Considerações sobre os fundamentos da psicanálise em o mal-estar na civilização

Natureza Humana 24 (1):56-67 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

o presente trabalho trata da obra de Freud, O mal-estar na civilização, com foco na concepção do ser humano nela abordada, que apresenta conflitos internos em decorrência das exigências da sociedade. Com a publicação dos escritos psicanalíticos, há vários pontos de tensão entre o indivíduo e a civilização que induziram Freud a fundamentar os conceitos de id, ego, superego, princípio da realidade, entre outros. Tais conceitos viabilizaram o entendimento dos princípios da civilização, vindo a romper com a dualidade entre os aspectos inconscientes individuais e coletivos. Nessa obra, Freud utilizou terminologias usuais da ciência naturalista em consonância com o espectro de saberes adjacentes do campo das humanidades, tendo em vista que a junção de saberes, em um todo coerente, proporcionaria maior alcance teórico para a psicanálise. Este artigo pretende investigar quais são os fundamentos da psicanálise em O mal-estar na civilização, bem como as perspectivas que Freud tinha de ciência naquele período.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 105,030

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Recepção de Freud na filosofia de Herbert Marcuse.Rafael Cordeiro Silva - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
Rousseau: A Condição Humana E A Política.Claudio Garcia - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 16:81-96.
Notas sobre o estatuto da morte na concepção freudiana de vida.Pedro Fernandez de Souza - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):152-174.

Analytics

Added to PP
2025-03-27

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references