Results for 'Povo'

396 found
Order:
  1.  26
    Povo E governo: Sobre a questão da participação popular em maquiavel.José Luiz Ames - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    A tradição interpretativa de Maquiavel reconhece a centralidade do povo como ator político. No entanto, sobre a função que desempenha existe um amplo espectro de interpretações. Em um extremo estão aquelas que o concebem como ente passivo, sem iniciativa política autônoma. No outro, as que lhe conferem um papel ativo no governo da cidade. Muito embora o próprio Maquiavel fale do povo como animado por um “desejo negativo”, disso não resulta uma passividade popular. Neste trabalho mostraremos que o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  54
    Igreja, Povo de Deus, sujeito da comunhão eclesial (Church, the People of God, subject of ecclesial communion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1047. [REVIEW]Cleto Caliman - 2011 - Horizonte 9 (24):1047-1071.
    Aos 50 anos do início do Concílio Vaticano II, o artigo pretende articular a chave eclesiológica de sua compreensão da Igreja como povo de Deus (cap II da Lumen Gentium), com o processo de sua recepção no pós-concílio. O Sínodo Extraordinário de 1985 - aos 20 anos do término do Concílio - privilegiou a categoria “comunhão” como chave da eclesiologia conciliar. O Sínodo de 1987 sobre a Vocação e Missão do Leigo na Igreja e no Mundo expressou o desejo (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Povo internamente dividido: plebe, seitas e partidos em Histórias Florentinas.José Luiz Ames - 2020 - Dissertatio 50:227-251.
    O lugar comum dos estudos sobre as Istorie Fiorentine sugere que nesta obra Maquiavel revelaria uma mudança radical em sua compreensão de povo em relação às obras anteriores. Enquanto em O Príncipe e em Discursos Maquiavel teria feito uma demarcação muito nítida em relação ao modo de agir de grandi e popolo, nas Istorie tanto grandes quanto povo seriam mostrados como agentes de dominação. Nosso propósito será o de avaliar até que ponto é sustentável a interpretação corrente segundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    O povo no livro VI das "Histórias" de Políbio.Fernanda Elias Zaccarelli Salgueiro - 2024 - Dois Pontos 21 (2).
    O objetivo deste artigo é analisar o papel do povo no pensamento político de Políbio, tal como apresentado no livro VI de suas Histórias. Procuramos fundamentar a hipótese de que, segundo o autor grego, só pode haver política enquanto houver povo e este não estiver corrompido. Tal interpretação se desdobra em quatro momentos fundamentais da argumentação de Políbio: o da constituição do povo junto ao aparecimento da moralidade e da lei; a participação do povo para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  48
    Povos faxinalenses: saúde e conhecimentos tradicionais - doi: 10.4025/dialogos.v17i1.730.Antônio Paulo Benatte, José Adilçon Campigoto & Josimar De Jesus Vitor do Nascimento - 2013 - Dialogos 17 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  26
    A ideia de povo E a miséria dos intelectuais.Júlio Canhada - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:219-234.
    Considerações sobre o povo ou o nacional-popular parecem ter servido como uma espécie de outro da filosofia e do filósofo. Neste texto acompanhamos as análises de Marilena Chaui a respeito da função atribuída ao popular. Dela fazem parte, segundo a autora, mecanismos ideológicos e, a fim de se escapar deles, exploraremos sua ideia de contradiscurso. Ao final, procuramos examinar tais categorias tendo em vista a própria maneira como Marilena Chaui se refere a sua prática filosófica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Dois povos.Juan Oropesa - 1947 - Washington,: Departamento de Cooperação Intelectual, União Panamericana.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Povos indígenas e relações internacionais: das malocas à aldeia global.Felip Kern Moreira - 2008 - Humanitas - Cadernos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará 14.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    Um Inimigo do Povo: o Livre-Pensador e o Suicídio.Ulisses Razzante Vaccari - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):173-190.
    RESUMO: Partindo de uma leitura da peça Um inimigo do povo, de Ibsen, o presente texto procurará definir o livre-pensador como aquele que se opõe ao pensamento ou aos pensamentos dominantes, ousando pensar por si próprio. Ao fazê-lo, o livre-pensador se sacrifica, cometendo uma espécie de suicídio, proveniente de seu amor incondicional pela sua comunidade. A partir da definição de Ibsen, o artigo procurará alguns exemplos na história do pensamento que a corroborem, como Sócrates, Galileu e Espinosa. No caso (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  29
    Estes povos foram como que domesticados: a interpretação de fontes em história em países europeus.Manuela Carvalho - 2015 - Dialogos 19 (1):243-260.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    Darcy Ribeiro e o Povo Brasileiro.Sidinei Pithan da Silva, Celso José Martinazzo & Hedi Maria Luft - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:180-188.
    O presente estudo configura-se como uma leitura da obra de Darcy Ribeiro, intitulada O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. É investigado, por meio dela, o tema da formação e do sentido do Brasil. O estudo é de caráter bibliográfico, com enfoque hermenêutico. Trata-se de uma abordagem que busca compreender o enfoque teórico-metodológico utilizado por Ribeiro na produção da escrita historiográfica, bem como analisar o próprio conteúdo desta produção em relação à caracterização da sociedade brasileira. Compreende-se, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    Heranças africanas e povos indígenas: novas linguagens para o ensino de história na Rede Anísio Teixeira - BA.Telma Gonçalves Santos & Valdineia Oliveira Dos Santos - 2016 - Odeere 1 (1).
    O presente artigo aborda a produção audiovisual da Rede Anísio Teixeira, em especial os episódios Revolta dos Malês e Povos Indígenas, que fazem parte do programa Intervalo. A Rede Anísio Teixeira é um ambiente de produção e compartilhamento de mídias de licença livre, possíveis de serem acessadas através do Ambiente Educacional Web. Este repositório de conteúdos digitais educativos tem como público alvo a comunidade escolar da rede pública. Os episódios Revolta dos Malês e Povos Indígenas fazem parte de um acervo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  28
    O poder do povo no Federalista: virtude e vontade na República Federativa dos Estados Unidos da América de acordo com Hamilton, Madison e Jay.Felipe Augusto Mariano Pires - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):55.
    Com este trabalho, buscamos verificar o quanto de poder o povo possui na forma de governo defendida no _Federalista_ em relação ao direcionamento do governo para os seus fins. Para isso, buscamos entender o papel dos conceitos de virtude e vontade na referida forma de governo e a relação de tais conceitos com o poder. Utilizamos como pano de fundo as ideias de Locke, Montesquieu e Rousseau sobre representação. Concluímos que o _Federalista_ se contrapõe a Rousseau e segue Montesquieu, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  20
    Outras histórias do povo de santo, feiticeiras e curandeiros soteropolitanos. (1930-1960).Iris Verena Oliveira - 2017 - Odeere 2 (3):153-174.
    Esse texto preocupa-se com universo religioso afro-brasileiro, em Salvador, no período que compreende as décadas de 1930 e 1960. A partir dos indícios de práticas religiosas identificadas em processos criminais e jornais que envolveram supostos curandeiros, adeptos do candomblé e feiticeiros. Buscando diversificar as práticas religiosas analisadas, o estudo contemplou casos e que evidenciam o cotidiano religioso baiano com características que destoam da propalada “baianidade nagô”. O debate sobre pureza iniciado pelos pesquisadores na década de 1980 abriu espaço para 926 (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  27
    A primeira assembleia do povo de deus : uma faceta da recepção do Concílio Vaticano II na Arquidiocese de Belo Horizonte.Jotaci Brasiliano Conceição de Oliveira - 2015 - Horizonte 13 (40):2313-2314.
    Thesis summary: OLIVEIRA, Jotaci Brasiliano Conceição de. The first assembly of the people of God, a facet of the reception of the Second Vatican Council in the Archdiocese of Belo Horizonte.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    O “direito dos povos”: um ideal de justiça para ser aspirado por todas as sociedades.Guilherme de Oliveira Feldens - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):82-94.
    A obra O direito dos povos fecha a trilogia de reflexões de Rawls sobre a justiça, sustentando que povos razoáveis podem conviver de maneira pacífica em um mundo justo. Seu objetivo fundamental é estudar as possibilidades de estender o conceito de justiça como eqüidade para o âmbito externo denominado de Sociedade dos Povos. Elabora ideais e princípios para a política exterior de povos razoavelmente justos,instaurando um programa de direito internacional público. O presente artigo visa apresentar a importância de sua teoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  25
    Neopentecostalismo na mentalidade do povo brasileiro: um deslocamento da fé para o mercado.Paulo Passos - 2009 - Horizonte 7 (15):167-177.
    A ascensão das denominações pentecostais no mercado formal da religiosidade brasileira simboliza uma verdadeira quebra de paradigmas. Da marginalidade, do estigma de “seita” que caracteriza este segmento, passaram a ocupar um plano privilegiado no campo econômico e espiritual. Essa exponencial visibilidade social em detrimento de outras denominações religiosas, sobretudo da católica, baliza o marco contextual dessa pesquisa. Entremeio a uma inusitada percepção espiritual da pós-modernidade, ou simplesmente um mega projeto de marketing, o fato é que os neopentecostais ocupam uma posição (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  17
    Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais - Dossiê.Natalino Perovano Filho, Emilia Afonso Nhalevilo, Geilsa Santos Costa Baptista & Hilbert Blanco-Álvarez - 2021 - Odeere 6 (2):01-06.
    Apresentação dos artigos que compõe o Dossiê "Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais".
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    As múltiplas figuras de povo em discursos de Maquiavel.José Luiz Ames - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):133-156.
    In the reading of the three major political works of Machiavelli is recurrent the use of the term popolo, or some correlate. Thus, if Machiavelli’s interest in the figure “people” seems clear, what does he mean by it? Is it possible to establish a sufficiently homogeneous and definitive conception of people in Machiavellian thought, particularly in Discourses? The purpose of this study is to show that, although an idea of popolo as a political actor in Machiavelli’s work is present, his (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  38
    Desenvolvimento, meio ambiente, povos indígenas e comunidades tradicionais no Brasil de hoje: uma mirada a partir da Antropologia pública.Henyo T. Barretto Filho - 2021 - Aisthesis 70:263-286.
    The article presents an anthropological understanding of recent transformations in Brazilian socio-environmental policy and arena, with an emphasis on the social effects of national development programs and projects on territorial rights of indigenous peoples and traditional communities. It is an attempt to understand the country's recent political situation based on the production of the commissions and committees of the Brazilian Association of Anthropology – specifically its Committee on Traditional Peoples, Environment and Large Projects – understood as peculiar loci of knowledge (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  14
    A festa do Povo de Deus.Raimundo Carvalho Gordiano - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):156-167.
    The feast is a constitutive element of the human dimensions referring mainly to its symbolic level. It involves all the dimensions, harmonizing the cyclical and linear understanding of time. All people and cultures live the dimension of the feasty as a permanent and new fact repeated every time, but always as a new achievement. It changes and renews the daily rhythm overcoming the danger of routine. In the Christian tradition, the party has as central event the Paschal Mystery of Christ, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  11
    Das cidades às confederações: Caminhos para superar os conflitos E as guerras que ameaçam a independência dos povos.Evaldo Becker - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Os objetivos do presente artigo são: apresentar um panorama das discussões modernas acerca dos conflitos internos que ameaçam e enriquecem a vida política das cidades; e de um ponto de vista externo, apresentar algumas das principais ideias construídas no período, para alargar os laços exteriores dos povos, na tentativa de superar ou sobreviver às guerras que ameaçam a independência dos Estados. Para tanto nos serviremos de autores como Maquiavel, Hobbes, Saint-Pierre, Rousseau e Bolívar.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  17
    Nos Processos Formativos da Cibercultura, o Encontro com as Matemáticas dos Povos Tradicionais.Inara Borges Da Silva José - 2018 - Odeere 3 (5):186.
    O presente relato nasce da participação no curso de extensão “Educação e Diversidade: dialogando com os saberes dos povos tradicionais”, realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, oferecido pelo grupo interinstitucional África. O relato tem como objetivo refletir sobre o encontro com as matemáticas dos povos tradicionais, proporcionado pelo curso, e como essas matemáticas podem colaborar na formação de licenciandos em matemática dentro de uma matriz étnico-racial.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Maquiavel leitor de Políbio: os povos.Fernanda Elias Zaccarelli Salgueiro - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):46-58.
    A primeira parte do artigo trata das discussões sobre a possibilidade de leitura de Políbio por parte de Maquiavel. Na segunda, aponta-se o limite epistemológico exposto pela teoria política do historiador grego, que coloca as causas externas de corrupção da cidade no lugar de ininteligível. Assinala-se, ainda, a centralidade da ideia de equilíbrio e concórdia entre as partes da cidade. Na última seção, indica-se como Maquiavel insere as relações internacionais na equação política da cidade, ponto em que entra em discussão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Biopolítica Na Perspectiva de Giorgio Agamben: Dispositivos e a Vida Nua Dos Povos Indígenas Brasileiros.Thayse Edith Coimbra Sampaio & Flávia de Ávila - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):97.
    O presente artigo busca compreender as manifestações de poder que conduzem o indígena à vida sacra. Todo o aprofundamento acerca da política moderna parte de fragmentos do pensamento agambiano: dispositivo, força-de-lei, iustitium; vida nua e Povopovo. A análise se inicia com a “suspensão de segurança”. Esta escolha se explica pelo papel paradigmático que desempenha na temática indigenista, conduzindo os autóctones a um vazio normativo. Indaga-se: a aplicação do instituto da suspensão de segurança, pelos tribunais de justiça (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    A liberdade guiando o povo: uma aproximação a Agostinho da Silva.Pedro Martins - 2016 - [Sintra, Portugal]: Zéfiro.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    A Sabedoria do Povo Hebreu em Oposição à Sophia Grega. Uma Analise do Impacto da Cultura Helênica sobre a Cultura do Povo Hebreu.O. B. R. Costa - 2015 - Páginas de Filosofía 7 (2):99-126.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28. «o Povo Não Sabe O Que Quer». Alguns Aspectos Da Crítica Hegeliana A J. J. Rousseau, A Respeito Da Ideia De Legitimidade E Da Origem Do Estado Entre 1817/18 E 1820. [REVIEW]Edmundo Pires - 1999 - Revista Filosófica de Coimbra 8 (15):65-116.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Atividade curricular em comunidade E sociedade E os povos tradicionais: Experiência de Campo do curso de direito da universidade federal da bahia.Júlio César de Sá da Rocha & Roberta Nascimento da Silva - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    ATIVIDADE CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE E OS POVOS TRADICIONAIS: EXPERIÊNCIA DE CAMPO DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Da Aldeia à Academia, da Academia à Aldeia: os desafios da Universidade frente às demandas dos Povos Originários.Claudecir dos Santos & Maria Silvia Cristofoli Cristofoli - 2022 - Odeere 7 (3):25-44.
    Este artigo é fruto de experiências no ensino superior envolvendo orientações de pesquisas científicas com estudantes indígenas. O objetivo do artigo é problematizar os alcances do fazer ciência com estudantes indígenas, seguindo os moldes acadêmicos tradicionais. As reflexões partem da hipótese de que a linguagem é o dispositivo limiar tanto para emancipação quanto para a continuidade de uma exclusão para com estudantes indígenas. Fundamentado em diferentes documentos e pesquisas sobre o tema, o artigo discute sobre as dificuldades dos estudantes indígenas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    Cosmopolítica e Plantas Mágicas em Pesquisas com Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro: uma conversa com Clarice Novaes da Mota.Paulo de Tássio Borges Da Silva - 2018 - Odeere 3 (5):12.
    A entrevista foi articulada durante a visita da antropóloga Clarice Novaes da Mota no mês de abril de 2018 ao Rio de Janeiro – RJ, sendo os diálogos articulados virtualmente durante os meses de maio e junho de 2018. A entrevista traz um dos primeiros trabalhos antropológicos com os Povos Indígenas do Nordeste, sendo este construído pela Clarice Novaes da Mota com os Xokó no Estado de Sergipe. Os diálogos foram construídos diante das categorias: Cosmopolítica, Plantas Mágicas, Etnogênese, entre outras, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  18
    O engano do povo inglês.Luiz Roberto Salinas Fortes - 1978 - Discurso 8:117-136.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. O cinema do povo: um projeto de educação anarquista (1901-1921).Cristina Aparecida Reis Figueira - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  15
    A Democracia e a Soberania do Povo Sob o Olhar da Hermenêutica Constitucional.Marcelo Serrano Souza - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (2):01.
    O presente artigo analisa os sentidos abstratos para a soberania do povo como pressuposto para a fixação de sentidos concretos para a democracia participativa em um Estado de Direito. A temática é abordada pelo método dedutivo, por meio de pesquisa doutrinária e de diplomas normativos. O artigo pretende responder em que medida se afigura possível estabelecer bases de racionalidade para a construção de um discurso compatível com os direitos de participação política em um Estado Democrático de Direito.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  38
    A Religiosidade Trinitária do Povo Goiano (The Religious Faith on Trinity of people from Goiás, Brazil) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p763. [REVIEW]Irene Dias Oliveira & Rafael Lino Rosa - 2011 - Horizonte 9 (23):763-781.
    Pretende-se, neste artigo, inserir o leitor no universo do catolicismo popular do povo goiano a partir de suas três dimensões: o culto popular à figura de Deus Pai, que em Goiás ganha o nome de Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade; a devoção popular à figura de Deus Filho, no culto ao Senhor Bom Jesus dos Passos, na Cidade de Goiás; e por último, no culto ao Espírito Santo, na Festa das Cavalhadas, na cidade de Pirenópolis. Na religiosidade (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  37
    A Pentecostalização de Povos Tradicionais na Amazônia: aspectos conceituais para uma antropologia de identidades religiosas.Donizete Rodrigues & Manoel Ribeiro De Moraes Júnior - 2018 - Horizonte 16 (50):900-918.
    Este artigo é um trabalho de enquadramento conceitual, que suporta pesquisas etnográficas que enfocam a presença e a dinâmica religiosa do protestantismo-pentecostalismo na Amazônia. A hipótese que estofa epistemologicamente este texto - e os projetos antropológicos já em andamento e futuros - formula a ideia de que o aspecto étnico-cultural “caboclo”, como ‘tipo ideal’, é um factor crucial nas dinâmicas evangélicas nesta região. Esta construção conceptual está presente, entre outros, em teóricos como Eduardo Galvão, Heraldo Maués, Angélica Mota Maués e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  33
    Educação escolar indígena: Um olhar a partir de Freire, ldb E estatuto dos povos indígenas.Ian Lima Santana & Nivaldo Vieira De Santana - 2020 - Odeere 5 (9):391.
    A condição indígena no Brasil se apresenta atualmente de forma complicada. Tendo suas garantias constitucionais violadas, a existência desses povos tem sofrido sérios danos. A situação se torna mais complexa quando se olha para a Educação Escolar Indígena, cuja existência é garantida pela Constituição Federal e pela Lei 9.394/96. Este trabalho tem por objetivo analisar e discutir a revisão bibliográfica pertinente de modo a ampliar a produção de conhecimento sobre o tema. É uma pesquisa bibliográfica e analítica que justifica à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. O que é um povo?Giorgio Agamben - 2010 - In Bruno Pexe Dias & José Neves (eds.), A política dos muitos: povo, classes e multidão. Lisboa: Ediçoes Tinta-da-China.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  11
    Vulnerabilidade e Emanicipação Sociocultural de Povos Indígenas: Percurso de Uma Pesquisa-Ação Colaborativa.Dirce Stein Backes, Claudia Zanberlan, Juliana Silveira Colomé, Alencar Kolinski Machado, Margareth Zanchetta & Marcos Alexandre Alves - 2024 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 17 (33):121-135.
    The article presents the construction and structuring phases of an action research project, which involves indigenous populations, approved by the Abdias Nascimento Academic Development Program. The proposal aims to foster national and international cooperation, aimed at emancipatory and intercultural education and the promotion of racial equality and inclusion, focusing on social vulnerability and valuing the sociocultural and linguistic specificities of indigenous populations. The intention is to analyze the relationship between traditional care practices in the pregnancy-puerperal cycle of indigenous women and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  26
    Ditadura militar e o genocídio indígena: caso do Povo Waimiri Atroari e a construção da estrada BR 174.Nathanael Pereira - 2023 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 4 (8):e230115.
    O genocídio indígena esteve presente na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), assim como em todos os períodos após as invasões portuguesas de 1500. A partir do uso dos ideais coloniais e da estrutura capitalista, as políticas de desenvolvimentismo com as invasões às terras indígenas culminaram no genocídio que foi protagonizado pelo Exército Brasileiro. Segundo a Comissão Nacional da Verdade, mais de 8.350 indígenas foram mortos durante o período de 1946 a 1988, número este que pode ser bem maior, dado que o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  23
    Querida Amazônia: Exortação Apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade.José Neivaldo de Souza - 2020 - Horizonte 18 (55):432.
    Observando a realidade amazônica, as dificuldades dos habitantes da floresta, em meio à extração predatória do lucro e os desafios de uma nova evangelização, Francisco convoca os católicos e convida os cristãos e pessoas de boa vontade a sonharem, à luz da fé e da Palavra de Deus, com uma Amazônia que defenda os direitos dos nativos e de seus habitantes; que preserve a riqueza das culturas que ali resistem; que conserve a beleza natural tão ameaçada e acolha o evangelho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    As etnogêneses, os índios do Nordeste e a territorialidade dos povos Jê dos Sertões do Leste: o caso Pataxó do Extremo Sul da Bahia.Tamires Santos Pereira - 2018 - Odeere 3 (5):120.
    No texto ora apresentado, procuramos para além da discussão sobre o território e a territorialidade Pataxó, desenvolver uma contextualização breve sobre os povos Jê dos Sertões e como estes grupos foram categorizados ao longo da história, um esforço que contribui para entendermos a dinâmica da conquista da região aqui estudada e de como os grupos indígenas, dentre eles os Pataxó, foram ao longo da história da colonização sendo representados, categorizados e submetidos à situação de territorialização, ao ponto de se organizarem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Os santos nos faxinais: religiosidade e povos tradicionais.Antonio Paulo Benatte, José Adilçon Campigoto & Rosenaldo de Carvalho - 2011 - Topoi: Revista de História 12 (23):140-160.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  25
    Educação do Campo: a efetivação das políticas públicas educacionais no Assentamento Roça do Povo, município de Itabuna-BA.Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena, Taís das Flores Santos & Marcella Gomez Pereira - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023014.
    Este artigo aborda de maneira preliminar a efetivação das políticas públicas educacionais no Assentamento Roça do Povo, no município de Itabuna-BA, analisando a legislação vigente, pontuando direitos conquistados pelas populações rurais e principalmente pelos campesinos por meio das suas lutas e reivindicações. Também foram analisadas as dificuldades, desafios, progressos, formação de professores e a importância da educação no campo para os campesinos. Desta forma, abordamos a importância de conhecer e estudar as leis que regulamentam a Educação do Campo, pois, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  28
    Leigo como sujeito eclesial: da Teologia do Laicato à Teologia do Povo de Deus.Josimar Azevedo - 2007 - Horizonte 5 (10):182-187.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Os Almanaques, os Livros do Povo, os Livros da Revolução: Entre Sensibilidades, Visões de Mundo e Práticas Modernas de Leitura (Campinas, Final do Século XIX e Início do Século XX).Maria Carolina Bovério Galzerani - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. A ideia de uma sociedade de povos bem-ordenados segundo John Rawls.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2013 - Sofia 3 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  43
    “Na linguagem clara e compreensível do povo”: História e cotidiano politizado nas poesias de lundus (Rio de Janeiro, segunda metade do século XIX).Silvia Cristina Martins de Souza - 2019 - Dialogos 23 (2):123.
    Este artigo explora as relações entre história e literatura considerando a literatura um testemunho que pode ser lido, desconstruído e submetido ao mesmo escrutínio ao qual os historiadores submetem outras fontes que lhes permitam ter acesso à compreensão de redes e tensões sociais mais amplas. Nele são utilizadas poesias publicadas no cancioneiro Trovador: coleção de modinhas, recitativos, árias, lundus, etc.., com o objetivo de mostrar como seus autores estabeleceram um diálogo entre si e com seus leitores acerca de um assunto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Mudanças na moral do povo brasileiro.Antônio Moser & Antônio Silva (eds.) - 1984 - Petrópolis: Vozes.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Limites políticos de um projeto intelectual para a integração dos povos do Novo Mundo: o Primeiro Congresso Internacional de História da América (1922).Lúcia Maria Paschoal Guimarães - 2005 - Topoi 6 (10):192-212.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 396