Results for 'Imagem de pensamento'

966 found
Order:
  1.  36
    Imagem do pensamento: Deleuze e a filosofia da diferença.Américo Grisotto - 2022 - Griot 22 (3):244-254.
    Este artigo tem a intenção indicar um uso propositivo da noção de imagem de pensamento presente na obra Diferença e repetição de Gilles Deleuze, pois de acordo com esta referência, é típico da repetição afirmar-se, permitindo a emergência do que difere. De outro modo, a noção de imagem do pensamento ocorre na filosofia de Deleuze em três ocasiões, nas obras Nietzsche e a filosofia, Proust e os signos e em Diferença e repetição e nestas obras, nem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    Notas Sobre o Conceito de Imagem Do Pensamento de Deleuze Em Proust e Os Signos.Bernardete Oliveira Marantes - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):107-122.
    Este texto examina o conceito criado por Gilles Deleuze, a imagem do pensamento, em sua obra Proust e os signos. A obra literária de Marcel Proust, À la recherche du temps perdu, foi um farol que iluminou o pensamento deleuziano; e além da Recherche inaugurar uma profícua relação entre Deleuze e as artes, ou ainda, entre Deleuze e o fora (da filosofia), ela foi uma das grandes fontes de inspiração na grande obra imediatamente posterior de Deleuze, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  23
    Disrupção subjetiva e crítica social: surrealismo e imagens de pensamento benjaminianas.Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):92.
    A vanguarda surrealista, em suas manifestações literárias e artísticas dos anos 1920, explorava as imagens de caráter disruptivo como uma forma de transformar a arte e a vida cotidiana. Influenciado pelos surrealistas, Walter Benjamin, em seu livro Rua de mão única, publicado em 1928, elaborou um diagnóstico crítico de seu presente histórico e apontou o caminho para uma possível transformação do mesmo, explorando uma forma filosófico-literária que denominou imagem de pensamento. Pressupondo a fundamental influência do surrealismo nesta e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  14
    Imagens disruptivas: elementos surrealistas na concepção de história de Walter Benjamin.Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):0039-0070.
    Resumo No Manifesto surrealista, de 1924, Breton explicita o produto da atividade surrealista como uma “luz de imagem”, gerado pela aproximação involuntária de duas realidades distantes. Essa estrutura dupla da imagem surrealista tem um caráter disruptivo, que rompe com a nossa percepção da realidade cotidiana. Com isso, abre-se a possibilidade de um espaço para a crítica social e histórica, bem como para uma intervenção estético-política justamente em uma sociedade na qual as formas tradicionais de crítica parecem estar neutralizadas. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  8
    A imagem natural do pensamento.Maximiliano López - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 3.
    O presente trabalho busca colocar algumas questões a serem pensadas em torno da questão do sentido no programa de "filosofia para crianças" de Matthew Lipman. Busca-se mostrar como, embora a proposta apresente numerosos aspectos interessantes, existe nela uma imagem do pensamento que termina por empobrecer as relações de sentido.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  19
    Imagem e percepção no pensamento de Hans Jonas | Image and perception in Hans Jonas’ thought.Michelle Bobsin Duarte - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O presente artigo tem o objetivo de tratar a questão da imagem na filosofia de Hans Jonas com a finalidade de compreender a função que a capacidade imaginativa exerce na experiência fenomenológica de apreensão da realidade. A investigação da relação entre imagem e percepção humana no pensamento de Jonas se mostra profícua na medida em que o tema da imagem possui um papel muito significativo em sua filosofia, pois, é justamente na capacidade de criar imagens e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Jogos de Linguagem, Imagem Agostiniana e Ostensão.Daiane Lemes Pereira - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):55-83.
    O objetivo de Wittgenstein, quando desenvolveu o conceito de ‘jogos de linguagem’ (na obra Investigações Filosóficas), era a solução, ou melhor, a dissolução dos problemas filosóficos através do esclarecimento do funcionamento da linguagem. O objetivo do presente ensaio se determina a apresentar o contexto filosófico no qual Wittgenstein desenvolveu seu conceito. A temática se justifica, uma vez que, os argumentos de Wittgenstein, na elaboração de sua concepção de significado como uso da linguagem, foram fomentados pelo referido contexto. Desse modo, mostraremos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  35
    Fim da filosofia: uma imagem da filosofia contemporânea.Márcio Antônio de Paiva - 2004 - Horizonte 2 (4):33-48.
    O artigo analisa a questão do “fim da filosofia” no pensamento contemporâneo. Demarcando o embate da filosofia consigo mesma, com a ciência e com alguns pensadores da atualidade que ousaram tematizar o fim, busca, pela reflexão ética, restabelecer a filosofia como um autêntico saber humano. Palavras-chave: Filosofia; Ciência; Ética; Auto-superação; Niilismo. ABSTRACT This article analyses the issue of ‘the end of philosophy’ in contemporary thought. Setting the framework for the confrontation of philosophy with itself, with science and with some (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  2
    O príncipe que contemplou sua alma: Leituras akbarianas do filme Bābā ʻ Azīz, de Nacer Khemir.Carlos Frederico Barboza de Souza & Camilla Moreira Alves - 2023 - Horizonte 21 (64):216408-216408.
    Este artigo tem como meta discutir duas questões: em que medida se pode entender que Ibn ‘Arabī e suas concepções influenciaram ou estão presentes na obra fílmica “Bābā ʻAzīz, o príncipe que contemplou sua alma”? Por outro lado, também se almeja ler algumas cenas desta produção cinematográfica a partir do pensamento do _Šay__ḫ al-akbar_. Neste sentido, em um primeiro momento, discute-se a concepção de “Cinema Espiritual” e “Cinema Místico”. Em seguida, apresenta-se as raízes da produção cinematográfica e artística de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. O uso da arte como um recurso moralizante da hélade.Adriana Clementino de Medeiros - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):45-52.
    O olhar para o nu através da história, a partir de pensamentos morais e pedagógicos surgido com a civilização grega e a influência da civilização helênica na representação do corpo humano nas épocas posteriores. A moralidade e a intervenção religiosa no processo artístico, tornando a imagem do homem e da mulher – até então influenciados pela estética clássica - fontes de pecado e luxúria. O renascer da arte clássica após a opressão religiosa, com o ressurgimento do antropocentrismo no Renascimento. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    Teatro Filosófico: Aprender e Ensinar Filosofia Com Deleuze.Aldo Batista de Azevedo Júnior & Marcos de Camargo von Zuben - 2020 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 34:140-158.
    O artigo aborda o ensino e a aprendizagem de filosofia a partir da noção de criação de conceitos, conforme o entendimento de Deleuze. Para isso, discute o que significa criar conceitos em filosofia, associando essa concepção a uma nova imagem do pensamento que entende a criação de conceitos como o dizer do acontecimento, o sentido incorporal produzido pelo efeito do encontro dos corpos. Depois estabelece os vínculos entre o sentido e o acontecimento com uma nova imagem sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  38
    Perspectivas da Filosofia no Brasil do ponto de vista de um scholar.Guido Antônio de Almeida - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):411-415.
    Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  18
    Educação estética em “rua de mão única” (Walter Benjamim) e em “a idade da terra”.Carlos Betlinski, Dalva De Souza Lobo & Vanderlei Barbosa - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1501-1539.
    Educação estética em “Rua de mão única” e em “A idade da terra” 1 Resumo: O presente ensaio analisou o tema da educação estética a partir do texto literário “Rua de mão única” de Walter Benjamin e do filme “A idade da terra” de Glauber Rocha e buscou identificar semelhanças entre a forma alegórica presente nas duas obras, bem como descrever as potencialidades pedagógicas presentes nas imagens-pensamentos produzidas por elas junto ao receptor. Definimos como problematização a compreensão do potencial de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  23
    A expressão do real: estética e hermenêutica das imagens.Rogério de Almeida & Marcos Beccari - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):7.
    O objetivo deste artigo é explorar a relação de complementaridade entre o real e o imaginário, com foco no aspecto estético-hermenêutico que constitui a expressividade das imagens. Partimos da problematização do estatuto epistemológico da imagem no pensamento ocidental, recorrendo a autores que privilegiam a imagem como expressão do real. Por fim, discutirmos a prevalência da “imagem estética”, por meio da qual o mundo explicita-se como aparência de mundo no cenário contemporâneo. Por este caminho, propomos uma abordagem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Van Fraassen e o argumento contra a regularidade promovida pelo cientificismo.Bruno Camilo de Oliveira - 2019 - In In: TOSSATO, C. R. et al. (org.). Coleção XVIII Encontro da ANPOF: filosofia da natureza, da ciência, da tecnologia e da técnica. São Paulo: ANPOF. pp. 40-48.
    O objetivo principal deste trabalho é apresentar a distinção entre ciência e cientificismo e, com base no trabalho de van Fraassen, intitulado A imagem científica (2006), discutir sobre as circunstâncias em que o cientificismo poderia ser repudiado. O cientificismo é uma corrente de pensamento que somente considera válido um conhecimento se ele for científico. Segundo essa corrente, os procedimentos da ciência natural seriam mais especiais, uma vez que, dentre outros motivos, eles são capazes de descrever regularidades e possibilitar (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Um olhar histórico-filosófico do encontro do cinema com a educação e sua utilização nas salas de aulas.Alex Fabiano Correia Jardim & Adhemar Santos de Oliveira - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-31.
    Resumo: A proposta deste trabalho é problematizar a relação entre cinema e educação. Percebemos que o cinema é, geralmente, tratado apenas como plataforma ilustrativa nas aulas, ocupando papel secundário, inferior ao texto escrito ou à explicação oral. No entanto, a partir da perspectiva filosófica de Gilles Deleuze e Félix Guattari, entendemos que o encontro entre a filosofia e o cinema oferece ao aluno-espectador um novo campo de experimentação, visto que esse pode ser um potente instrumento de formação, não só cultural, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    O estabelecimento do paradigma do membro articulado no De motu animalium de Aristóteles.Eraci Gonçalves de Oliveira - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 28:e02805.
    No De motu animalium, Aristóteles recorre ao método analógico na pesquisa que faz acerca da causa comum do movimento, estabelecendo o paradigma do membro articulado, modelo que ele operacionaliza tendo em vista tornar inteligível o caráter dinâmico do movimento dos animais. Contudo, o membro articulado não se apresenta como modelo de uma maneira direta, na verdade, ele é convertido em modelo. Textualmente, o estabelecimento do paradigma, ou modelização, começa em 698a17 e vai até 698b4, incluindo três etapas: a primeira referência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Filosofia e análise cinematográfica.Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos - 2016 - Discurso 46 (2):201-216.
    A relação entre filosofia e cinema está cada vez mais presente nas reflexões dos filósofos contemporâneos. Muitos deles escreveram livros que unem pensamentos filosóficos e análises fílmicas. Em geral, esta interdiscursividade lhes permitiu pôr na berlinda a concepção de imagem pressuposta tanto na filosofia como no cinema. Trata-se de examinar as teorias e a análise que Gilles Deleuze e Jacques Rancière fizeram de Vertigo, de Alfred Hitchcock, para entender a relação que ambos estabeleceram entre filosofia e prática fílmica analítica. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  24
    De Diderot a Freud: o tear como metáfora e modelo.Michel Delon & Maria das Graças de Souza - 2022 - Discurso 52 (1):5-14.
    Diderot escreve, na Enciclopédia, um longo verbete, “Tear de meias”, no qual compara o tear a um raciocínio cuja conclusão seria o têxtil. Ele retoma esta comparação na Refutação de Helvétius: ali, é o próprio Leibniz que se torna uma máquina de reflexão, similar ao “tear de meias”. A opção materialista do homem máquina retoma uma tradição que assimila o texto ao tecido. Encontramos a mesma imagem no Fausto de Goethe, que é citado por Freud em A interpretação dos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Diurno e Noturno no pensamento de Gaston Bachelard.Fernando Da Silva Machado - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):11-23.
    O presente artigo tem por objetivo caracterizar as duas fases do pensamento bachelardiano intituladas diurna e noturna e o modo como determinadas noções que permeiam as duas etapas da filosofia do autor configuram uma comunicação recíproca entre elas, fazendo com que haja uma troca assídua de valores entre ambas as vertentes. Deste modo, tentar-se-á demonstrar o quanto o fluxo de uma fase a outra de seu pensamento denota um sentido de completude ao invés de desconexão, negação ou mesmo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Impulsão ao impossível.Márcio Marques de Carvalho - 2024 - Controvérsia 20 (2):115-132.
    Este artigo examina possíveis aproximações entre a filosofia de Henri Bergson e a 'Patafisica de Alfred Jarry. O objetivo principal é analisar a criatividade da imaginação artística enquanto aspiração ao aberto no pensamento humano. A 'Patafísica, uma ciência de soluções imaginárias dedicada ao estudo das leis que regem as exceções, é abordada através de elementos da filosofia bergsoniana, como a intuição, a imagem mediadora, a função fabuladora, a crítica à representação, a influência do virtual, a indeterminação, o empirismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  31
    A virtude da “mulher adúltera”: Ibn Gabirol e a dignidade da matéria.Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):9-25.
    Podemos dizer que a predominância da forma sobre a matéria - ontologicamente, em hierarquia e em dignidade - no pensamento medieval é quase unânime. Na maior parte das propostas medievais de compatibilização entre filosofia e religião, a matéria sensível foi vista como bastarda, como fonte da imperfeição, da carência e da falha, e, por vezes, associada diretamente ao mal e ao pecado. A imagem da matéria como mulher pecadora de origem duvidosa está já presente em Ibn Sina e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    Racismo estrutural no Brasil: a luta por uma sensibilidade do mundo decolonial.Janayna Alves de Sousa & Josenildo Campos Brussio - 2023 - Odeere 8 (1):264-284.
    O presente trabalho aborda questões conceituais sobre o racismo no Brasil relacionadas ao processo histórico de colonização, destacando a criação de um imaginário coletivo hegemônico, eurocêntrico, patriarcal, reproduzido pela ideologia dominante e reforçado por práticas racistas nas relações sociais. Por outro lado, trazemos a decolonialidade como uma ruptura epistemológica que procura romper com as ideologias coloniais dominantes que imperam sobre o pensamento ocidental e aponta saídas para o enfrentamento do racismo estrutural. O aporte teórico se dá pelo olhar decolonial (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  36
    Revisitando o pensamento de Jacques Ellul na sociedade do século XXI.Jorge Barrientos-Parra - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):425-430.
    ResumoNo início do século xviii, Isaac Newton publicou seu principal trabalho sobre óptica, o Opticks. Impregnado por uma perspectiva indutiva, o livro logo se tornou a principal referência para os estudos sobre a luz e as cores, sendo amplamente popularizado pelos seguidores de Newton. Neste artigo, analisamos como dois importantes livros contribuíram para essa popularização e também qual era a imagem de ciência que tencionavam propagar, o Élements de la philosophie de Newton de Voltaire e o Newtonianismo per le (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  20
    Falta debate.Vinicius de Figueiredo - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):417-423.
    Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  33
    Para uma Leitura do Itinerarium mentis in Deum de S. Boaventura.Luis Alberto De Boni - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):437 - 463.
    A leitura do Itinerarium mentis in Deum de S. Boaventura requer que se leve em consideração a diferença que existe entre o pensamento dele e o de outros autores, principalmente Tomás de Aquino. Nesse sentido, o presente artigo aborda, em primeiro lugar, a teologia trinitária de S. Boaventura. Este não possui um tratado sobre a unidade de Deus, anterior ao De trinitate. Nisso ele se aproxima da tradição bíblico-antioquena, bem como da catequese e da liturgia da Igreja primitiva e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  7
    Sobre a elaboração progressiva dos pensamentos de Husserl acerca da fantasia e da consciência de imagem através da escrita.Eduard Marbach - 2019 - Phainomenon 29 (1):9-37.
    This paper consists in a study of the development of Husserl’s thought on the notions of phantasy and image consciousness. It shows how, following a first phase in which he still identified phantasy with image consciousness, Husserl gradually began to distinguish the two and define what is proper to each in an increasingly precise manner. The paper then shows how Husserl came to view pure phantasy as a modification of perception. Concerning image consciousness, it shows how the status of the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  13
    Resson'ncias de Nietzsche em Foucault: o encontro criativo da flecha do pensamento.Aline Ribeiro Nascimento - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):160-184.
    O presente artigo é divido em duas partes. Na primeira, servindo-se da imagem da flecha, tal como Nietzsche a apresenta ao longo de várias obras, buscará formular o conceito de flecha do pensamento. Na segunda, mostrará a ressonância desse conceito nos escritos de Foucault, objetivando apresentar a presença de Nietzsche ao longo de toda a trajetória de seu pensamento.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  11
    A ação humana e a natureza.Mário Sérgio de Oliveira Vaz & Maria Fernanda dos Santos - 2024 - Controvérsia 20 (1):92-103.
    Este artigo procura apresentar algumas considerações acerca do entrecruzamento do pensamento político de Hannah Arendt e a questão ambiental. Para tanto, o seguinte questionamento servirá de guia para a reflexão aqui pretendida: se o âmbito natural é perturbado pelas ações humanas, é razoável a crença de que a própria ação humana possa ser capaz de frear o atual cenário de catástrofe? Assim sendo, assume-se, aqui, como procedimento metodológico uma análise bibliográfica que recorre ao livro A condição humana (The human (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  28
    O intellectus com os pés na res - externismo E o ponto de partida da justificação.Hilan Bensusan - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (2).
    A imagem de que restrições do mundo às nossas crenças e enunciados não são internas ao pensamento parece motivar a separação entre verdades de razão e verdades de fato. Esta separação parece ser crucial para entendermos argumentos em favor de certas versões de externismo. Neste texto, depois de considerar como pode ser feita a separação entre verdades de fato e verdades de razão, apresento uma distinção entre duas formas de externismo e defendo uma delas. Termino recomendando uma específica (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  38
    (1 other version)Entre Deleuze e Canguilhem: filosofia crítica, vitalismo e problema do pensamento.Antoine Janvier - 2011 - Doispontos 8 (2).
    A epistemologia histórico-racionalista de Canguilhem, seu gosto pelo concreto, as áreas a que se refere - a medicina, o estudo da patologia, a fisiologia, a biologia - parecem longe dos grandes estudos metafísicos do "primeiro" Deleuze e de seu interesse pela sistematização conceitual abstrata. Mas nos situaremos aqui num outro nível: o dos problemas e projetos filosóficos. Sobre esse plano, apresentamos o entrecruzamento das leituras do Essai e de Nietzsche et la philosophie, para ver como é esclarecedor: enquanto um Canguilhem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  21
    A imagem não pressuposta do encontro: ensaio sobre filosofia e poesia no Antropoceno.José Geraldo Da Silva Junior - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 19 (1).
    A partir dos problemas colocados ao pensamento na contemporaneidade pelas discussões acerca do Antropoceno, o ensaio propõe uma investigação sobre a possibilidade de uma nova relação da filosofia com a poesia. Para isso, a sugestão do líder indígena e pensador Ailton Krenak de manutenção de “nossas visões, nossas poéticas sobre a existência” é articulada com a filosofia da diferença de Gilles Deleuze, cujos esforços para realizar a gênese de um pensamento sem imagem pressuposta, e a sua concepção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  21
    Imagem sem imagens.Ana Maria Godinho - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):26.
    Como se aprende? O que é uma imagem sem imagens? Estas questões são o ponto de partida para o estudo das relações das imagens com a aprendizagem. Propomo-nos pensar que a aprendizagem não se pode fazer sem uma unidade de conexão, um processo criador virtual-actual. Aprender é uma “tarefa infinita” e transformadora dos movimentos do corpo, do pensamento e do espaço-tempo conjugados, que exige um encontro concreto feito de uma “familiaridade prática” experimental. Este é o objecto da nossa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  33
    (1 other version)O livre-pensamento: um entusiasmo da razão?Pascal Taranto - 2004 - Doispontos 1 (2).
    A acusação de entusiasmo é um dos temas mais paradoxais da polêmica entabulada por Berkeley no Alciphron contra o livre-pensamento. Com efeito, o entusiasmo designa tradicionalmente uma forma de iluminação religiosa aparentemente incompatível com as pretensões do livre-pensamento à racionalidade crítica. Ora, essa acusação não se dirige aos principais deistas como Toland e Collins (antes qualificados como racionalistas obstinados) mas principalmente a Shaftesbury, cuja análise inovadora do entusiasmo como paixão universal, criativa ou destrutiva segundo o temperamento do indivíduo, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    Bom dia Teeteto: Por um pensamento imanente.Jose Rogerio Vitkowski - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):30-38.
    Esse artigo, de natureza filosófica, tem como objeto de estudo a crítica do modelo de pensamento representacional e dogmático efetivada pelo filósofo Gilles Deleuze. A pesquisa bibliográfica tem como horizonte teórico a filosofia da diferença, com foco no legado deleuziano. O autor apresenta pressupostos que constituem o pensamento representacional na forma de postulados. São oito postulados, a saber: o da Cogitatio Universalis, o ideal do senso comum, o modelo da recognição, o elemento da representação, o negativo do erro, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. A renovação fichteana da filosofia da imagem.Christoph Asmuth - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (2):04-19.
    Este artigo pretende apresentar ao público brasileiro a leitura sobre a filosofia fichteana do Professor da Technische Universität Berlin, Christoph Asmuth, sobre um tema específico do pensamento de Fichte, a teoria da imagem. O texto foi originalmente apresentado como palestra no Departamento de Filosofia da UnB em 2014, como parte do projeto Douta Ignorância, coordenado pelo docente Herivelto Souza.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    Heidegger Na Cidade De Benjamin.Jeff Malpas - 2010 - Natureza Humana 12 (2):1-14.
    O lugar comum, no que tange à imagem de Heidegger, é a de um filósofo firmemente enraizado, não na cidade de Freiburg, na qual passou grande parte de sua vida, mas na região rural alemânico-suábia, nos arredores do povoado de Messkirch, onde nasceu. Poderia parecer que a distância entre Heidegger e Benjamin, entre Messkirch e Berlim, ou Paris, não poderia ser maior. Mas até que ponto estão as predileções pessoais de Heidegger pelo provinciano e o bauerlich de fato ligadas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  27
    O lugar da imagem pictórica e da espiritualidade junto aos Templários e Hospitalários: estado da questão no espaço francês.Damien Carraz - 2017 - Horizonte 15 (48):1191.
    Este artigo sublinha, em primeiro lugar, as divisões historiográficas que conduziram alguns pesquisadores a abordar a espiritualidade e a liturgia das ordens militares sem mesmo suspeitar da riqueza das imagens atestas nos espaços das comendadorias. Por seu lado, certos estudos conduzidos pelos historiadores da arte sobre os conjuntos pictóricos conservados nas capelas conventuais ignoravam largamente o contexto histórico e as características do monasticismo militar. À escala da França atual, se propõe a seguir um balanço, necessariamente provisório, do _corpus_ iconográfico, atestado (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Para além do princípio de fidelidade: uma aproximação à historiografia filosófica deleuziana.Eduardo Pellejero - 2011 - Princípios 18 (30):101-141.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} Temos a imagem de um Deleuze voluntariosamente hostil à história da filosofia, na medida em que esta encarnaria uma espécie de agente de repressáo do pensamento, impedindo que as pessoas pensem por si próprias. Como conciliar esse Deleuze panfletário e revoltoso com o professor de filosofia e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  2
    Abdução e Significado Em Paisagens Sonoras: Um Estudo de Caso Sobre a Instalação Artística Repartitura.Mariana Shellard, Luis Felipe Oliveira, José Eduardo Fornari Novo Fornari & Jônatas Manzolli - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (5):43-67.
    RePartitura é uma instalação de arte computacional, aqui apresentada e discutida sob seus três princípios constituintes: Arte Processual; Computação Evolutiva (CE) e Abdução, do modelo triádico de pensamento Peirceano (abdução, indução e dedução). RePartitura utiliza um algoritmo computacional, especialmente desenvolvido para este fim, que mapeia características da imagem digital – de uma coleção de desenhos previamente elaborada – para um modelo musical de CE; a Síntese Sonora Evolutiva (ESSynth). Esta gera dinamicamente um conjunto de objetos sonoros. O resultado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Condições de possibilidade para o pensar e oagir ético: a experiência da diferença e do outro.Wanderley J. Ferreira Júnior - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):13-33.
    Este texto analisa a experiência do pensar e do agir ético em tempos de morte do desejo de filosofar e do sujeito. Também o caráter da experiência de pensamento e a exigência de ruptura com uma determinada imagem do pensamento, consolidada pela própria tradição filosófica e por nossa prática como professores de filosofia e sujeitos éticos. Faz uma crítica à ética universal e à ideia de sujeito universal que lhe é subjacente num contexto em que se proclama (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  28
    Da magia ao ciberespaço: a imagem como mediação das angústias primitivas.Marsiel Pacífico & Luiz Roberto Gomes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):383-401.
    Para lidar com seus medos primitivos, o homem utilizava a imagem como mediação destas tensões. Nas pinturas rupestres das cavernas e nas práticas de magia, rituais buscavam apaziguar as decorrências de nossas fragilidades, sobretudo na dimensão da finitude do homem tensionada pela sua relação com a natureza. A tentativa de superação desta tensão deu-se, historicamente, sob a égide da razão. Todavia, na falência do plano moderno do esclarecimento pautado no desencantamento do mundo, que se daria pela elevação dos sujeitos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  17
    Kafka na problematização da docência: o devir-animal como linha de fuga.Josimara Wikboldt Schwantz, Carla Gonçalves Rodrigues & João Pereira Matos - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019026.
    Neste texto pretendemos explorar a ideia de devir a partir da novela “A metamorfose” de Franz Kafka. Pela leitura, evidenciamos a presença da animalidade na sua escrita, de maneira que nos chama a atenção a insistência em dar voz às questões emergentes da sociedade e do modo de vida, não somente animal, mas humano: A metamorfose de Gregor Samsa, que acorda numa manhã transformado em um inseto. Partimos, também, da concepção de devir para os filósofos Deleuze e Guattari enquanto estado (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  37
    "Nach der Vollendung". Walter Benjamin e Heinrich Rickert.Patrícia Lavelle - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):653-668.
    O artigo examina a influência do neokantiano Heinrich Rickert sobre Walter Benjamin, que foi seu aluno em 1912-1913. Chamando a atenção para a relação intrínseca entre arte e teoria, indicada pela "Crítica da faculdade de julgar", procura-se mostrar que os empréstimos operados por Benjamin não dizem respeito apenas aos elementos conceituais, mas também a certos motivos provenientes da "visão de mundo" da época. A partir dos materiais históricos e de conceitos que encontra em Rickert, Benjamin elabora construções metafóricas que associam (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  38
    Sensibilidade estética E sentimento religioso na filosofia de Max Horkheimer's (pelos trinta anos de morte de Horkheimer).Rafael Cordeiro Silva - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).
    Pretende-se investigar a estética e a religião na filosofia de Max Horkheimer, enquanto instâncias de crítica à ordem estabelecida e à imagem de uma sociedade possível ainda não realizada. Mesmo não tendo desenvolvido um pensamento estético de grande envergadura, como foram os casos de Adorno e Marcuse, suas esparsas considerações sobre a relação entre arte e sociedade coincidiram, durante longo período, com as de seus dois colegas do Instituto de Pesquisa Social. Ou seja, a arte autêntica é conhecimento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Aspásia de Mileto e o exercício da excelência [Aspasia of Miletus and the exercise of excellence].Beatriz Saar - 2023 - Prometheus 43:47-66.
    Aspásia de Mileto (470?-400?) é uma figura cuja história nos é nebulosa e ao mesmo tempo muito clara. Nebulosa pois, como sugere Marta Andrade (2022, p. 24), trata-se de uma existência, como muitas outras, cuja memória a posteridade raramente se ocupou ou simplesmente esqueceu. Mas também clara pois Aspásia possui uma persona constituída no que chamamos de "tradição". A amante de Péricles. A professora de Sócrates. A esposa de Lísicles. Sua figura é frequentemente resgatada à sombra das figuras masculinas com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  22
    Cinema do tempo, profundidade de campo e a metafísica da memória em Deleuze.Ana Carolina Gomes Araújo - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    Em Imagem-tempo Deleuze quando do quarto comentário a Bergson fala em cinema do tempo remetendo a Orson Welles e ao filme Cidadão Kane. O cinema do tempo é apresentado a partir de três caracteres de um tempo não cronológico. Deleuze aponta para uma condição do cinema do tempo ao propor a substituição de uma vista pragmática longitudinal por uma visão ótica, vertical, em profundidade. A profundidade de campo é trabalhada enquanto um elemento conceitual no trato de uma metafísica da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    Da convergência figurativa entre corpo e imagem.Joaquim Braga - 2019 - Acta Scientiarum Language and Culture 41 (2):1-9.
    Com este artigo são trazidas à reflexão duas temáticas que, desde longa data, animam o pensamento filosófico ocidental, a saber: a representação imagética do corpo e as suas potencialidades simbólicas discursivas. Tendo em vista a articulação conceptual de ambas, no quadro geral de uma teoria estética da sensibilidade afecta aos novos meios tecnológicos, será aqui introduzido e desenvolvido o conceito de ‘convergência figurativa’, do qual se partirá para repensar as dinâmicas emergentes da representação do corpo e as diferenças que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    Na abund'ncia das intuições Filosofia experimental negativa e a orientação do pensamento.Hilan Bensusan - 2017 - Analytica. Revista de Filosofia 20 (2):101-115.
    This work explores the impact of negative X-Phi in the philosophical practice of relying on intuitions. After analyzing how intuitions work, their different types and how they orient thought, I argue that there are several interesting ways for philosophy to deal with the abundance of intuitions that sometimes are in conflict. The emerging image is one where philosophy responds directly or indirectly to truth and doesn't have in intuitions its sole evidential basis.Resumo: O texto explora o impacto da filosofia experimental (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 966