Papel da razão E do sentimento na proposta ética de Tugendhat

Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2) (2001)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O texto pretende explicitar como, segundo Tugendhat, se dá a justificação da moral, intrínseca aos juízos morais, através de uma imbricação dos elementos racional e emotivo. Os juízos morais, enquanto procedimento racional, contêm uma pretensão de objetividade, que se pode explicar pelo imperativo categórico kantiano, interpretado como um exigir mútuo do respeito universal e imparcial aos interesses de todos. A obrigatoriedade moral, porém, pressupõe também um querer fazer parte de uma comunidade moral, a partir da qual os juízos morais passam a vincular emotivamente, através da interiorização dos sentimentos que acompanham o aprovar e o desaprovar moral. Essa explicação das exigências morais parece satisfatória para a justificação de um núcleo mínimo de normas morais partilhadas numa dada sociedade; o texto aponta para a problematicidade dessa justificação da obrigatoriedade moral nos casos em que faltam regras partilhadas ou quando se considera a não-identificação das exigências morais com o que é empiricamente aprovado na sociedade

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,665

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Hume E o empirismo na moral.Adriano Naves de Brito - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
Filosofia e ética do discurso: o fundacionismo moderado em Habermas.Vânia Dutra de Azevedo - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):396-410.
Kant e Rawls: uma análise dos pressupostos morais do liberalismo político.Douglas João Orben - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34658.
Sobre conhecimento e justificação de crenças morais.Marco Oliveira - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (1):141-162.
Hume e o universalismo na moral: por uma alternativa não kantiana.Adriano Naves Brito - 2008 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 7 (2):123-136.

Analytics

Added to PP
2013-12-01

Downloads
30 (#737,356)

6 months
7 (#666,407)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Martina Korelc
Universidade Federal de Goias

Citations of this work

Alagação: quem salvará nossa cidade?Felipe dos Santos Durante - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85579.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references