Results for 'teorias da conspiração'

964 found
Order:
  1. Uma teoria da justiça para um mundo globalizado A Theory of Justice for a Globalized World.Uma Teoria da Justiça Para Um - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana 7 (18):57-68.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  34
    “Isso é verdade?” – a “infodemia” da pandemia: considerações sobre a desinformação no combate à COVID-19.Victor André Pinheiro Cantuário - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):175.
    O presente trabalho trata do tema “desinformação na pandemia da COVID-19”, identificando como problema se notícias falsas realmente têm causado algum impacto no combate à doença. Para isso, tem como objetivo discutir alguns aspectos explorados por notícias falsas como a origem do vírus, as formas de propagação e tratamentos disponíveis. A fim de cumprir o referido objetivo, recorre à consulta a notícias disponíveis _on-line_ e veiculadas por sítios da imprensa formal, bem como faz uso do suporte de Foucault, Janich, Levinson, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Plot and complot: the impasse of narrativization, poor cognitive mapping and conspiracy theories.Tomas Lima Pimenta - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (3):e02400225.
    Resumo: Este artigo tenta revelar o significado da disseminação contemporânea das teorias da conspiração, seguindo a sugestão de Frederic Jameson de que as teorias da conspiração são sintomas de um “mapeamento cognitivo” empobrecido. Para isso, transpõe-se o problema do mapeamento cognitivo para uma questão mais ampla de narratividade, em diálogo com o florescente campo da ética narrativa, interpretando-o por meio das lentes da teoria crítica e da psicanálise. Resumidamente, afirma-se que as teorias da conspiração (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  50
    A semiótica greimasiana no quadro epistemológico das teorias da linguagem e dos estudos da religião.Sueli Maria Ramos da Silva - 2019 - Horizonte 16 (51):1066.
    Este artigo tem por objetivo proceder à relação entre as teorias da linguagem e o estudo das religiões, notadamente por meio da apresentação do quadro epistemológico da semiótica greimasiana de linha francesa. O artigo, de natureza teórica, ao observar as recorrências dos mecanismos de construção do sentido dos textos, presentes nos enunciados de interpretação religiosa, efetivados pela semiótica, procura realizar um breve histórico desses estudos, traçando algumas considerações acerca de como se processa o projeto da semiótica no que concerne (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    A concepção ideológica da teoria da complexidade que se desdobra na educação brasileira e latino-americana.Marcelo Donizete da Silva - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):36-64.
    Este artigo tem como objetivo apresentar os dados da pesquisa realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-SP no ano de 2010, para aquisição do título de Doutor em Educação. Além da apresentação dos dados, a proposta será de trabalhar os conteúdos específicos da teoria da complexidade de Edgar Morin, sua implicação na produção da pesquisa e da educação brasileira e latino-americana. Por se tratar de uma discussão apresentada como aula para o programa de pós-graduação em educação da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  32
    O corpo como base da ética na teoria da motricidade humana: o desporto como foco de análise.Fabio Zoboli, Renato Izidoro da Silva & Adolfo Ramos Lamar - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 135.
    A teoria da Motricidade Humana criada na década de 1980 pelo português Manuel Sérgio é uma presunção que tenta dar bases epistemológicas para criar um novo paradigma a fim de pautar as práxis da Educação Física. As bases da teoria se assentam numa perspectiva de corpo centrada na filosofia e ciências humanas para contrapor e somar as bases históricas das práxis da Educação Física historicamente fundadas no corpo anatomo-biológico. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir a centralidade do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    Alguns pensamentos sobre a leitura e os estudos destinados ao uso de um cavalheiro.Rodrigo Jungmann de Castro - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 42.
    Escrito em 1703, no ano anterior à morte de John Locke, este breve ensaio nos fornece uma visão das concepções pedagógicas maduras de Locke, que de certa forma complementam aquilo que podemos depreender da leitura dos seus “Alguns Pensamentos sobre a Educação”, obra datada de 1693. Estritamente ancorado nas concepções empiristas de Locke, este último tratado se ocupa da educação da criança e de sua relação com os pais ou, alternativamente, os preceptores. O texto que o leitor tem em mãos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  25
    Teoria da constituição.Paulo Ferreira da Cunha - 2000 - Lisboa: Editorial VERBO.
    1. Mitos, memórias, conceitos -- Direitos humanos, direitos fundamentais.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  63
    Ação comunicativa e teoria da história:aproximação de Habermas e Rüsen.Luiz Sérgio Duarte Da Silva - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (2):145-161.
    A idéia das ciencias da cultura aproxima o filósofo J.Habermas e o historiador Jörn Rüsen.Os doais possuem propostas sobre o papel do conhecimento dos fenômenos simbólicos hoje.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  20
    A Teoria da Escravidão Natural de Aristóteles a Francisco de Vitória.João Pinheiro da Silva - 2019 - Revista Portuguesa de Filosofia 75 (3):1785-1800.
    The aim of this essay is to analyze the treatment of the theory of natural slavery in Francisco de Vitoria’s thought through his reception of Aquino’s treatise on justice and the Aristotelian theory of natural slavery as described in book I of Politics. In order to understand how Vitoria distances himself from Aquinas, by considering the ius gentium as a positive right, I analyze Victoria’s comments on the Summa Theologica. Finally, I consider Question 1 of the relectio De Indis, where (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Teoria da decisão: difícil decidir.Icc Girão, Ma Villas Boas Filho & A. da Silva Júnior - 2000 - Scientia 1 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) dos entes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  2
    Manual da teoria da história.Roberto Piragibe da Fonseca - 1967 - [Rio de Janeiro]: Ed. Fundo de Cultura.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  47
    Teoria da Ação Comunicativa : estrutura, fundamentos e implicações do modelo.Gustavo Luis Gutierrez & Marco Antonio Bettine de Almeida - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (1):151-173.
    Este artigo não pretende analisar o conjunto da obra de Habermas. Trata-se de pensar exclusivamente a Teoria da Ação Comunicativa, primeiro, em relação aos teóricos em que afirma fundamentar-se, depois, no sentido da sua própria articulação lógica interna e, finalmente, em relação ao seu objeto de pesquisa, a realidade social. Procura demonstrar que a TAC executa dois giros conceituais essenciais: um ao limitar o agir estratégico ao espaço da economia e da política e outro ao definir cultura, sociabilidade e subjetividade (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  90
    Metáforas da diferença: a questão do inteiramente outro a partir da teoria da realidade como construção.Wilson da Silva Gomes - 1992 - Trans/Form/Ação 15:131-147.
    The idea of reality as construction maybe one of the most recurrent themes cutting across Modern and Contemporary thinking. Objectivist realism has professed reality to be external and independent of subjectivity and maintained that experience was the capacity of being affected by things through the senses and of reproducing them as representative mental contents. As a reaction, Modernity will establish: a) that consciousness is not merely receptive passivity but a configurant activity; b) that reality is not reflected by consciousness but, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A 'crise de paradigmas' nas Ciências Sociais, uma questão relativa à teoria da história?Diogo da Silva Roiz - 2006 - Topoi 7 (12):261-266.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  89
    Teoria da justiça de John Jawls: entre o liberalismo e o comunitarismo.Denis Coitinho Silveira - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):169-190.
    O objetivo do presente artigo é realizar uma análise da teoria da justiça como eqüidade de John Rawls em A Theory of Justice e no Political Liberalism, destacando seu modelo de complementaridade entre o deontológico e o procedimental com o teleológico e substancial, buscando responder algumas das críticas levantadas por autores comunitaristas à teoria rawlsiana de justiça e procurando apontar para suas semelhanças. Parto das críticas dos comunitaristas à teoria da justiça como eqüidade; posteriormente, analiso os aspectos teleológicos contidos em (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18.  26
    A historicização da herança geracional segundo a teoria freudiana: um imperativo para os estudos psicanalíticos feministas.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    Procuramos expor o pluralismo de leituras da obra freudiana mediante a exploração da hipótese de historicização da formação psíquica dos sujeitos, especialmente relativa ao complexo de Édipo e Supereu. Partindo da perspectiva de estudos feministas, verificamos no corpus teórico freudiano se há a possibilidade de que o avanço sócio-histórico seja um fator de modificação de concepções que, na leitura freudiana clássica, seriam lidas como imutáveis, fixas e rígidas cultural e historicamente. Madelon Sprengnether, Nancy Chodorow e Judith Butler serão retomadas para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  19
    A teoria das tradições de pesquisa de Alasdair Macintyre contra o universalismo iluminista, o relativismo e o perspectivismo.Alberto Leopoldo Batista Neto - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e33574.
    A teoria das tradições de pesquisa de Alasdair MacIntyre é a sua resposta ao problema da radical discrepância entre perspectivas filosóficas incompatíveis e sua incomensurabilidade prima facie. MacIntyre vê no universalismo iluminista a raiz remota do problema, de modo que desenvolve uma crítica vigorosa de suas pretensões de constituir um campo neutro para o julgamento de teses rivais. Ao mesmo tempo, porém, MacIntyre propõe que uma marca das tradições racionais é a sua tendência a transcender os limites contingentes de sua (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    Testando Teorias da Referência.Michael Devitt - 2017 - Analytica. Revista de Filosofia 20 (2):41-79.
    How should we test theories of reference? The accepted practice is to test them against the referential intuitions of philosophers. Machery et al (2004) wonder why it is appropriate to rely on the intuitions of philosophers rather than those of the folk. I wonder why it is appropriate to rely on referential intuitions at all. We should not go along with the common philosophical view that these intuitions are a priori. Philosophers might follow linguists in thinking that linguistic intuitions are (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A teoria da dupla herança e a evolução da moralidade.Fábio Portela Lopes Almeida & Paulo César Coelho Abrantes - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (1):1-32.
    http://dx.doi.org/10.5007/1808-1711.2012v16n1p1 A teoria darwinista tem contribuído para a discussão de problemas nos mais diversos campos filosóficos, entre os quais se inclui a ética e a teoria moral. A sociobiologia e a psicologia evolucionista elucidaram muitos aspectos do comportamento social de diversas espécies animais, a partir de mecanismos como a seleção de parentesco e o altruísmo recíproco que, contudo, são insuficientes para explicar a cooperação no caso humano. Como alternativa, a teoria da dupla herança busca explicar o comportamento humano considerando tanto (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Regras de interpretação a partir da leitura realista-normativista de Chiassoni da teoria pura de Hans Kelsen.Rubin Assis da Silveira Souza - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    A hipótese da existência de transições na obra deKelsen tornou-se um dos grandes temas entre os especialistas da sua filosofia e teoria jurídica, especialmente no que se refere ao processo decisório. Dois campos antagônicos formaram-se a partir dessa ideia de ruptura e transição entre suas obras: o normativista (focado nos primeiros trabalhos do autor) versus o realista (fundamentado a partir da segunda edição da Teoria pura do direito e da Teoria geral das normas). Perluigi Chiassoni defende, entretanto, uma leitura realista-normativista (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  12
    A teoria da ação comunicativa como referencial teórico ao estudo da interdisciplinaridade.Mônica Bragaglia - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):299-306.
    A interdisciplinaridade constitui-se, atualmente, como uma das posturas imprescindíveis de existência nas intervenções realizadas junto às demandas que se colocam. Face a esta constatação é evidente que também a postura profissional do assistente social seja orientada por esta perspectiva para que desta forma possa inserir- se junto às demais categorias profissionais e, mesmo, junto à sociedade em geral de forma mais efetiva. Investigar a utilização da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas como referencial de análise da configuração da interdisciplinaridade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    A teoria da contingência do Instante de tempo presente em Duns Scotus.Ernesto Dezza & Uellinton Valentim Corsi - 2021 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 2 (1):116-139.
    Este estudo tem por finalidade investigar a teoria da contingência do tempo presente em Duns Scotus, pela qual é afirmada a liberdade humana. O Doutor Sutil parte do conceito de contingência e de possibilidade para fundamentar a contingência das ações divinas e humanas, lançando luzes à problemática das ações livres da vontade humana. Vincula-se a esse assunto o conceito de faculdade natural e de faculdade racional, aos quais o Sutil relaciona à natural o intelecto e à racional a vontade. Consequentemente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A teoria da democracia de Carl Schmitt.Joel Thiago Klein - 2009 - Princípios 16 (25):139-156.
    Este artigo analisa a teoria da democracia de Carl Schmitt e procura destacar, a partir disso, suas virtudes e deficiências. O texto é dividido em duas partes. Na primeira sustenta-se que a teoria schmittiana de democracia se desenrola em dois níveis diferentes, um nível conceitual, essencialmente analítico, e um nível fenomênico, que segundo Schmitt seria meramente descritivo. Nesse horizonte pode-se compreender melhor a teoria schmittiana da democracia e sua crítica à democracia parlamentar. Na segunda parte, apresenta-se algumas críticas à posiçáo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. A teoria da história de Jörn Rüsen: uma introdução.Arthur Assis - 2010 - Goiânia, GO, Brasil: Ed. UFG.
    Trata-se de um trabalho de natureza didática cujo propósito é introduzir o leitor à teoria da história de Jörn Rüsen. O texto inicia-se com uma introdução que situa este autor no contexto do desenvolvimento histórico da disciplina “teoria da história. Está dividido em três capítulos, nos quais os cinco componentes da sua “matriz disciplinar da ciência histórica são apresentados e discutidos, a saber (1) as carências de orientação e funções orientativas; (2) perspectivas diretoras da interpretação histórica e métodos de pesquisa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  27. A teoria da vontade de poder enquanto princípio da existência.Eder David de Freitas Melo - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):143-159.
    Não apenas uma vez Nietzsche escreve que o mundo, junto com tudo que nele há, é tão somente vontade de poder. Por meio dessa teoria ele pensa os diversos níveis da existência, indo desde elementos ínfimos e simples até estruturas complexas, com elevado grau de refinamento. Tudo não passa, segundo esse filósofo, do desenrolar de forças em jogo agonístico por um algo a mais de poder. Neste artigo nós analisamos alguns aspectos da teoria da vontade de poder para mostrar como (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    Compatibilizando Teoria da Ação e Racionalidade Prática a Partir do Conceito de “Intenção”.Mateus de Lima Rui - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):177-200.
    O objetivo desse artigo será apresentar parte do debate atual sobre o papel da intenção na teoria da ação e na racionalidade prática. Para isso, iniciarei com a perspectiva do autor responsável pela retomada da filosofia da ação na contemporaneidade, Donald Davidson. Após oferecer uma breve exposição da concepção davidsoniana da intenção e da ação, e sobre os modelos teóricos “crença-desejo” e “crença-desejo-intenção” na filosofia da ação, pretendo desenvolver algumas considerações sobre o aspecto normativo da racionalidade prática (no sentido em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  62
    A coherence theory of truth/Uma teoria coerentista da verdade.Newton da Costa, Otávio Bueno & Steven French - 2007 - Manuscrito 30 (2):539-568.
    In this paper, we provide a new formulation of a coherence theory of truth using the resources of the partial structures approach − in particular the notions of partial structure and quasi-truth. After developing this new formulation, we apply the resulting theory to the philosophy of mathematics, and argue that it can be used to develop a new account of nominalism in mathematics. This application illustrates the strength and usefulness of the proposed formulation of a coherence theory of truth.Neste artigo, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    Em Torno Do Conceito de Arte de Theodor Adorno: Ecos da Dialética Do Esclarecimento Na Teoria Estética.Sara Juliana Pozzer da Silveira - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):347.
    O presente trabalho procura mostrar que apesar das imensas diferenças entre as obras Dialética do Esclarecimento e Teoria Estética, a sofisticada concepção de arte de Theodor Adorno na Teoria Estética deve muito à Dialética do Esclarecimento, ou seja, se realiza a partir de pressupostos desenvolvidos nessa. Por exemplo, um dos pressupostos fundamentais da Dialética do Esclarecimento é que a origem da arte foi o resultado da separação entre a práxis mimética, situada na pré-história, e a práxis cujo núcleo central é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  18
    A Teoria da Sociedade Civil-Burguesa de Hegel.Hernandez Vivan Eichenberger - 2024 - Revista Dialectus 32 (32):207-226.
    Texto originalmente publicado em HORSTMANN, R-P. “Hegels Theorie der bürgerlichen Gesellschaft”. In: SIEP, Ludwig, G. W. F. Hegel: Grundlinien der Philosophie des Rechts. De Gruyter. pp. 189-208 (2016).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  2
    Discutindo a Origem Evolutiva da Solidariedade Humana.Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (1):150-170.
    Este artigo busca refletir sobre condições iniciais da sociedade pré- humana explicando como dois fenômenos biológicos – adaptativos, a bipedalização e neotenia, ajudaram a emergir no homem características próprias humanas tais como a solidariedade. Procura também lançar critica se a Teoria da Evolução pode ou não explicar comportamentos humanos complexos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  11
    Teoria da educação: contributos ibéricos.João Boavida & Ángel García del Dujo (eds.) - 2007 - Coimbra: Impr. da Universidade de Coimbra.
    A educação sempre foi um fator determinante na vida dos homens e das sociedades, mas hoje ganhou enorme relevância sendo um dos grandes temas da atualidade pela sua importância tanto no presente como para o futuro. Para a educação confluem hoje inúmeros contributos científicos, tanto das ciências sociais e humanas como das ciências empíricas, sem que o fundo social, cultural, espiritual e moral que a educação é deixe de correr incessantemente como um rio profundo que, todavia, os ventos e as (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  18
    Teoria Contempor'nea da Guerra Justa: uma entrevista com Helen Frowe.Davi Jose de Souza da Silva - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (2):233-251.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  2
    A teoria normativa da modernidade na pespectiva habermasiana.Vitor Gomes da Silva & Antonio Tancredo P. da Silva - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7393.
    Em uma sociedade a instauração de conflitos de pretensões não é aprazível para os cidadãos, sendo necessário o uso de formas e instrumentos para que ele seja eliminado. Diante deste panorama conflituoso surge o Direito como mediador social, pois funciona como uma ferramenta de participação que tem a habilidade de promover a realização da cidadania, buscando instalar e restituir pactos sociais, tornando os sujeitos conscientes de seus direitos e deveres e mais solidários perante as desordens sociais experimentados por distintos sujeitos. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Recuo da Teoria e Pedagogia Praticista.Avelino da Rosa Oliveira, Neiva Afonso Oliveira & Alexandre Reinaldo Protásio - forthcoming - Revista Dialectus.
    O artigo discute o recuo da teoria instalado nos processos de formação de professores do nosso tempo. Como suporte teórico, lança mão das concepções epistemológicas de G.W.F. Hegel e de Karl Marx. Ao apresentar essas perspectivas teóricas, a partir de obras dos próprios autores, advoga que a despeito de partirem de intencionalidades político-sociais antagônicas, ambos levam-nos a constatar que os padrões de formação pedagógica preponderantes atualmente não ultrapassam os níveis mais imediatos e indeterminados do processo de elaboração do saber. Por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  3
    A teoria da causalidade em O livro sobre o Puro Bem (Liber de causis).Meline Sousa - 2024 - Princípios 31 (65).
    O objetivo deste artigo é mostrar como o autor de O livro sobre o Puro Bem, conhecido pelos filósofos latinos como Liber de causis (LdC), desenvolve uma metafísica da causalidade ao propor uma abordagem das causas em um domínio diferente da filosofia natural. Seguindo a linha interpretativa mais recente que toma o conteúdo do LdC como um modelo filosófico original, buscarei apresentar e explicar os critérios que fundamentam a distinção causal (Causa Primeira, intelecto e alma) e a primazia absoluta da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    Editorial - Dossiê: Teorias da Religião.Steven Joseph Engler - forthcoming - Horizonte:562-562.
    Editorial - Dossiê: Teorias da Religião.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  15
    Uma Teoria da Justiça: a contribuição da Filosofia Política de Rawls para a Teoria do Direito.Bruno Camilloto, Pedro Urashima & Eduarda Landin - 2022 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (1):e03.
    O presente trabalho trata da relevância da justiça para a crítica/justificativa do Direito, enquanto forma de estruturar as instituições sociais. Tendo Uma Teoria da Justiça como foco, a questão central neste ensaio é: como Rawls mobiliza os conceitos jurídicos? O objetivo geral é dialogar com os elementos centrais da obra de Rawls buscando compreender qual o papel do Direito no argumento em defesa da justiça como equidade. Para tanto, primeiro, retoma-se sucintamente os objetivos gerais pretendidos por Rawls com a teoria (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Teorias da Arte” in Crítica.Rg Collingwood - forthcoming - Revista de filosofía (Chile).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  65
    As teorias da matéria de Francis Bacon e Robert Boyle: forma, textura e atividade.Luciana Zaterka - 2012 - Scientiae Studia 10 (4):681-709.
  42.  43
    Teoria da ideias, inatismo E teoria da percepção em Descartes.William De Jesus Teixeira - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:487-515.
    This paper deals with the so-called Cartesian ‘epistemological turn’. Taking the old term ‘idea’ to be the core of his metaphysics, Descartes deployed it in a new way. In fact, Descartes broke with the traditional Platonic-Augustian conception of ‘ideas’ as ontological beings. In his view, ideas are mental or psychological entities. Descartes advances this position in accordance with a revolutionary theory of perception and a new conception of mind, both outcomes of his denial of scholastic empiricism. What emerges from this (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  17
    Considerações sobre a Teoria da Informação Sem'ntica em An Outline of a Semantic Theory of Information de Bar-Hillel e Carnap.Ralph Leal Heck - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (2):124-133.
    Esta apresentação identifica os principais conceitos envolvidos na teoria semântica da informação na obra An Outline of a Semantic Theory of Information de Bar-Hillel e Carnap. Inicio indicando as influências e desdobramentos sobre a elaboração desta teoria, seguido dos principais conceitos que os autores usarão para tratar o conteúdo semânticodas sentenças. O ponto de partida são operações conjunto-teoréticas, inicialmente através das funções In e Cont. Mas a dificuldade com a adição os leva a especificar o conceito de informatividade semântica por (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  56
    Teorias da lei natural: Pufendorf e Rousseau.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):219-234.
    O presente artigo tem como objetivo reconstruir argumentos centrais desenvolvidos por Jean-Jacques Rousseau. Contra Samuel Pufendorf, Rousseau defende que a justiça não é natural. Ele recusa todo compromisso com a lei natural tradicional para voltar à posição de Thomas Hobbes. Ora, no estado originário de natureza, os princípios racionais da lei natural que expõe Pufendorf não podem ser conhecidos, e, por conseguinte, quando puderem ser conhecidos, não serão aplicados por natureza.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    Racionalidade teoria da aceitação e teoria da decisão.J. Nicolas Kaufmann - 2019 - Revista Guairacá de Filosofia 35 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  36
    Uma teoria da cultura.Ubaldo Puppi - 1974 - Trans/Form/Ação 1:241-256.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  65
    Introdução à Teoria da Ciência, de Luiz Henrique de A. Dutra.Gustavo Caponi - 1998 - Principia: An International Journal of Epistemology 2 (2):291-295.
    Review of "Introdução à Teoria da ciência", de Luiz Henrique de A. Dutra.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  13
    Teoria da evolução e fé na criação - interpretações do mundo rivais ou respostas a perguntas diferentes?Cesar Ribas Cezar - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67):439-452.
    Honnefelder, Ludger. Im Spannungsfeld von Ethik und Religion. Berlin. 2014. Kap.11.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  41
    Teorias da verdade.Cláudio F. Costa - 2005 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  19
    Teorias (e quase teorias) da religião: um olhar descritivo.Osvaldo Luiz Ribeiro - forthcoming - Horizonte:723-723.
    A partir de um recorte metodológico descritivo e de levantamento bibliográfico, na extensão que o presente instrumento de comunicação permite, o artigo apresenta um conjunto de treze teorias ou discursos sobre a religião. Mesmo quando o procedimento se revela passível de incongruência, procurou-se classificar as teorias e quase teorias em dois grupos: teorias ou quase teorias reducionistas e teorias e quase teorias não reducionistas. Foram tratadas como não reducionistas aquelas que se atêm ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 964