Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão

Trans/Form/Ação 31 (2):137-152 (2008)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Maquiavel é popularmente conhecido por uma teoria política associada ao seu nome: “maquiavelismo”. O artigo realiza um esforço inicial para afastar o pensamento maquiaveliano de semelhante concepção. Em seguida, faz uma análise detalhada de todas as ocorrências do termo “educação”, num total de onze, na sua obra. A hipótese que orienta nossa reflexão é de que a educação é pensada por Maquiavel como uma força destinada a controlar a desordem inerente ao movimento tanto do desejo quanto da natureza impedindo os efeitos deletérios daquele sobre a vida política. Graças à educação, o homem é capaz de conhecer a “natureza das coisas”, isto é, saber o que as coisas são “desde sempre” e, desta maneira, antecipar-se ao “curso das coisas ordenado pelos céus”. Por fim, procuramos mostrar que, para Maquiavel, a educação possibilita moldar o comportamento dos indivíduos de tal modo que é possível redirecionar o curso das coisas para uma ordem coerente com o bem coletivo

Other Versions

No versions found

Similar books and articles

Entre antigos e modernos: notas sobre a história em Maquiavel.Ricardo Polidoro Mendes - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 41 (2):20-32.
Realismo político e conflitos.Carlos Nunes Guimarães - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):13-31.

Analytics

Added to PP
2013-12-01

Downloads
91 (#226,255)

6 months
9 (#439,903)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

Rousseau's Debate with Machiavelli in the "Social Contract".Lionel A. McKenzie - 1982 - Journal of the History of Ideas 43 (2):209.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references