Results for 'leitura'

960 found
Order:
  1.  14
    Leitura Reflexiva, Teatro e Literatura Com Odilon Esteves.Iracema Campos Cusati - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    O prazer da leitura, a formação do leitor e os novos conhecimentos promovidos pela interpretação do ator Odilon Esteves são salientados neste capítulo para fomentar uma reflexão sobre o uso didático das palestras cênicas na formação cultural e na ressignificação da vida na contemporaneidade. O universo poético acessado pelo ator-leitor é composto de contos, poesia e prosa recheados de subjetividade e paixão na visitação das obras literárias a que teve acesso pela via dos afetos. Sob a égide do paradigma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Leituras em educação - volume 8.Rodrigo Costa Araujo, Querte Terezinha Conti & Katia Cilene Silva - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 6.
    Leituras em Educação — volume 8 — constitui importante contribuição às discussões que se formulam sobre o ensino e a prática pedagógica - da leitura, da literatura infantojuvenil, da iniciação científica no Ensino Médio, dos infinitos diálogos com Paulo Freire. Esta coletânea, em seus cinco artigos, explora de modo consistente pressupostos teóricos que explicitam a importância da educação e sua construção em saberes, incluindo a tecnologia, quando refletem sobre a aprendizagem. Todas as leituras examinam, de maneira cuidadosa, a prática (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    (1 other version)Leituras em educação - volume 9.Rodrigo da Costa Araujo, Cremilda Barreto Couto & Tania Cristina da C. Gregório - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Leituras em Educação - volume 9 - coletânea composta por treze artigos, reúne textos de professores pesquisadores que, entre saberes e leituras, analisam a educação por meio de um instrumental teórico para verificar a maneira como ocorre o entrelace educação com outros saberes e áreas. A pluralidade que pode ser depreendida da configuração desta obra, e que se expande no sumário e nos artigos que a compõem, remete para a diversidade e profusão da leitura e da educação. Os capítulos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  21
    Leituras e travessias pelas memórias afetivas e musicais: experiências subjetivas.Silvio Roberto Silva Carvalho - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022007.
    O presente artigo trata sobre experiências leitoras motivadas por canções, memórias autobiográficas e comentários publicados em plataformas digitais. Partindo-se do princípio de que a leitura é mais que uma simples atividade de decodificação, defende-se que ao deixar-se ler pelas canções e pela arte o sujeito, involuntariamente, arma-se para produzir sentidos às marcas inscritas e re-inscritas na sua própria história, reinventando-se e gerando novos processos de subjetivação. Os objetivos deste trabalho são: 1. Construir uma compreensão sobre o lugar da canção (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  22
    Leitura e singularidade biográfica: o caso do editor português Vitor Silva Tavares.Emanuel Chaves Cameira - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022004.
    Partindo de uma relevante premissa de Paulo Freire, a de que “a compreensão crítica do ato de ler […] não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”, o vertente artigo procura analisar os primeiros anos do processo de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    A Leitura No Ensino Superior: Alguns Debates.Siomara Moreira Vieira Borba, Alexandre Augusto E. Souza & Deborah Carvalho de Lima - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Neste texto, debatemos a leitura no ensino superior. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns debates sobre a leitura no ensino superior. Foi realizadauma pesquisa bibliográfica com o objetivo de buscar textos em periódicos científicos que tratassem do tema leitura no ensino superior. Os debates identificados convergem para a relevância social da leitura e para o entendimento da leitura como uma habilidade a ser desenvolvida. Destacamos as preocupações com o significado social e com a aprendizagem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  16
    Uma leitura existencialista de A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector.Anna Clara Paes Lima - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):196.
    Realiza-se aqui uma análise da obra literária A Paixão Segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector, a partir do viés filosófico existencialista, desenvolvido por Jean-Paul Sartre em sua obra O Ser e o Nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológico (1943). Assim sendo, a obra que será objeto de estudo acompanha a jornada existencial da personagem G.H. em busca de sua própria identidade. Nesse sentido, utiliza-se aqui a teoria existencialista ateísta de Sartre, assim como o estudo realizado pelo filósofo paraense, Benedito Nunes, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  28
    A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar.Renata Junqueira de Souza, Andréia Alencar Oliveira-Iguma & Grazielli Alves de Lima - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022006.
    O presente artigo nasce a partir do diálogo entre três pesquisadoras que têm dedicado parte expressiva de suas carreiras acadêmicas a olhar para a prática da leitura, em especial, a literária como possibilidade de uma participação pessoal e social mais crítica. Todavia, em um país que livro ainda custa caro e que a maioria das pessoas não têm poder aquisitivo para comprá-lo é inegável que a descontinuidade de políticas públicas de leitura venha no processo contrário a formação de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Da leitura escolarizada à leitura literária: a trajetória na formação do leitor.Renata Junqueira de Souza & Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):103-131.
    Buscamos neste texto refletir sobre a leitura literária e a leitura escolarizada do leitor em formação, mediante a análise de parte dos dados coletados em investigação realizada com crianças do Ensino Fundamental. Tratase da compreensão dos processos de recepção de textos literários por parte de leitores-aprendizes do oeste paulista. A discussão sobre a temática remete ao lugar da leitura literária e como ela vem sendo acolhida na escola.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  22
    A Leitura Republicana de Hannah Arendt Sobre a Constituição.Carlos Fernando Silva Brito - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):16-30.
    A partir da leitura de Hannah Arendt sobre a relação entre lei, poder e Constituição em Sobre a Revolução, este artigo pretende apontar uma afinidade entre a noção arendtiana de direito e a matriz contemporânea do republicanismo. Para tanto, retoma a empreitada da Revolução Americana na transformação do conceito de Constituição e em seguida o malogro das Constituições francesas pós-revolução. Como pano de fundo, se identifica a preocupação de Arendt com a instauração de um corpo de leis capazes de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  24
    A leitura do sagrado: uma metodologia ativa na Cultura Religiosa.Edile Fracaro Rodrigues - 2020 - Horizonte 18 (55):223.
    A presente pesquisa documental, numa abordagem qualitativa, buscou penetrar em um ambiente cultural e religioso, a partir de documentos produzidos por estudantes universitários. No “Clique do Sagrado”, atividade pedagógica desenvolvida por estudantes da PUCPR, o Sagrado se tornou fonte de leitura. Imagens, símbolos, gestos e espaços são os elementos que constituem essa leitura. A atividade se constitui de foto e texto sobre o sagrado e tem por objetivo sensibilizar o estudante de Cultura Religiosa da PUCPR em relação ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  42
    A leitura das narrativas sagradas: uma crítica à exegese tradicional à luz da Semiótica da Cultura e Teorias Narrativas.Kenner Roger Cazotto Terra - 2016 - Horizonte 14 (43):859-889.
    A interdisciplinaridade, tema caro para as pesquisas científicas, gerou profundas e renovadoras mudanças nas perguntas feitas aos textos, que giravam sempre em torno da autoria, fundo histórico e genealogia de tradições. Observando a história do estabelecimento das ciências da religião, desde os primeiros trabalhos de Max Müller, sabe-se que a leitura das narrativas sagradas foi fundamental. Estas são expressões de linguagem oral ou escrita do ambiente religioso. Neste texto, serão apresentadas as intuições da semiótica da cultura de I. Lótman (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Uma leitura extravagante da sem'antica Fregeana.Claudio F. Costa - 2011 - Dissertatio 33:275-297.
    Esse artigo contém uma leitura da semântica fregeana na qual sentidos são parafraseados como regras cognitivas e a existência e a verdade em termos da aplicabilidade dessas regras. Nesse contexto ideias objetáveis da semântica fregeana são substituídas por outras mais intuitivas e plausíveis, sendo as consequências disso especulativamente consideradas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    Uma leitura do desejo do corpo e da alma no Filebo e no Banquete de Platão.Juliano Paccos Caram & Leandro Lunkes - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):211-223.
    O objetivo deste artigo consiste em propor uma leitura acerca da necessária relação entre corpo e alma na elaboração do desejo, tal como exposto em obras como o Filebo e o Banquete de Platão. Na medida em que esses textos versam, dentre seus assuntos principais e de modo mais específico, sobre temas como o prazer e o amor respectivamente, ambos discutem o componente do desejo na gênese tanto da sensação prazerosa, quanto na afecção amorosa. Assim, o que se pretende (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Latinitas: leitura de textos em língua latina. Novos alunos, novas metodologias.José Amarante Santos Sobrinho - 2016 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 5 (1):15-29.
    O objetivo deste artigo é apresentar aos pesquisadores das Humanidades as iniciativas brasileiras para o desenvolvimento de materiais didáticos para a aprendizagem de latim por estudantes de cursos superiores de nosso tempo, com foco no material didático do Programa “Latinitas: leitura de textos em língua latina”, produto da tese de doutorado do autor. Após os mais de três anos de elaboração e de testagens do material na Universidade Federal da Bahia (Brasil), resenha-se aqui o processo de elaboração e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A leitura heideggeriana do eterno retorno de Nietzsche.Eduardo Nasser - 2003 - Philosophica 26:171-180.
    O objetivo do texto é apresentar a interpretação de Heidegger sobre o eterno retorno de Nietzsche, procurando problematizar as deduções encontradas por essa leitura.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Leitura e escrita em sala de aula com base nas teorias dos gêneros de textos (GENERA 2).Neires Maria Soldatelli Paviani - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2):13-26.
    Este texto apresenta de forma sucinta a pesquisa Leitura e escrita em sala de aula com base na teoria dos gêneros de textos (GENERA 2), desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul/Secretaria Municipal de Educação (Smed), no período de agosto de 2006 a julho de 2009. Examina, com base nos estudos dos gêneros textuais, o desempenho de alunos em leitura e produção de textos em testes aplicados a alunos de 5ª série, de 16 escolas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  20
    (1 other version)Duas leituras de Hegel: Duas propostas de ontologia.Manfredo Araújo De Oliveira - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (160):741-758.
    H. G. Gadamer faz uma leitura do sistemade Hegel a partir de uma crítica externaque, diagnosticando corretamente a perda da dimensãoda contingência e da historicidade no sistemahegeliano, constrói uma ontologia específicana qual se enraíza, então, a hermenêutica. C. Cirne-Lima faz uma crítica interna ao sistema de Hegel,reformulando-o, todo ele, de ponta a ponta,sob o primado de um operador modal deôntico, odever-ser. Com isso pretende repor a contingênciae a historicidade dentro do método e da lógica dosistema. Disso resulta um projeto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  32
    Leitura bioética de variações sociais da vigil'ncia em condomínios.Marcio Fabri dos Anjos & Rogerio Jolins Martins - 2017 - Horizonte 15 (47):887.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Leitura do obscuro.Jorge Urrutia - forthcoming - Teorema: International Journal of Philosophy.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  24
    Leituras Em Educação Volume Onze.Cremilda Barreto Couto, Rodrigo da Costa Araújo & Tânia Cristina da Conceição Gregório - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    Em síntese, este décimo primeiro volume de Leituras em Educação que ora se apresenta trata de questões contemporâneasque avultam na produção pedagógica pós-moderna. Por meio de reflexões fundamentadas em estudos teóricos e analíticos, problematizam-se os diálogos da educação com a literatura infantojuvenil, com as tecnologias digitais e as metodologias ativas, com aexclusão social no contexto do ensino remoto, o uso do cinema como ferramenta pedagógica, a matemática na educação básica ea formação permanente do educador. Em especial, reflete-se sobre a (...) e a educação em diversos viéses, problematizandopotencialidades de formação, ativação do senso crítico, enfim, da ampliação de um repertório cultural e horizonte de expectativa.Certamente, a leitura será prazerosa e elucidativa! (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Livros, Leituras e Inovação Pedagógica-A Circulação de Modelos Culturais eo Papel das Bibliotecas Particulares na Formação dos Professores.Maria João Mogarro - 2006 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 8 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Fazendo leituras de textos sobre filosofia para crianças E jovens.Maria Teresa B. C. S. G. Dos Santos - 2017 - Childhood and Philosophy 13 (27).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  58
    Uma leitura da escravidão pela ótica dos desafios do antiescravismo (A reading of slavery from the perspective of the challenges of antislavery).Ênio José da Costa Brito - 2013 - Horizonte 11 (29):294-320.
    Ênio José da Costa Brito apresenta Uma leitura da escravidão pela ótica dos desafios do antiescravismo . Trata-se de minuciosa nota bibliográfica sobre a obra de Seymour Drescher: DRESCHER, Seymour. Abolição: Uma história da Escravidão e do Antiescravismo. São Paulo: Editora UNESP, 2011, 736p. ISBN 978-85-393-0184-3.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  29
    Leitura sobre a criação - gênesis 1 sobre exercício maximalista E minimalista.Fabio Py Murta de Almeida - 2009 - Revista de Teologia 4.
    A motivação deste artigo é de apresentar resumidamente o que tem sido discutido academicamente sobre a formação do Primeiro Testamento, assim se tomou em voga dois termos que têm circulado o vocabulário acadêmico desde 1996 (a partir dos Congressos de Metodologia Histórica), maximalismo e minimalismo. E, em cima desses dois modos de pensar se fez um exercício perceptivo sobre a leitura do texto de Gênesis 1, mostrando a importância dessas discussões para a atualização hermenêutica dos discursos teológicos de hoje.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    Leitura sociológica da bíblia: A perspectiva pós/des-colonial.Eduardo Sales de Lima - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):97-105.
    The purpose of this work is to propose a sociological reading that includes the pós/des-colonial perspective in the Bible interpretation process. One of the main critics accomplished by the pós/des-colonial perspective is the Eurocentrism’s influence. It affirms that European methods should not be used as a rule for the Latin-American’s context and that the sociological reading, mainly developed based on Marx and Weber, was enough to explain our reality. Then, I present a short historical of Bible’s sociological reading and the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  30
    A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar.Renata Junqueira de Souza, Andréia de Oliveira Alencar Iguma & Grazielli Alves de Lima - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022006.
    This article arises from the dialogue between three researchers who have dedicated an expressive part of their academic careers to look at the practice of reading, especially literary as a possibility for more critical personal and social participation. However, in a country where books are still expensive and most people do not have the purchasing power to buy them, it is undeniable that the discontinuity of public reading policies comes in the process contrary to the formation of literary readers. Furthermore, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    Leituras alemãs de 'Hamlet', de Goethe a Hegel.Pedro Süssekind - 2020 - Discurso 50 (1).
    O texto busca apresentar a recepção da céle-bre peça de Shakespeare em solo alemão, as-sim como as consequências que essa leitura teve em diferentes momentos do que se con-vencionou chamar de Goethezeit.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  17
    Coração: uma leitura secular e sua presença no Brasil.Eliana Rela, Neiva Senaide Petry Panozzo & Juliane Petry Panozzo Cescon - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022008.
    Este artigo é um recorte do projeto de pesquisa “Leitura de imagens no ensino de História: um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições, livro didático e representações culturais”. Ele apresenta uma análise, dentre as muitas possíveis, da condição leitora na obra Cuore, escrita por Edmondo De Amicis, traduzida para o português brasileiro com o título Coração. Centenário, o livro teve sua primeira edição publicada no ano de 1886, na Itália, e tornou-se um grande sucesso editorial, principalmente por ter (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  16
    Uma leitura do problema da divisão do trabalho em Smith.Claude Gautier & Thiago Vargas - 2022 - Discurso 52 (2):190-209.
    Propondo uma releitura do problema da divisão do trabalho em Smith e partindo dos dois discursos sobre a questão desenvolvidos nos Livros I e V da Riqueza das nações, trata-se de analisar esta noção tanto sob o prisma das considerações naturalistas e epistemológicas de Smith quanto destacando o caráter relacional e interdependente presente na divisão do trabalho. Com isso, busca-se reconsiderar criticamente o “liberalismo” de Smith.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    Leituras de Paulo Freire: política, cultura e formação humana.Gomercindo Ghiggi (ed.) - 2016 - São Leopoldo, RS: Oikos Editora.
    Formação humana -- Políticas e resistências -- Diálogo com interlocutores.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    Sementes para uma leitura transcendental da filosofia do neoplatonismo tardio.Danillo Costa Lima - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):86-126.
    Segundo uma leitura bem estabelecida da história da filosofia, a “revolução copernicana” ou “virada transcendental” que ocorre na filosofia moderna, atingindo maturidade no pensamento de Immanuel Kant, teria abolido a possibilidade da metafísica como ciência. Vemos, no entanto, imediatamente em seguida à crítica kantiana o florescimento de um novo modo de pensar a disciplina filosófica da metafísica em chave transcendental, já purificada pela crítica kantiana: o que o scholar Paul Redding chama de ‘idealismo transcendental forte’. Neste artigo, investigo algumas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    Uma leitura do Discurso sobre a servidão voluntária.Jorge Mateus - 2015 - Kairos 12:95-110.
    info:eu-repo/semantics/publishedVersion.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  1
    Uma leitura africana da parábola das minas (Lc 19, 11-28).Paulin Sébastien Poucouta - 2024 - Horizonte 22 (69):216604-216604.
    In Africa, the Matthaean parable of the talents (Mt 25:14-30) is often used in preaching and in Magisterial texts. On the other hand, the Lucan parable of the mines (Lk 19, 11-28) is less well known. According to the evangelist, Jesus spoke it before entering Jerusalem for his passion, resurrection and ascension. But what does it say in particular about Jesus and the kingdom? How can it be read in an African context? To answer these questions, we will use complementary (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. O Anjo Irônico Leopardi: Leitura Benjaminiana Dos Pensieri.Fabio Teixeira - 2007 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 11:159-174.
    Resumo: Em oposição à leitura de Friedrich Nietzsche, a do pessimismo leopardiano justificado como expressão de "decadência fisiológica" e Leopardi identificado com o "anjo decaído" romântico, defende-se, neste escrito, a leitura de Walter Benjamin que revela o aspecto revolucionário e prático de um "anjo irônico", conforme a designação benjaminiana. Empreende-se aqui um diálogo entre os argumentos de Benjamin, apresentados na sua resenha [Kritiken und Resenzionen - 1928] dos Pensieri leopardianos, e a obra de Leopardi, Canti e Zibaldone di (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    Literatura e Leitura Escolar No Ensino Médio: Constatações e Perspectivas.Josele da Rocha Monteiro & Rafael Durant Pacheco - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Pensando na perspectiva de que a leitura e a literatura estão intimamente interligadas, é necessário repensar quais estratégias didáticas os professores lançam mão. Neste sentido, este estudo buscou compreender quais estratégias didáticas são mais eficazes e interessantes para se alcançar os alunos no que se refere ao ensino da literatura e na prática da leitura. Foi abordado ainda o papel não apenas da escola, mas da família no processo de fomentação da leitura literária. Desta forma, ao final (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  16
    leitura neopragmatista de Rorty sobre Foucault.Edna Magalhães do Nascimento & Maria Jordana de Brito Gomes - 2024 - Cognitio 25 (1):e64392.
    O objetivo deste artigo foi investigar a leitura neopragmatista de Richard Rorty (1931-2007) sobre a concepção de subjetividade em Michel Foucault (1926-1984). Rorty ficou conhecido como um celebre filósofo que se opôs à concepção moderna de sujeito, sobretudo, o excesso de antropocentrismo e cientificismo. Quanto ao filósofo francês Michel Foucault, pode-se constatar no terceiro domínio de sua produção teórica, a presença de uma investigação vigorosa sobre a constituição do sujeito. Inicialmente, percebe-se desde seus primeiros escritos, o papel que exerce (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    Apresentação:Questões de Leitura e Educação.Rodrigo Araujo - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    A proposta desta coletânea de ensaios, em sua décima edição, é reunir pesquisas que refletem sobre as fronteiras entreeducação e leitura. Elas, também, de alguma forma, pelos seus recortes, revelam a errância do pensamento e da práxis, mostramcaminhos pelos quais a leitura e a pesquisa transitam e dialogam atualmente. Seus dez ensaios versam sobre os mais variados aspectos: há aqui desde de leituras críticas pontuais, a leituras que enfocam aspectos propriamente teóricos com relação à tópicos de leitura (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Fronteiras: leituras filosófico-teológicas.João Manuel Duque - 2011 - Porto: Universidade Católica Editora.
    A relação entre filosofia e teologia sempre foi das mais complexas que conheceu a história do ocidente Em realidade, trata-se de uma relação fronteiriça, em que os habitantes dos dois lados se encontram tão próximos que, por vezes, se confundem ou se glad.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Leitura de Heidegger - sobre o fundamento.Miguel Antonio do Nascimento - 2002 - Princípios 9 (11):109-125.
    A questáo do fundamento traz a tona críticas a metafisica. No pensamento de Heidegger, esta questáo mostra que o ontológico náo se reduz as deterrninações metafisicas. Este fato como tal é que precisaria suscitar interesse e ser aprofundado. Criticas generalizadas e correntes a metafisica náo tomam isto como seu objetivo.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  14
    Deleuze E chaui: Leituras paralelas sobre a ética de espinosa.Bárbara Lucchesi Ramacciotti - 2013 - Cadernos Espinosanos 29.
    : Neste artigo pretendemos verificar em que medida as leituras de Deleuze e de Chaui nos ajudam a compreender a Ética de Espinosa como uma inovadora filosofia prática ou filosofia da práxis. O forte nexo entre teoria e prática tem sido enfraquecido por muitas leituras que defendem a tese do “paralelismo espinosano”, pois atribuem um privilégio do atributo pensamento em relação à extensão, isto implicaria em um privilégio da teoria em relação à prática e à experiência. As leituras de Deleuze (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  25
    Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior.José Pedro Boufleuer & Aldemir Berwig - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):845-883.
    Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior Resumo: O artigo reflete sobre a formação humana em cursos superiores na perspectiva da capacitação crítico-reflexiva que prepare para a vida em sociedade. Trata-se de pesquisa qualitativa com reflexão a partir de estudo teórico que tematiza a condição humana, a noção de imaginário social instituinte e o desafio do desenvolvimento do pensamento mediante o exercício da leitura. Analisa que na época atual, em que o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  15
    Uma leitura dos deveres do professor e do aluno no discurso oficial.Maria Helena Fernandes Cardoso - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):45-51.
    […] Este estudo tem como preocupação centrar algumas reflexões sobre a linguagem. E, por objetivo, questionar a consciência do homem quando este produz a linguagem, isto é, a prática do discurso e a reflexão sobre problemas que se originam dessa prática. O texto que constitui o escopo desta análise refere-se aos deveres do professor e do aluno contidos nos regimentos de algumas escolas estaduais de Minas Gerais. Visando à melhor compreensão, dividimos a análise em duas partes. A primeira apresenta uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  28
    Leituras e possibilidades de representar o espaço geográfico no ensino fundamental.Émerson Dias De Oliveira, Andressa De Lima Santos, Méury Katiê Ferreira Leopoldo & Joana Gabrieli Oliveira Silva - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):25-36.
    O espaço geográfico é uma categoria da ciência geográfica que possibilita uma acentuada e complexa possibilidade de refletir a coletividade social, sendo que neste desafio são trazidas à tona inúmeras perspectivas de análises da relação homem-natureza. Dessa feita, o presente estudo elabora uma breve discussão acerca do espaço geográfico enquanto uma ferramenta de análise das relações sociais, além de evidenciar a sua centralidade no interior da Geografia. Ao longo do estudo estão colocadas algumas concepções teóricas desta categoria geográfica, com destaque (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  14
    As leituras alemãs da filosofia bergsoniana: transcendentalismo e Lebensphilosophie.Bruno Batista Rates - 2017 - Doispontos 14 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    Uma leitura sobre a aporia de “dialética do esclarecimento” a partir de Freud, Marx e Weber.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):391-410.
    O objetivo do presente texto é repensar a aporia pela qual o livro “Dialética do Esclarecimento” é anunciado, a saber, a autodestruição do esclarecimento ou a procura da liberdade pela racionalidade, mas que culmina em uma regressão. Nossa argumentação perfaz dois caminhos: primeiramente, apresentamos a relação existente na obra entre um tipo de antropologia com bases freudianas e uma leitura da sociologia de Marx. Concebemos a noção de uma estrutura psíquica permeável às condições sócio-históricas do ser humano ocidental. Tal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    Leituras de um realismo jurídico-penal marginal: homenagem a Alessandro Baratta.Paulo César Corrêa Borges (ed.) - 2012 - [São Paulo, Brazil]: UNESP, Programa de Pós-Graduação em Direito, Núcleo de Estudos da Tutela Penal e Educação em Direitos Humanos.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Estudo de fontes e leitura imanente: Algumas considerações metodológicas a partir do caso Nietzsche.Rogério Lopes - 2012 - Dissertatio 35:227-247.
    Este artigo oferece alguns argumentos a favor da tese de que o método de reconstrução do contexto intelectual é mais adequado ao entendimento da obra de Nietzsche do que o método de leitura imanente. Independentemente dos méritos e limitações das respectivas metodologias, duas características gerais da obra de Nietzsche tornam a abordagem contextual mais promissora: a concepção nietzscheana da tarefa filosófica, na medida em que esta o leva a tratar de forma instrumental entidades abstratas ; e sua preferência pela (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Peirce como leitor & leitura como devaneio.Vincent Colapietro - 2018 - Cognitio 19 (1):56-76.
    Investigadores científicos no sentido moderno, aqueles pensadores com os quais C.S. Peirce identificava-se mais profundamente, “têm sido bem-sucedidos pois eles passaram suas vidas não em suas bibliotecas ou museus, mas em seus laboratórios e no campo”. De fato, Peirce gastou incontáveis horas envolvido em uma atividade na qual ele parece menosprezar nesta e em outras passagens. Aliás, ele parece ter interpretado incorretamente sua vida como leitor. O autor oferece um retrato de Peirce como leitor, mesmo quando de maior importância ele (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    A Dificuldade na leitura de o Capital de Marx: a posição althusseriana.Fernando Bonadia de Oliveira - 2011 - Cadernos Espinosanos 25:131.
    As dificuldades que envolvem a leitura e compreensão de O Capital de Karl Marx são consideradas por Louis Althusser em seu prefácio à edição francesa desta obra. Este artigo tem como objetivo investigar o problema da dificuldade na leitura do livro de Marx, a partir de uma análise da recomendação althusseriana, segundo a qual se deve iniciar a leitura de O Capital deixando de lado, a princípio, sua seção primeira. Posteriormente, será mostrado como o próprio filósofo alemão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 960