Metafísica Leibniziana da Comunicação - O Paradigma Monadológico

Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 19 (37):7-23 (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A comunicação e uma noção axial que articula o sistema de Leibniz e elucida a lógica imanente ao evolver do seu pensamento, designadamente no plano da metafisica. De facto, na sua fase inicial, a metafísica leibniziana revela a dificuldade em articular o primado do indivíduo com a exigência de vínculo comunitário entre os seres. O princípio de compossibilidade enquanto requisito de autoconstituição do ente actual, a teoria da noção completa de um indivíduo e a teoria da expressão respondem ao intento de pensar o indivíduo como perfil do universal. A metafísica monadológica consuma o esforço de estabelecer a copertença originária entre a mónada singular e o universo de que faz parte. Por conseguinte, o autor demarca-se da interpretação da mónada como uma entidade solipsista, desligada do mundo e do outro, em especial na versão de A. Renault. O lugar do outro é o verdadeiro ponto de perspectiva no domínio prático, tal como no domínio da cognição. Efectivamente, o reconhecimento do outro é o traço característico pelo qual, segundo Leibniz, se faz a marcação do filósofo relativamente ao pensamento vulgar, sempre de algum modo afectado pelo espírito de seita ou de partido.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 101,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Metafísica leibniziana da comunicação–o paradigma monadológico.Adelino Cardoso - 2011 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 37:7-24.
Foucault e a Liberdade No Estoicismo Tardio.Ana Lúcia dos Santos E. Santos - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):190.
O Problema da Metafísica em Heidegger no Período de Gestação de ser e Tempo.Mafalda Blanc - 2014 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 22 (43):99-114.
A anarquia imemorial do mundo – Levinas e a ética da substituição.André Brayner de Farias - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):18-34.

Analytics

Added to PP
2014-02-18

Downloads
29 (#779,085)

6 months
7 (#722,178)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references