Results for 'Duração'

85 found
Order:
  1.  20
    Conatus E duração na ética de espinosa.Dani Barki Minkovicius - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:245-262.
    O artigo visa desenvolver a noção de duração na _Ética_ de Espinosa, mostrando que seu entendimento passa pela discussão de uma outra noção, central na filosofia de Espinosa, qual seja, a noção de conatus. A partir, então, da análise aqui pretendida – análise essa que passará por um estudo sobre a existência, a essência, a substância e o modo, além da noção de definição – será possível uma compreensão positiva da indefinição, e um esclarecimento, enfim, do que Espinosa entende (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  31
    A duração em Henri Bergson.Luka Carvalho Gusmão & Luciana Pacheco Marques - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):861-884.
    Tendo como contexto as mudanças paradigmáticas da Atualidade, o objetivo deste artigo é refletir sobre os fundamentos filosóficos de uma educação com as diferenças a partir do conceito de duração desenvolvido por Henri Bergson. A teoria bergsoniana da duração instaura uma visão radical das diferenças humanas, baseada nos seguintes aspectos: a dimensão viva e pulsante das temporalidades dos diversos sujeitos; a irredutibilidade das diferentes temporalidades humanas a signos matemáticos; a totalização da temporalidade no âmbito da memória; e, enfim, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  36
    Monismo da duração e ontologização do passado: sobre a leitura deleuzeana de Bergson.Fernando Monegalha - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):193-216.
    Resumo: Trata-se de avaliar a justiça da leitura deleuzeana de Bergson, partindo de duas problemáticas principais: o monismo da duração, que Deleuze enxerga e defende em Bergson, e a ontologização do passado, a qual ele promove em sua apreciação da filosofia bergsoniana. Como procuraremos mostrar, se o primeiro ponto parece particularmente equivocado, o segundo ponto parece encontrar guarida em alguns trechos da obra de Bergson.: In this article we evaluate Deleuze's reading of Bergson, discussing two main problems: the monism (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  52
    A coexistência entre passado E presente na duração de Henri Bergson.Me Adriana Gurgel - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):74-84.
    Este artigo pretende, através de uma breve apresentação da teoria da memória de Henri Bergson (1859-1941), compreender como o conceito de duração possibilita a coexistência entre passado e futuro na obra deste autor. Para isto, será necessário entender em que consiste o tempo para o filósofo francês, assim como a relação do tempo com a memória e com o corpo. A partir da obra Matéria e memória, escrita e publicada na virada do século XIX para o século XX (1896) (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  25
    Instante ou duração? Problematizando e dissolvendo o paradoxo do tempo a partir da querela entre Bachelard e Bergson.Regina Schöpke - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36055.
    Se, para Gaston Bachelard, a realidade do tempo se reduz ao instante presente, circundado por dois nadas, para Henri Bergson, que se encontra em uma posição diametralmente oposta à de Bachelard, o tempo é um contínuo, uma duração ininterrupta. Mais do que isso, para Bergson, a única dimensão real do tempo é o passado, que se prolonga no presente e abre as portas para o futuro, ou seja, para o novo, para a novidade. Pois bem, tomando por base a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  58
    Purificação da experiência e conhecimento absoluto do real: a metafísica como intuição da duração.Débora Cristina Morato Pinto - 2008 - Discurso 38:145-196.
    Pretendemos aqui mostrar que o vínculo indissociável entre crítica da inteligência e intuição da duração acarreta a nova definição da metafísica: “experiência integral”, segundo Bergson. A relação entre o trabalho de desqualificação de ilusões racionais e a redescoberta do ser como duração expõe, desse modo, como a consciência pode voltar a seus próprios dados e neles encontrar uma experiência real e inegável, a da presença do ser e de nosso pertencimento ao ser. A filosofia bergsoniana procura, nesse âmbito, (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O Tempo E Outros Tipos De Duração Na Cosmologia De Platão.Thomas Robinson - 2007 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 18:56-66.
    Este artigo descreve em primeiro lugar os quatro tipos de duração que parecem ser sustentados por Platão: eternidade, sempiternidade, perpetuidade e tempo. Uma descrição é oferecida do tipo surpreendente de entropia que caracteriza o cosmos no Mito do Político, onde o universo começa a partir de um impulso inicial, eventualmente retorna àquele ponto e então começa o processo novamente, em perpetuidade. Essa perspectiva é então apresentada como sendo irresistivelmente consoante com a teoria cosmológica contemporânea.This article first describes the four (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    De Um Bergsonismo Sem Duração, Sem Memória, Sem Élan.Adriano Henrique de Souza Ferraz - 2024 - Dissertatio 58:198-217.
    Na defesa que Maurice Blanchot faz da consistência ontológica da experiência poéticoliterária, surge uma relação filosófica ambígua com bergsonismo. Compreender como o pensamento deHenri Bergson incide em sua teoria é imprescindível para podermos estabelecer a importância deMallarmé na constituição de uma teoria do espeço literário e encontrarmos o devido lugar do devir e daduração nesta teoria da literatura. Em Blanchot podemos verificar algumas linhas de ruptura econtinuidade com o bergsonismo, procedendo sobretudo uma reversão do fluxo temporal no espaçodiferencial da escrita (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    A intuição bergsoniana da duração: o tempo da ciência é espaço.Magda Costa Carvalho - 2012 - Kairos 4:87-104.
    info:eu-repo/semantics/publishedVersion.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. As coleções como duração: o colecionador coleciona o quê?Andréia Machado Oliveira, Christiane Siegmann & Débora Coelho - 2005 - Episteme 20.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    A poesia na Estética da Duração: uma leitura de Henri Bergson.Vinícius Oliveira Prado - 2020 - Revista Guairacá de Filosofia 36 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Entre a Filosofia e a Literatura: O Tempo Como Realidade Interior Em Bergson e Proust.Maria Ester Martins Silva - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):338-354.
    Esse trabalho tem como objetivo discutir especificamente o tempo como duração interior em Henri Bergson, tese fundamental de sua obra Ensaio sobre os dados imediatos da consciência, tendo como horizonte a noção de tempo psicológico, a qual difere totalmente do tempo externo, ou seja, do tempo espacializado. Exploraremos também a literatura de Marcel Proust, com sua obra Em busca do tempo perdido. Proust também pensa o tempo, em seu romance, a partir da realidade interior do personagem principal. No entanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  42
    Espaço, Extensão e Número; Suas Relações e seu Significado na Filosofia Bergsoniana.Debora M. Pinto - 1998 - Discurso 29:133-174.
    Este Artigo pretende acompanhar a análise bergsoniana da multiplicidade numérica e do tempo homogêneo, conceituação do tempo operada principalmente pela ciência; o objetivo desta análise é esclarecer o papel do espaço na formação do número e na apreensão conceitual da duração, explicitando o procedimento geral da inteligência humana.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    Bergson e a Intuição Como Método Na Filosofia.Eduardo Soares Ribeiro - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):94-108.
    Neste artigo abordaremos o tema da intuição e o método intuitivo no pensamento de Henri Bergson, tendo por objetivo mostrar a partir de quais problemas tal método pôde surgir e quais dificuldades ele tenta solucionar em seu desenvolvimento no decorrer de determinados textos do filósofo francês. Para alcançar o problema da intuição em Bergson, teremos que tratar brevemente de temas fundamentais de sua filosofia, a saber, a duração e o tempo; a intuição interior e seu contato com o Eu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  3
    Presença, Virtualidade e Emoção: Perspectivas Temporais Em Torno Do Bergsonismo.Pablo Enrique Abraham Zunino - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (5):14-30.
    Este artigo examina a relação entre subjetividade e vontade à luz de alguns resultados parciais obtidos em nossa pesquisa sobre a filosofia de Henri Bergson, cujo carro-chefe é a noção de “duração”. Pensar a subjetividade a partir da duração significa admitir que a transição ininterrupta que vai do passado para o futuro passando pelo presente é a temporalidade atuando no nível mais simples de nossa relação com o mundo. Destacamos a subjetividade a partir da duração porque já (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  24
    Quaestio de Infinito. El problema de la temporalidad en la carta 12 a Meyer.Guillermo Sibilia - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:15-44.
    Na carta 12 de sua correspondência, Spinoza expõe sua con-cepção do infinito atual. Nesse contexto, ele desenvolve certos aspectos de sua ontologia de imanência, assim como o significado que para ele possuem os conceitos de eternidade, duração e tempo. Este texto tor-na-se então central para qualquer estudioso da questão da temporalidade em Spinoza. Nosso autor distancia-se da perspectiva cartesiana que, na mesma questão, expôs —não sem críticas— nos Princípios da Filosofia Cartesiana e nos Pensamentos Metafísicos, ambos publicados em 1663. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  27
    Inteligência, intuição e ação em Henri Bergson.Caroline da Silva Lourenzone & Maria Ester Martins Silva - 2023 - Cognitio 24 (1):e61877.
    Nosso objetivo é discutir sobre o papel da ação na constituição da inteligência e suas implicações para a ação estética na filosofia de Henri Bergson. Sendo, para esse filósofo, o conhecimento humano moldado, em larga medida, pela inteligência – faculdade intimamente relacionada a uma compreensão determinista – como poder- se-ia compreender a atividade criadora, em particular a criação artística, a qual está intimamente relacionada com a noção de imprevisibilidade? O artista, como um pintor, por exemplo, por mais que planeje, não (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Em Torno da Interpretação Deleuzeana do Conceito de Multiplicidade em Bergson.Zamara Araújo dos Santos - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 8 (8/9):66-75.
    O presente trabalho visa apresentar a interpretação deleuzeana do conceito de multiplicidade em Bergson, considerando que ao separar-se do dualismo que distingue o Uno e o Múltiplo, Bergson concebe a multiplicidade como diferença de qualidade e diferença de quantidade, e a partir disso, pensará a divisão que se opera entre duração e espaço.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Psychology, metaphysics and literature: the description of deep feelings in Bergson.Paulo César Rodrigues - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):81-100.
    O objetivo deste artigo é o de explorar as relações entre psicologia, metafísica e literatura, a partir do exame do Ensaio sobre os dados imediatos da consciência; mais exatamente, a partir da compreensão dos "sentimentos profundos", que representa, no Ensaio, o momento privilegiado para apreender a estrutura temporal da consciência. Porém, o presente estudo não abordará unicamente o texto de Bergson, suas descrições dos sentimentos profundos (como as emoções estéticas e morais), o que muito provavelmente seria repetitivo. O uso de (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. O bergsonismo de Gilles Deleuze.Sandro Kobol Fornazari - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):31-50.
    Este texto é uma apresentação da interpretação feita por Gilles Deleuze da filosofia de Henri Bergson. Procura-se enfocar os temas que viriam a ser retomados pela filosofia deleuziana, sendo desenvolvidos em Diferença e repetição e a partir dessa obra. Dentre os mais relevantes, encontrase o tema da ontologia afirmativa, que envolve a passagem do virtual para o atual através do processo de diferenciação do ser. O ser não deixa de ter existência ao atualizar-se, mas ele diferencia a si mesmo nesse (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  21.  4
    Do texto dissertativo-argumentativo à autoavaliação: o processo ensino e aprendizagem e a construção da argumentação e da cidadania.Ana Cecilia Teixeira Gonçalvez, Jeize de Fátima Batista & Laura Schmitt Pereira - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 18 (32):120-131.
    Este artigo apresenta uma prática pedagógica realizada no Estágio Curricular Supervisionado II do Curso de Letras - Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo. O estágio foi desenvolvido em uma turma de segundo ano de uma escola pública de Ensino Médio, com duração de 16 horas. O plano de aula trabalhou o texto dissertativo-argumentativo através da temática “Regulamentação das Redes Sociais” baseado no método de Sequência Didática (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004). Essa ferramenta didática (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  20
    Experiências Perturbadoras.Ana Paula Patrocínio Holzmeister - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação:55-65.
    Esse ensaio tem por finalidade discutir a abertura instaurada no debate educacional a partir da introdução do conceito de Duração produzido por Bergson, aproximando-o aos estudos deleuzianos sobre pensamento e aprendizagem. Partindo destes conceitos, procuro captar outros modos de atualização de processos educativos engendrados nos cotidianos escolares. Assim, tomando a prática docente como trabalho com matéria em movimento e não mais como ensino-transmissão de conhecimento, busco, de modo provisório, analisar as práticas de aprendizagem inventivas (Kastrup, 1999/2009) instauradas em meio (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  19
    Humanizando sentidos entre a psicologia e a enfermagem: relato de intervenção em uma U.T.I neonatal.Sara Helen Kolachi, Ana Paula Sesti Becker & Maria Aparecida Crepaldi - 2020 - Aletheia 53 (2).
    O relato de experiência teve como objetivo desenvolver práticas de humanização que promovam a saúde na equipe de Enfermagem de uma UTI Neonatal em um hospital catarinense. Participaram da atividade, sete profissionais; destes, três eram enfermeiros(as) e quatro eram técnicas de Enfermagem. Realizaram-se encontros semanais com duração de uma hora, cujo método estruturou-se em três módulos denominados: Módulo 1: Autocuidado; Módulo 2: Trabalho em Equipe e Módulo 3: Processos reflexivos. Para o alcance dos objetivos estabeleceram-se técnicas de dinâmicas de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. The search for the experience at its source: matter, movement and perception in Bergson.Silene Torres Marques - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):61-80.
    Nosso objetivo é destacar algumas questões concernentes ao problema da matéria e do movimento na filosofia de Bergson. Questões presentes em seu segundo livro, Matéria e memória, as quais indicam uma nova orientação de sua filosofia: a passagem da psicologia à metafísica; mais precisamente, a introdução do tema do movimento e da duração "fora de nós". O primeiro capítulo do livro, ao caracterizar o universo material como um conjunto de imagens, desempenha um papel fundamental nessa passagem, a qual efetivamente (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  3
    Bergson e a Evolução da Vida.Ana Beatriz Antunes Gomes - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):254-272.
    Bergson sustenta que a ordem vital é essencialmente um processo inesgotável de criação. A vida é um aspecto expressivo do tempo que, por sua vez, é autônomo e independente do espaço e do sujeito, bem como irredutível às funções quantitativas de medida. Trata-se da natureza qualitativa e virtual de toda diferença que devém natureza viva por uma atualização irresistível. Contudo, não é menos verdade que a vida se apresenta comumente menos em sua essência movente do que por meio de seus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    Os desafios para pedagogias antirracistas numa perspectiva geo-biopolítica.Lourdes de Fátima Bezerra Carril - 2023 - Odeere 8 (3):9-28.
    Este trabalho pretende analisar a implementação do Art. 26-A (Lei 9394/96), na escola pública brasileira, buscando contribuir com os debates sobre os desafios que impedem a presença ou não da cultura africana, afro-brasileira e indígena, nos currículos escolares. Analisamos que os pensamentos se transformam em práticas de governamentalidade, para a qual a geopolítica associa-se ao biopoder, catalisando estratégias de controle social. Nesta questão, valemo-nos do conceito da colonialidade do poder para discutir as identidades demandadas e articuladas, e de como o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  20
    ROBERT D' ARBRISSEL: uma experiência curiosa de relacionamento entre homens e mulheres na Igreja cristã medieval.Marcos Roberto Nunes Costa - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):535-548.
    Dentre os movimentos religiosos do século XI, destaca-se o de Roberto d' Arbrissel, fundador da Ordem de Fontevraud, na qual conviviam homens e mulheres, cabendo a estas a direção. O projeto não teve longa duração em uma igreja de celibatários misóginos, e Roberto, apesar de suas virtudes, não foi canonizado.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  16
    Roupnel e Bachelard: devaneios e espacialidades geopoéticas.Gabriel Kafure Da Rocha - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (2).
    A presente investigação pretende defender a ideia, como homenagem após os 60 anos da morte de Gaston Roupnel, de que há uma influência que vai além da noção de Instante como descontinuidade sobre Bachelard. Por essa via, a virada da filosofia bachelardiana para a crítica literária e poética perpassa uma cosmovisão influênciada por Roupnel em Siloë. Ao ter acesso direto a esse texto percebe-se que ali se dá um recomeço, uma nova ontogênese da vida para a ideia de devaneios espaciais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  2
    Embates presentes nas cartas trocadas entre Jerônimo (347-420 d. C.) e Agostinho (354-430 d. C.).Juliana Calabresei Voss Duarte & Terezinha Oliveira - 2023 - Horizonte 20 (63):e206312.
    Esse artigo tem por objetivo analisar um conjunto de onze [11] cartas trocadas entre Jerônimo de Estridão (347 -420 d. C.) e Agostinho de Hipona (354-430 d. C.) e reconhecer que mesmo em meio a divergências de pensamento, os dois teólogos defenderam a fé cristã e os ensinamentos de Jesus Cristo como modelo a ser seguido pelo homem. Por meio dessas epístolas é possível perceber a autoridade eclesial mantida por Jerônimo e Agostinho em defesa das concepções e projetos cristãos. É (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A matemática escolar: vozes de estudantes concluintes do Ensino Médio.Giongo Ieda Maria, Schvingel Claudia & de Oliveira Eluise Santin - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):362-379.
    Este trabalho tem o intuito de problematizar um conjunto de enunciações, acerca da matemática escolar, de um grupo de dezesseis estudantes concluintes do Ensino Médio noturno, em uma escola pública localizada no Vale do Taquari, ao sul do Brasil. Qualitativa, a investigação fez uso de entrevistas efetivadas por meio da técnica de grupo focal, tendo como aportes teóricos algumas ferramentas foucaultianas, também discutidas por seus comentadores. O material de pesquisa foi gerado em cinco sessões, com duração média de uma (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Inclusão sociodigial: a implantação do Proinfo em Minas Gerais // Sociodigital inclusion: implementation Proinfo in Minas Gerais.Márcia Gorett Ribeiro Grossi & Santos - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):175-201.
    1024x768 Na sociedade da informação as Tecnologias da Informação e do Conhecimento podem contribuir para o aumento da distância social entre quem detém as informações e o domínio das tecnologias e, aqueles que estão a margem da sociedade tecnológica que são considerados os excluídos digitais, revelando a exclusão sociodigital. Por conseguinte, a eliminação da exclusão social encontra-se conectada a inclusão digital. Portanto, a importância dos programas de inclusão sociodigital, destacando-se o Programa Nacional de Tecnologias na Educação, enquanto política pública para (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Apropriação da linguagem.Cláudia Maria Mendes Gontijo - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo Palavras-chave: : Keywords : Literacy. Written language. Children The work discusses the results of a longitudinal research, which lasted for two years, aiming at investigating how children aged between five and six years old, studying at a children education institution, appropriate themselves with the written language. It uses the instrumental or the historical-genetic method, elaborated by Vygotski (1997) and collaborators, in order to study the development of superior psychological functions. The results indicate: a) children acknowledge the mnemonic function or (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. O esforço como presença na experiência temporal docente // Effort as presence in-teaching temporal experience.Sandrelena da Silva Monteiro & Lima - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):51-63.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Esforço intelectual, esforço de atenção, esforço de recordação ou de atualização, esforço de contração ou de retenção, esforço criador, esforço de vontade, estes são alguns usos encontrados para a ideia de esforço ao longo da obra de Henri Bergson. Conhecer estes usos e suas implicações no âmbito da ação docente constitui o objetivo primeiro deste trabalho. As ações cotidianas exigem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  46
    A superação intuitiva da metafísica: o kantismo de Bergson.Camille Riquier & Débora Cristina Morato Pinto - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):217-242.
    Resumo: O texto aqui apresentado analisa aspectos relevantes da complexa relação que Bergson estabelece com Kant. Defende-se a hipótese de que Bergson não pode ser considerado mero adversário do filósofo alemão, mas seu projeto filosófico tem como objetivo retomar a metafísica, levando em consideração os limites que a crítica kantiana lhe impôs. Nesse sentido, a Crítica da Razão Pura, à qual Bergson dedicou sua atenção, serve de guia e apoio para a colocação das questões propriamente metafísicas, as quais a filosofia (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Integrando Peirce e TII: como a teoria da informação integrada e a semiótica peirciana enredam-se com respeito aos sistemas da consciência.Steven Skaggs - 2018 - Cognitio 18 (2):313.
    A teoria da informação integrada, proposta inicialmente por Giulio Tononi em 2004 e atualizada em 2014, pretende explicar a experiência consciente por meio do entendimento das ações de elementos dentro de um sistema experimental tal como o cérebro, e o estabelecimento de princípios e operações de mensuração que podem ser utilizados para decidir níveis de consciência. Alguns dos postulados da TII têm muito em comum com a semiótica peirciana. Entre esses estão a presença de operações hierarquizadas recursivamente, a importância de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Trago o Fado nos sentidos: canção, memória portuguesa na rádio paulista.Heloísa de Araujo Duarte Valente & Mônica Rebecca Ferrari Nunes - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE Este texto apresenta partes de um projeto de longa duração, desenvolvido pelas autoras, que trata da cultura e identidade, memória e nomadismo através da música e, em particular do fado. Este gênero fixou-se no Brasil, através dos imigrantes portugueses e luso-descendentes, a transmissão sendo feita pelo rádio. Após um período de esmaecimento, o fado reaparece na paisagem sonora do final do século XX, com importantes mudanças no processo de assimilação e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  22
    (1 other version)A concepção bergsoniana do tempo.Frederic Worms - 2004 - Dois Pontos 1 (1).
    resumo Trata-se aqui de mostrar como a filosofia de Bergson decorre da constatação da passagem do tempo enquanto fato primordial e originário; nessa medida, as suas obras podem ser consideradas como diferentes tentativas de esclarecer tal experiência da temporalidade que, filosoficamente considerada, consiste na intuição da duração. Para isso, examina-se a forma pela qual o tratamento dado a problemas filosóficos distintos e discutidos em cada um de suas obras efetiva-se como meditação sobre o fato primitivo e seu esclarecimento progressivo. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  17
    Merleau-Ponty e a bola de neve: elogio e crítica de Bergson.Pablo Zunino - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:104.
    Este artigo examina algumas aproximações e distanciamentos de Merleau-Ponty em relação à filosofia de Bergson, tendo em vista que Merleau-Ponty parece dividido quanto ao seu parecer sobre a concepção bergsoniana do tempo. Essa oscilação entre crítica e elogio é certamente visível na Fenomenologia da percepção, na qual Merleau-Ponty reconhece que Bergson teria dissolvido a questão do dualismo ao afirmar que “o corpo e o espírito se comunicam pela mediação do tempo”. Entretanto, Merleau-Ponty vai denunciar outra espécie de dualismo bergsoniano, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39. Notas sobre o conceito de atenção em Descartes.Lia Levy - 2017 - Modernos E Contemporâneos 1 (2):46-56.
    O artigo busca evidenciar as vantagens exegéticas de um estudo mais amplo sobre o conceito de atenção na filosofia de Descartes e avançar preliminarmente algumas hipóteses sobre seu sentido e função. Mais precisamente, sugere-se uma aproximação dos conceitos de atenção e tempo, de modo que a primeira se definiria - não como uma experiência subjetiva incomunicável, ou como uma qualidade dessa experiência-, mas em relação ao conceito cartesiano de duração, tanto em sua conexão com a mente humana quanto independentemente (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  40.  13
    Imaginação: entre o medo e a liberdade.Daniel C. Avila - 2010 - Cadernos Espinosanos 23:135.
    Medo e esperança aparecem na história da filosofia como problemas situados na dimensão temporal da existência. Espinosa acompanha essa tradição, bem como o uso da filosofia como uma medicina animi, porém reserva para si algumas diferenças. Ressaltando o papel da imagem na constituição de medo e esperança, demarca a via pela qual estes dois afetos são necessariamente produzidos pela limitação da imaginação à duração dos corpos. No entanto, quando livre dos impedimentos à sua potência, a mente é capaz de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Tecnociência e política: Einstein, Bergson e o mundo visto da perspectiva de um raio de luz.Márcio Barreto & Pedro Ferreira - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 19 (2).
    Desde o início da era moderna, tecnociência e política se tornaram cada vez mais indissociáveis, na mesma medida em que aumentou a nossa capacidade de manipular a matéria em um nível inacessível ao senso comum e, no limite, à própria imaginação humana. A experiência do tempo foi particularmente sensível a esse processo. Por um lado, foi dividida entre um tempo quantitativamente mensurável e um tempo qualitativo vivido . Por outro lado, este último foi crescentemente reduzido a um tempo psicológico e, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  32
    Considerações sobre a Igreja Católica Romana e a evolução de sua compreensão sobre os direitos humanos.Rodrigo Coppe Caldeira - 2017 - Horizonte 15 (47):770-796.
    O objetivo central do artigo é apresentar alguns aspectos históricos sobre as relações entre a Igreja Católica Romana e os denominados “direitos humanos”. A Igreja, uma das instituições que mais sentiu os impactos da ascensão e consolidação do Estado liberal moderno, visto que não só sua doutrina era combatida, mas também e principalmente seu poder temporal, posicionou-se inicialmente de forma bastante crítica em relação aos “novos direitos” que surgiam, contrapostos a uma visão de mundo marcada particularmente pela noção de que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  18
    El largo presente del dolor físico. Cinco leyes de la temporalidad adolorida.Agustín Serrano De Haro - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):153-168.
    O artigo pretende formular cinco leis essenciais que possam servir para caracterizar a temporalidade imanente peculiar da dor física. As três primeiras leis são comuns a inúmeras experiências de consciência: natureza cursiva da dor, ou não instantaneidade do fenómeno; natureza atual da dor, no sentido em que o decurso anterior de retenção não é adicionado de forma cumulativa à impressão de sofrimento; caráter mutável de todo processo doloroso, que nunca pára. A quarta lei refere-‑se a como o presente doloroso não (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  2
    A Descoberta Do Inconsciente Psíquico e a Primeira Teoria Bergsoniana Do Inconsciente.Henrique Fróes - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (160):197.
    Na segunda introdução ao O pensamento e o movente, Bergson afirma que a intuição o conduziu à constatação da existência do inconsciente psicoló­gico. Neste trabalho procuramos reconstituir o percurso feito pelo pensamento bergsoniano que o levou a esse resultado. Para isso, lançamos mão não só dos primeiros escritos de Bergson como também dos registros das aulas ministradas por ele nos quais o tema do inconsciente é explicitado. Intentamos mostrar que a intuição bergsoniana o leva a recolocar o problema do inconsciente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  21
    Um trampolim para a eternidade.Kissel Goldblum - 2020 - Cadernos Espinosanos 43:131-154.
    O objetivo deste artigo é exibir uma via pela qual a mente humana pode alcançar uma perspectiva eterna da natureza. Espinosa expôs a possibilidade de nossa mente compreender a essência dos corpos sob uma perspectiva eterna, que não está relacionada com a existência atual e presente dos corpos. Neste sentido, pretendo mostrar a importância em direcionarmos nosso entendimento à busca de uma via que supere o ponto de vista da duração, tão fundamental para a realização do verdadeiro conhecimento da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Apropriação da linguagem, escrita e ensino.Cláudia Maria Mendes Gontijo - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):13-30.
    Este trabalho discute os resultados de uma pesquisa de caráter longitudinal, que teve dois anos de duração, cujo objetivo foi investigar como crianças com idades entre 5 e 6 anos, matriculadas em uma instituição de Educação Infantil, se apropriam da linguagem escrita. Utiliza o método instrumental ou histórico-genético, elaborado por Vygotski (1997) e seus colaboradores, para estudar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Os resultados da pesquisa indicaram que: a) as crianças compreendem a função mnemônica ou de registro antes (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Um Episódio do debate contempor'neo ao redor da antropologia filosófica: Série 2 / A Contemporaneous Debate Episode About the Philosophical Anthropology.Roberto Nigro - 2011 - Kant E-Prints 6:14-31.
    In the beginning of the 20 th century, the discussion of the anthropological theme across the field of French philosophical debate. It also implies a redefinition of philosophy and politics at different levels. This is about the second episode of great anthropological questioning that took place in the 20th century, since the first had to do with the great German philosophical works which draws on the writings of Max Scheler, Martin Heidegger, Helmuth Plessner, Arnold Gehlen, and Ernst Cassirer, among others. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  89
    Bergson e os dualismos.Débora Cristina Morato Pinto - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1):79-91.
    Este artigo apresenta introdutoriamente a maneira como Bergson aborda o dualismo ontológico num diálogo crítico com a tradição moderna. A proposta de reconstrução da metafísica em novos termos exige a passagem pela colocação tradicional dos principais problemas filosóficos, em especial o dualismo moderno, cuja origem é cartesiana. Para diluir as antíteses do pensamento conceitual, a filosofia da bergsoniana estabelece um procedimento dualista, a dissociação analítica da experiência determinando seus domínios distintos em natureza. Somente a noção de duração permite a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  22
    O Voluntário e o Involuntário na Atenção segundo a Fenomenologia da Vontade de Ricoeur.Ana Raquel Rodrigues Loio Pinto - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (58):303-320.
    Paul Ricoeur considera o caráter voluntário e involuntário da essência da atenção: a duração. Alongando a fenomenologia da vontade à seletividade da atenção, é percetível um atender involuntário, pela factualidade de um corpo e pela existência de motivos subjacentes que motivam o querer, e um voluntário na decisão de atender. Ricoeur identifica um não-ser específico da vontade, aproximando-se da ontologia a partir deste não-ser. Sem extrair a essência do conceito de atenção, também a atenção apresenta um estatuto ontológico, sendo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  32
    Toda terra é Karbala, todo dia é Ashura: a pedagogia do martírio nas narrativas xiitas e a construção de uma identidade de resistência. 2018. Tese – Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.Patrícia Simone do Prado - 2019 - Horizonte 16 (51):1427.
    Propõe-se nesta tese analisar como as narrativas sobre o martírio de Imam Hussein no deserto de Karbala no ano 680 d.C, pode constituir um tipo de pedagogia, entre os xiitas, e como essa pode influenciar a construção de um tipo de identidade entre eles. Estruturada em cinco capítulos, buscou-se compreender e interpretar a construção da identidade xiita, como religiosa e política, a partir do ensino e aprendizagem da narrativa sobre o martírio de Imam Hussein. Através da pesquisa de campo no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 85