Results for 'pensamento'

967 found
Order:
  1. Bibliografia filosófica brasileira.Antãonio Paim & Centro de Documentaðcäao do Pensamento Brasileiro - 1983 - [Salvador, Bahia]: Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro.
    [1] 1808-1930 -- [2] Período contemporâneo, 1931-1980 -- [3] Período contemporâneo, 1981-1985.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  12
    Bibliografia e estudos críticos.Miguel Reale & Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro - 1999 - Centro de Documentac~ao Do Pensamento Brasileiro.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    O Pensamento da Identidade Na Gênese Do Fetichismo.Fábio César da Silva - 2014 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 6 (11):51-59.
    O que proponho nesse artigo é demonstrar interpretativamente alguns pontos de conexão entre os termos pensamento da identidade e o fetichismo na filosofia de T. W. Adorno (1903-1969). Essa conexão é parte de uma elaboração, ou uma ampliação, do conceito de fetichismo na filosofia adorniana cuja evidência surge a partir de duas perspectivas interpretativas: [i] por uma interpretação externa à filosofia de Adorno, tal como uma história filosófica do conceito; e [i.i.] por uma interpretação interna à sua filosofia, considerando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  37
    O pensamento de John Dewey.Karine Biasotto - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):209-226.
    Esse artigo tem por objetivo entender a conexão entre democracia, educação e ciência em Dewey. Primeiramente apresenta-se a proposta de democracia como um modo de vida associada que pressupõe interesses em comum e liberdade. Algo que representa um equilíbrio desejável. Em um segundo momento, destaca-se o histórico da formação da democracia americana e a educação como um elemento que promove a manutenção da sociedade democrática e como essa forma de vida e de governo é impactada pela economia e pela ciência. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  11
    O Pensamento político de Cunha Leal nos anos 1960.Júlio Rodrigues da Silva - 2017 - Cultura:313-328.
    O pensamento político de Francisco Pinto da Cunha Leal (1880-1970) sofreu uma constante evolução ao longo da sua vida pública. A emergência do Estado Novo, nos anos 30 e 40 do século XX, tornou-o num oposicionista, levando-o a denunciar as suas violências e a desconstruir os seus mitos numa intransigente defesa da democracia. Nos inícios dos anos 60, confrontado com as novas realidades políticas, nascidas da Guerra Fria (1947-1991) e da crise do sistema colonial português (1961), aproveitando a relativa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  98
    (1 other version)O pensamento de Marx sobre a subjetividade.Eduardo F. Chagas - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):63-84.
    O pensamento de Karl Marx sobre a subjetividade humana é pouco conhecido e divulgado na língua portuguesa, e, no Brasil, particularmente, carece ainda de um estudo amplo, explícito e sistemático. Meu artigo pretende esboçar uma reflexão mais completa de sua filosofia sobre a subjetividade humana, insistindo não somente na crítica, mas também, e especialmente, na compreensão da referida questão, a partir de uma leitura imanente e estrutural de suas obras, no original. Vale ainda ressaltar que minha investigação se apoia (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Pensamento autônomo e ensino de filosofia: uma reflexão a partir de Schopenhauer.Vilmar Debona - 2009 - Revista Ciências Humanas, Unitau 2 (2):1-9.
    O texto versa sobre o tema do pensador autônomo, Selbstdenker, e sobre o ensino da filosofia sob a ótica do pensamento de Schopenhauer. Uma das questões analisadas é a da possibilidade de se pensar ou fazer filosofia autonomamente. Com isso, no entanto, depara-se com outra problemática concernente à história da filosofia: é possível conservar um grau de independência em relação à tradição quando se objetiva um pensamento autônomo? Aos olhos de Schopenhauer, se a história da filosofia fosse considerada (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Pensamento Singular e Atos de Pensamento Episódicos.Soutif Ludovic - 2018 - Manuscrito 41 (1):93-113.
    No debate acerca da singularidade de, pelos menos, alguns de nossos pensamentos sobre o mundo, assume-se corriqueiramente que o responsável pela natureza singular do episódio mental não é o próprio episódio e, sim, a proposição singular expressa quer por um proferimento assertórico de sentença singular autônoma, quer pela cláusula complementar em um relato de atribuição de atitude proposicional. As rotas semânticas padrão assumem que a singularidade do episódio mental (conceitual) é por assim dizer “herdada” da singularidade do conteúdo. Argumento que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  20
    A recepção do pensamento greco-romano árabe e judaico pelo ocidente medieval. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.Manoel L. Vasconcellos - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):613-615.
    A recepção do pensamento greco-romano árabe e judaico pelo ocidente medieval.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  39
    Pensamento dialético” na “Teoria dos Cinco Elementos” na China antiga.Vo Van Dung - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:253-263.
    A Teoria dos Cinco Elementos é uma das primeiras teorias na história da filosofia chinesa. O nascimento da doutrina marcou uma virada no processo de percepção do mundo com os cinco elementos básicos de metal, madeira e água, fogo e terra. Esses cinco fatores são percebidos na forma de experiência, o nível de consciência ainda é rudimentar e as características mais gerais da matéria ainda não foram generalizadas. No entanto, com as duas leis dos Cinco Elementos do nascimento mútuo, os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  27
    Pensamento pós-colonial, gênero e poder em María Lugones: multiplicidade ontológica e multiculturalismo.Guilherme Paiva de Carvalho - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):311-338.
    Resumo: O artigo objetiva refletir sobre as concepções de gênero, poder, multiplicidade e multiculturalismo, em María Lugones, analisando o modo como sua teoria se associa ao pensamento pós-colonial. Para tanto, aborda a perspectiva do pensamento pós-colonial e a noção de colonialidade do poder, considerando o sistema moderno/colonial de gênero. As teorias pós-coloniais criticam o paradigma epistemológico do Ocidente e a hierarquização baseada na distinção entre humanos e não humanos, colonizador e colonizado. Em sua análise do sistema moderno/colonial, María (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos // Thought on Adorno's constallation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts.Alex Sander da Silva, Jéferson Luís de Azeredo & Ricardo Luiz de Bittencourt - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):275-287.
    Este texto pretende apresentar reflexões acerca do pensamento em constelação proposto por Adorno para problematizar as práticas formativas colocadas em movimento nos contextos educativos. Para tanto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para pensar criticamente sobre a formação dos sujeitos nos contextos educativos. Inspirados no pensamento adorniano nos reportamos ao conceito de constelação e, posteriormente, às categorias de emancipação e autorreflexão. As problematizações construídas nesse trabalho podem contribuir para o desvelamento da multiplicidade de questões que envolvem a complexidade do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    Alguns pensamentos sobre a leitura e os estudos destinados ao uso de um cavalheiro.Rodrigo Jungmann de Castro - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 42.
    Escrito em 1703, no ano anterior à morte de John Locke, este breve ensaio nos fornece uma visão das concepções pedagógicas maduras de Locke, que de certa forma complementam aquilo que podemos depreender da leitura dos seus “Alguns Pensamentos sobre a Educação”, obra datada de 1693. Estritamente ancorado nas concepções empiristas de Locke, este último tratado se ocupa da educação da criança e de sua relação com os pais ou, alternativamente, os preceptores. O texto que o leitor tem em mãos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    Pensamento feminista: conceitos fundamentais.Heloísa Buarque de Hollanda & Audre Lorde (eds.) - 2019 - Rio de Janeiro RJ: Bazar do Tempo.
    Um livro que reúne alguns dos mais representativos textos que moldaram o que podemos chamar pensamento feminista. Uma obra de referência capaz de oferecer um repertório fundamental para os estudos de gênero e também para o ativismo. "A missão deste livro é, portanto, a de mostrar o caminho no qual os conceitos centrais do pensamento feminista foram se desdobrando, sendo questionados e dando origem a novas formas de pensar e definir identidades, gênero, subjetividades e sexualidades. A sinalização desse (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Pensamento ameríndio: cosmopolítica contra o etnocídio.Gustavo Fontes - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):391-417.
    Neste texto propõe-se primeiramente uma definição do conceito de Cosmopolítica, alertando para suas implicações filosóficas e epistêmicas, e em seguida empreende-se uma problematização da relação do pensamento ocidental com o pensamento ameríndio, a partir de alguns marcos históricos, jurídicos, teorias antropológicas e filosóficas; afim de construir uma janela para se pensar a densidade desta relação, índios e não-índios, na contemporaneidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  46
    Pensamento e ação em Hannah Arendt.Maria de Fátima Simões Francisco - 1996 - Trans/Form/Ação 19:163-175.
    This paper intends to investigate in Hannah Arendt's last work The Life of the Mind the relationship between thinking and action, which is in the origin of the conflict between philosophy and politics and has influenced the whole philosophical tradition. Arendt aims to show that these two activities are not by themselves incompatible with each other, as this tradition made efforts to establish, but they have become so through the "professional" philosophical use of thinking.Este artigo trata do relacionamento entre (...) e ação na obra final de Hannah Arendt, A vida do espírito, que se encontra, segundo ela, na origem do conflito entre filosofia e política e teve influência sobre toda a tradição filosófica. Arendt pretende mostrar que essas duas atividades não são por si próprias incompatíveis entre si, como a tradição se esforçou por fazer crer, mas apenas assim se tornaram pelo uso "profissional" que o filósofo faz do pensamento. (shrink)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O pensamento crítico como ferramenta de defesa intelectual // Critical thinking as a tool of intellectual defense.Valdemir Guzzo & Brambatti Guzzo - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):64-76.
    A ideia de que o pensamento crítico deva estar no centro de qualquer atividade educacional tem sido proposta por filósofos da educação há muito tempo. Pensar criticamente, ou seja, avaliar ideias e argumentos de acordo com as razões e evidências apresentadas em suporte a eles, e ter o hábito de fazê-lo constantemente, isto é, possuir o espírito crítico, são consideradas características importantes para os indivíduos e para o bom funcionamento de uma sociedade democrática. No entanto, o pensamento crítico (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Pensamentos, sentimentos, vontades e afetos: a fisio-psicologia de Nietzsche a partir do aforismo 19 de Para Além de Bem e Mal.Bruno Martins Machado - 2010 - Princípios 17 (28):185-209.
    O presente estudo busca apresentar como a noçáo de fisio-psicologia proposta por Nietzsche se estrutura sobre o corpo e exige uma alteraçáo particular na determinaçáo da noçáo de vontade. Para realizar tal empreendimento, tomamos como parâmetro principalmente o aforismo 19 de Para Além de Bem e Mal . Neste texto, Nietzsche apresenta uma releitura da noçáo de vontade a partir da análise da estrutura dos afetos, dos pensamentos e dos sentimentos. A importância desse empreendimento se justifica por abrir espaço para (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    O Pensamento de Ada Kroef Como Potência Para o Ensino de Filosofia.Cristiane Maria Marinho & Antônio Alex Pereira de Sousa - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):104-122.
    Este artigo apresenta a potência do pensamento da filósofa e professora Ada Kroef para o ensino de Filosofia e a Educação. Para tanto, abordaremos os livros Currículo-nômade: sobrevoos de bruxas e travessias de piratas Inspirada pela Filosofia da Diferença (2018) e Escola como polo cultural: contornos mutantes em fronteiras fixas (2017). Nessas obras, a autora questiona teorias e práticas conservadoras do ensino e da educação de forma geral, propondo a criação de novas práticas e posicionamentos teóricos. A estrutura desse (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  19
    O pensamento político de Rousseau à luz do debate liberal-comunitário.Renato Moscateli - 2019 - Doispontos 16 (1).
    No debate entre liberais e comunitaristas, colocam-se perspectivas distintas sobre temas políticos cruciais, à medida que se busca definir a relação mais apropriada entre o indivíduo e a coletividade, ora salientando-se o valor da autonomia pessoal, ora enfatizando-se a importância da inserção identitária dos sujeitos no contexto social. Embora os escritos de Rousseau precedam a discussão entre essas correntes de pensamento, eles abrangeram temas sobre os quais as duas se debruçam. O autor toma o indivíduo como base para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    Pensamento científico moderno e abalo à esfera pública: uma reflexão com base em Hannah Arendt.Claudio Ricardo Martins dos Reis - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):304-314.
    Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a emergência da modernidade, a consolidação do pensamento científico moderno e suas consequências especificamente indesejáveis no domínio da política. Para isso, baseio-me no pensamento de Hannah Arendt. Arendt destaca três eventos como os principais precursores da era moderna: a exploração dos continentes, a Reforma e a invenção e utilização do telescópio. Discuto brevemente a relação desses eventos com a alienação do mundo, tal como entendida por Arendt, e me aprofundo nas novidades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    Pensamento coreográfico: com um texto também se dança.Maria Dolores Sosin Rodriguez - 2023 - Odeere 8 (1):131-151.
    O movimento, aqui transcrito enquanto coreografia, atua como metodologia para refletir sobre o papel do corpo na produção do conhecimento em sentido amplo: teórico-artístico-científico. Levando-se em consideração as relações entre dança, palavra e literatura, assim como as relações com outras artes, realizam-se considerações variadas, a partir de críticas da literatura e da cultura, buscando interpretações para um pensamento coreográfico negro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  18
    O pensamento social no Brasil: estilos, idiomas.Luiz Antonio de Castro Santos - 2017 - Rio de Janeiro: EdUERJ.
    Esta obra traz ao leitor ensaios publicados ao longo de algumas décadas, alinhados a tradição brasileira de 'pensamento social'. Entre os vários intelectuais e pensadores analisados por Castro Santos, a obra de Gilberto Freyre, um dos maiores nomes de nosso tempo, mereceu atenção especial. Além do escritor pernambucano, todos os demais autores tratados neste livro revelam uma preocupação com o Brasil, uma intenção de 'reinventar' um país, gerar uma nação, criar metáforas de transformação social, converter idiomas e, regionalismos a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos // Thought on Adorno's constallation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts.Alex Sander da Silva & Azeredo - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):275-287.
    Este texto pretende apresentar reflexões acerca do pensamento em constelação proposto por Adorno para problematizar as práticas formativas colocadas em movimento nos contextos educativos. Para tanto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para pensar criticamente sobre a formação dos sujeitos nos contextos educativos. Inspirados no pensamento adorniano nos reportamos ao conceito de constelação e, posteriormente, às categorias de emancipação e autorreflexão. As problematizações construídas nesse trabalho podem contribuir para o desvelamento da multiplicidade de questões que envolvem a complexidade do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    O republicanismo e o pensamento político de Hume.Cicero Araujo - 2022 - Discurso 52 (2):166-189.
    Este texto enfoca as percepções de Hume sobre os eventos políticos e político-econômicos de seu tempo. Ancorado na análise de J. G. A. Pocock, o artigo explora os modos pelos quais o pensamento político humeano pode ter sido influenciado pelo assim chamado “republicanismo britânico do século XVIII”, dado o contexto de difuso mal-estar com uma intrusão sem precedentes do poder econômico sobre a política. A despeito das muitas contribuições que a história social e a história do pensamento político (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  46
    Estilos de pensamento, personalidade e bem-estar subjetivo: avanços e polêmicas.Zanon Cristian & Claudio Simon Hutz - 2010 - Revista Aletheia 32:80-91.
    O objetivo deste artigo é apresentar algumas possíveis relações entre ruminação e reflexão com sexo, Neuroticismo/ajustamento emocional e bem-estar subjetivo (BES), decorrentes de uma análise crítica da literatura científica da área. O pensamento ruminativo, cujo conteúdo é negativo e desadaptado à ..
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Editar os Pensamentos de Pascal: considerações históricas e análise da edição de Alain Cantillon.Flavio Fontenelle Loque - 2024 - Cadernos Espinosanos 50:33-53.
    A descoberta póstuma de escritos de Blaise Pascal tratando da religião cristã colocou um desafio a seus familiares e amigos: como editá-los? O presente artigo pretende realizar um estudo desse desafio e elaborar um quadro amplo das principais edições realizadas desde o século XVII, incluindo-se a edição de Allain Cantillon publicada em 2023. O propósito do presente artigo se subdivide, portanto, nos seguintes passos: (I) considerações históricas sobre a tarefa de editar os _Pensamentos_, (II) panorama das principais edições e, por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  33
    (1 other version)O livre-pensamento: um entusiasmo da razão?Pascal Taranto - 2004 - Doispontos 1 (2).
    A acusação de entusiasmo é um dos temas mais paradoxais da polêmica entabulada por Berkeley no Alciphron contra o livre-pensamento. Com efeito, o entusiasmo designa tradicionalmente uma forma de iluminação religiosa aparentemente incompatível com as pretensões do livre-pensamento à racionalidade crítica. Ora, essa acusação não se dirige aos principais deistas como Toland e Collins (antes qualificados como racionalistas obstinados) mas principalmente a Shaftesbury, cuja análise inovadora do entusiasmo como paixão universal, criativa ou destrutiva segundo o temperamento do indivíduo, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  18
    Sobre os Pensamentos Metafísicos.Marilena Chaui - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:15-35.
    Os Pensamentos Metafísicos (Cogitata Metaphysica) raramente são tratados pelos comentadores de Espinosa, exceto em notas de rodapé, possivelmente por terem sido apresentados apenas como um Apêndice aos Princípios da Filosofia cartesiana. Todavia, pretendo mostrar que este opúsculo merece ser estudado mais detidamente, visto que é um prolegômeno às ideias fundamentais de Espinosa, tanto no que se refere à crítica à tradição metafísica escolástica, ainda vigente nas universidades holandesas no século XVII, quanto no que se refere à crítica à metafísica cartesiana.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. O Pensamento Humanista Cristão E Algumas Reverberações Na Pedagogia Freireana.Bárbara Hees Garré & Paula Corrêa Henning - 2013 - Educação E Filosofia 27 (53).
    O artigo compõe uma dissertação que tem como problema de pesquisa investigar quais discursos de humanismo produzem o campo da educação, na perspectiva freireana. A escolha do corpus discursivo situa-se no entendimento de que Paulo Freire é um autor muito potente no campo da educação, sendo referência básica nos Planos de Ensino e nos Currículos dos cursos que formam professores. Aqui, pretende-se remontar algumas pistas genealógicas que se constituem como condição de possibilidade para a emergência de um pensamento humanista (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  78
    Sobre pensamento e linguagem Wilhelm Von Humboldt On thought and language.Antonio Ianni Segatto - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):193-198.
    Wilhelm von Humboldt, na esteira de autores como Johann Georg Hamann e Johann Gottfied Herder, inaugura uma das versões daquela tradição de pensamento conhecida sob a rubrica de “virada lingüística”. Mais de um século antes da consolidação dessa tradição, esses autores já realizavam uma crítica decisiva da concepção de linguagem vigente em quase toda a história da filosofia e propunham uma nova maneira de conceber as relações entre pensamento, razão e linguagem. Basta para atestá-lo, a recordação seja dos (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  15
    O pensamento integralista de Miguel Reale.Rodrigo Pinho - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):331-363.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33. Pensamento e linguagem nas afirmações condicionais.Gilberto Gomes - 2013 - D.E.L.T.A 1 (29):121-134.
    Conditional assertions are a peculiar language structure that manifests a specific cognitive operation. In order to express it, different languages have found different ways of using verb forms. Primary conditionals are here defined as those that presuppose the possibility of the falsity of both the antecedent and the consequent. In them, the truth of the antecedent appears as a sufficient condition for the truth of the consequent. The truth condition of primary conditionals is defined as the impossibility of the conjunction (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  25
    Pensamento Poético e Pensamento Calculante: o Dilema da Cibernética e do Humanismo em Vilém Flusser.Erick Felinto - 2013 - Flusser Studies 15 (1).
  35.  5
    Pensamento não-metafísico ou pós-metafísico? A controvérsia de Rawls e Habermas sobre o realismo político.Felipe Moralles E. Moraes - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (6).
    This article engages with the discussion between Rawls and Habermas concerning the interplay of political realism and normativity to address a fundamental question in contemporary political philosophy. How realistic is a normative theory of politics that critiques or rejects many deep religious, philosophical, and metaphysical commitments? Rawls contends that political theory achieves realism and objectivity by avoiding pronouncements on metaphysical theories (non-metaphysical). In contrast, Habermas argues that realism emerges when grappling with metaphysical theories and prioritizing praxis over metaphysics (post-metaphysical). The (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  43
    Pensamento, experiência E o tempo do ócio na educação infantil.Gabriela Venturini & Betina Schuler - 2020 - Childhood and Philosophy 16 (36):01-27.
    This paper aims to examine the way that the concepts of thought and interest have been described in the three main documents that currently guide Brazilian Child Education – National Education Guidelines and Bases/1996, National Curriculum Guidelines for Child Education/2010, and National Curriculum Basis/2018 for Child Education – and their implications for relations between childhood and thinking. In order to do that, we have relied on studies in the philosophy of difference, considering authors such as Kohan, Larrosa, López and Ribeiro, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  14
    O Pensamento Inquieto de Danilo Di Manno de Almeida e o Nosso Diálogo Inacabado.M. L. Alves - 2011 - Páginas de Filosofía 3 (1-2):67-79.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  20
    Pensamentos de Blondel: A unidade dó amor e da caridade.Maria Teresa Antonelli & Maurice Blondel - 1963 - Revista Portuguesa de Filosofia 19 (4):366 - 384.
  39. O Pensamento Colonial de Jorge Dias.Ana Barradas - forthcoming - História.
  40.  8
    O Pensamento galego na história: aproximación crítica.Barreiro Barreiro, Xosé Luis & Gerardo Pereira Menaut (eds.) - 1992 - [Santiago de Compostela]: Universidade de Santiago de Compostela.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  54
    O pensamento sem estaca zero.Hilan Bensusan - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (110):209-223.
  42.  7
    O pensamento emancipador de Enrique Dussel (1934-2023).Hernán Crego Bonhomme, Yuri Alexandre Ferrete & Adriano Furtado Holanda - 2023 - Phenomenology, Humanities and Sciences 5 (3):216-219.
    Façamos uma lista dos dez filósofos que mais gostamos. Façamos o mesmo com os sociólogos, antropólogos ou da disciplina que queiramos. Aposto que o resultado desta lista será a notável evidência do colonialismo sedimentado em nossa cultura. Salvo exceções, nenhum destes nomes será um nome de origem latino-americana. Todos, se não a grande a maioria, serão personagens europeus que povoam os programas escolares e universitários e que tem conseguido sufocar o interesse e alimentado o desprezo pela produção latino-americana. Voltar a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  25
    Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior.José Pedro Boufleuer & Aldemir Berwig - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):845-883.
    Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior Resumo: O artigo reflete sobre a formação humana em cursos superiores na perspectiva da capacitação crítico-reflexiva que prepare para a vida em sociedade. Trata-se de pesquisa qualitativa com reflexão a partir de estudo teórico que tematiza a condição humana, a noção de imaginário social instituinte e o desafio do desenvolvimento do pensamento mediante o exercício da leitura. Analisa que na época atual, em que o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. O pensamento jurídico de Norberto Bobbio.P. Asterio Campos - 1966 - São Paulo,: Saraiva.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  18
    O Pensamento do Mesmo: entre utopias e heterotopias.Cesar Candioto - 2017 - Doispontos 14 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  41
    Imaginação, pensamento e conhecimento de si no Comentário Jesuíta Conimbricense à psicologia de Aristóteles.Mário Santiago de Carvalho - 2010 - Revista Filosófica de Coimbra 19 (37):25-52.
  47.  59
    O pensamento político de Éric Weil.Mauro Cardoso Simões - 2010 - Enfoques 22 (2):79-84.
    My purpose is to analyze the peculiar thinking of Weil, according to the categories of reasoning, as a choice to avoid violence. In his definition of man, Weil recovers the notion of realization, with which man is redefined in terms of what he must be and not merely for what he is. There-to, man is ..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  21
    Pensamento único e repetição em Schopenhauer.Ruy De Carvalho - 2016 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 7 (1):105.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  30
    Um pensamento pedagógico emergente das práticas educativas como humanização e diferença // Emergent pedagogical thinking of educational practices as humanization and difference.Luiz Artur dos Santos Cestari - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020020.
    Este trabalho apresenta uma proposta para pensar nas práticas educativas como humanização e diferença. Diante disso, põe em questão que muitos dos conhecimentos sobre educação advêm de processos de elaboração que têm pouca ou quase nenhuma relação com práticas educativas. Por isso, posiciona-se pela crítica à postura que submete a educação aos diversos discursos que circulam nas ciências da educação, superando os fundamentos humanistas modernos e o entendimento de educação como lugar de produção de determinadas subjetividades e/ou identidades. Ao contrário (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Pensamento E figuração no tractatus logico-philosophicus.Rogério Saucedo Corrêa - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (29):425.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 967