to a political agenda and to an economic cooperation as a support to the enlargement of consumerism. Thus, despite the diversity of phenomena involved in a consumption order - a key issue as identification of our time - we stress that the true causes of the problem are rooted in (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Ensino de filosofia, formação e interdisciplinaridade.Cícero Oliveira - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):193-203.
    O texto apresenta e discute o tema da interdisciplinaridade com foco especial sobre as ciências humanas a partir de dois movimentos articulados. Na primeira parte dedicamo-nos à elaboração do problema da fragmentação cultural por alusão à “ambiência moderna” como modo historicamente determinado de relação com a cultura e o saber, particularmente motivado pelo que Thomas Kuhn chama de “ciência normal”. Na segunda parte, e à luz de tais considerações históricas e epistemológicas da subjetivação moderna, importa apontar os desafios implicados no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    Estado pastoral e governo político dos homens.Cicero Josinaldo Silva Oliveira - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):75-87.
    Servindo-nos do referencial foucaultiano examinamos aqui o pressuposto básico do ordenamento político moderno e contemporâneo, a saber, a concepção decisiva de que os homens são governáveis. No percurso genealógico aberto por Michel Foucault examinamos a reelaboração política do que fora originalmente o poder espiritual judaico-cristão de governo das almas. Para Foucault, o moderno governo político dos homens está situado no cruzamento de dois conjuntos de poderes prefigurados no cristianismo primitivo: a) a arte pastoral de conduzir condutas deslocada da destinação escatológica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    Propriedade e apropriação em Hannah Arendt.Cícero Oliveira - 2021 - Perspectivas 6 (2):132-147.
    O pensamento político de Hannah Arendt é marcado por uma rigorosa distinção entre as esferas privada e pública das relações. Não obstante, Arendt sustenta uma feição não privativa da vida privada especialmente ligada ao sentido político da propriedade. Em seu diagnóstico crítico acerca da modernidade, presente em A condição humana, ela sustenta que a dissolução desse vínculo fundamental, a compreensão moderna da política como uma sociedade de proprietários (liberalismo) e a conversão da riqueza em preocupação coletiva compõem o quadro de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    Vida a crédito e consumismo: a procrastinação de cabeça para baixo.Cícero Josinaldo da Silva Oliveira - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):145-163.
    Apesar das notáveis mudanças operadas sobre o mundo do trabalho, a mais radical das transformações já registradas no capitalismo passa antes de tudo pela ênfase inusitada sobre a capacidade que os rendimentos desta atividade asseguram: a capacidade de consumo. Seguindo as reflexões de Richard Sennett e Zygmund Bauman, registramos nos termos de uma “revolução copernicana do capitalismo” a virada extraordinária que, no interior deste sistema econômico moderno, substitui o imperativo da satisfação adiada e as realizações a longo prazo, pelo princípio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark