8 found
Order:
  1.  14
    Nervura do real: pt. 1, Imanência. pt. 2, Imanência, notas, bibliografia e índices.Marilena de Souza Chauí - 1999 - [São Paulo, Brazil]: Companhia Das Letras.
    A tradição judaico-cristã crê na existência de um ser supremo transcendente que, por um ato de vontade, cria o mundo e os seres humanos, dando a estes o livre-arbítrio para escolher entre o bem e o mal. QUando Espinosa (1632-77) afirma: "Deus, ou seja, a Natureza", ele subverte essa crença. DEmonstra que o ser absoluto é imanente ao universo e que todas as coisas são efeitos necessários de sua ação.SÃo inúmeras as interpretações da obra de Espinosa; alguns consideram até que, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  2.  21
    Da realidade sem mistérios ao mistério do mundo (Espinosa, Voltaire, Merleau-Ponty).Marilena de Souza Chauí - 1981 - São Paulo: Brasiliense.
    Linguagem e liberdade: o contradiscurso de Baruch Espinosa -- Três em uma (considerações sobre o Cândido de Voltaire) -- Experiência do pensamento (homenagem a Maurice Merleau-Ponty).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3.  39
    Apresentação.Marilena De Souza Chauí - 2000 - Discurso 31:9-10.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  13
    Contra a servidão voluntária.Marilena de Souza Chauí - 2013 - São Paulo, SP: Editora Fundação Perseu Abramo.
    O poder político da amizade -- Amizade, recusa do servir -- Contra a servidão voluntária -- Ter medo deles -- Servidão voluntária ou o mau encontro -- Contra o Um, contra o Estado : o contradiscurso de Clastres e de La Boétie -- Fundamentos teológico-jurídicos da escravidão como servidão voluntária -- Introdução a O direito à preguiça, de Paul Lafargue -- A filosofia como modo de vida e de pensar--entrevista.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    Espinosa: a política da liberdade.Marilena de Souza Chaui - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:285-286.
    Resenha do livro Conflito e resistência na filosofia política de Espinosa, de Daniel Santos da Silva.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  37
    Espinosa: ontogênese do singular e vida ética.Marilena De Souza Chauí - 2019 - Doispontos 16 (2).
    Destacamos algumas das principais teses de Espinosa sobre a ontogênese dos seres individuais, suaconcepção da individuação na vida afetiva e na vida ética. Não pretendemos definir as possíveis relações entreEspinosa e Simondon, mas oferecer elementos para que os estudiosos da obra simondoniana decidam se há ou nãoproximidade entre os dois pensadores.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O que é ideologia.Marilena de Souza Chauí - 1980 - São Paulo, Brasil (01042, Rua Barão de Itapetininga, 93/99, São Paulo, Brasil): Brasiliense.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  43
    Texto E contexto: A dupla lógica do discurso filosófico.Marilena De Souza Chaui - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:15-31.
    A pesquisa em história da filosofia visa compreender de onde o filósofo fala, a quem se dirige, contra quem escreve, por que decidiu escrever e os efeitos de sua escrita, unificando texto e contexto. Por isso, se distingue da leitura rigorosa que caracteriza o procedimento estrutural. Inaugurada como disciplina filosófica por Hegel, a história da filosofia foi interpretada de maneiras diferentes pela posição relativista, pela posição estrutural francesa e por Merleau-Ponty. Este propõe a noção de “impensado” das obras de pensamento, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark