Weberianismo à brasileira

Cachoeirinha: Editora Fi (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A obra de Max Weber abarca um amplo arco de disciplinas, expedientes metodológicos e problemas, que sempre manifestaram força para se interpretar o Brasil. Contudo, para se entender o weberianismo que aqui se formou, não podemos cobrar, dos que o impulsionaram e o desdobraram em diversas direções, uma fidelidade ingênua ou puritana à matriz construída por Weber. Não queremos usar aqui a metáfora da antropofagia, já tão recoberta de significados emblemáticos. Mas a verdade é que o pensamento nacional, produzido fora e dentro das universidades, sempre devorou o pensamento de Max Weber, sem – e esse é um extraordinário mérito – se preocupar como ele teria de ser digerido junto ao material ao qual ele tinha que ser imiscuído. Por isso, sempre será interminável e indecidível a discussão sobre se determinado pensamento expressa bem ou de modo inapropriado os propósitos de Max Weber. Por outro lado, do ponto de vista da compreensão da nossa singularidade, é irrecusável que, pelas necessidades de discutirmos assuntos e temas tipicamente nossos, o pensamento weberiano teve de ser reinventado no Brasil, tendo-lhe sido agregadas perspectivas e inovações originais que somente por nossas mãos e nossos olhos poderiam ter sido construídas. Os impactos e absorções da modernidade em território tão diversificado como o nosso, ou as aderências e recusas aos aspectos políticos, econômicos e culturais da globalização, também formam o quadro das preocupações recentes que retratam a apreensão do pensamento de Weber entre nós. Esse livro documenta, portanto, esse fato, a saber, de que a interpretação da obra de Weber já ganhou uma dimensão singular no Brasil, de tal forma que, por desregrados desdobramentos, já se tornou inseparável de muitos modos significativos de se interpretar a nossa realidade.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Analytics

Added to PP
2024-12-18

Downloads
48 (#439,591)

6 months
48 (#101,146)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author Profiles

Luiz Sérgio Duarte da Silva
Universidade Federal de Goiás
Henrique F. F. Custódio
Federal University of Minas Gerais (PhD)
Marcos César Seneda
Universidade Federal de Uberlândia

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The semantic conception of truth and the foundations of semantics.Alfred Tarski - 1943 - Philosophy and Phenomenological Research 4 (3):341-376.
On What Grounds What.Jonathan Schaffer - 2009 - In Ryan Wasserman, David Manley & David Chalmers (eds.), Metametaphysics: New Essays on the Foundations of Ontology. Oxford, England: Oxford University Press.

View all 31 references / Add more references