Cidade inteligente e governamentalidade algorítmica: liberdade e controle na era da informação

Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2) (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Partindo das reflexões de Michel Foucault no final dos anos 1970 e da noção desenvolvida mais recentemente de “governamentalidade algorítmica”, entendida como um novo regime de poder e saber baseado na coleta, mineração e cruzamento de grandes volumes de dados, o presente artigo pretende analisar criticamente as chamadas “cidades inteligentes”, nas quais a infraestrutura e os serviços são interligados de maneira supostamente mais racionalizada e eficiente, oferendo finalmente o sonhado bem-estar e a vida feliz. Essa utopia de organização social será associada a uma nova forma de racionalidade política e estratégia de governo por meio de algoritmos, que colocam importantes e inquietantes questões. Neste trabalho, ressaltaremos a capacidade que os algoritmos possuem de nos governar, no sentido de conduzir nossas condutas e estruturar o campo das ações possíveis. E o foco deste artigo recairá sobre a tensão entre liberdade e controle inscrita nessa nova governamentalidade, que tem por objeto mais imediato os dados, as relações e os ambientes.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 106,168

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Algoritmos que nos governam.Ralph Leal Heck - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (1).
Governamentalidade algorítmica E as subjetivações rarefeitas.Edson Teles - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):429-448.

Analytics

Added to PP
2019-02-13

Downloads
32 (#786,773)

6 months
7 (#614,157)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

Add more citations

References found in this work

Governamentalidade algorítmica E as subjetivações rarefeitas.Edson Teles - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):429-448.

Add more references