A Política como Fundação de uma Comunidade Ecológica em Feuerbach

Revista Opinião Filosófica 6 (2) (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este trabalho pretende mostrar que, no pensamento de Ludwig Feuerbach, a política estabelece uma mediação entre o homem e a natureza, na medida em que ela pressupõe uma postura ética do homem frente ao mundo natural na formação de uma comunidade de todos os seres vivos. Enfatizaremos, no pensamento feuerbachiano, a reconsideração da natureza, outrora perdida no cristianismo. Essa reconsideração, por sua vez, tem na política seu fundamento, sendo esta um fator intermediário entre o ser humano e o mundo natural. O resgate da natureza levado a cabo pela política feuerbachiana confere à ela um caráter de autonomia, considerando-a fundamento do homem. Este, por sua vez, se põe como ser dependente da natureza, através de sua realização política, no âmbito do Estado, sendo que, através da política, o homem torna-se, simultaneamente um ser de consciência naturalista, isto é, reconhecedor de si mesmo como um ser eminentemente natural. Como correlata à política feuerbachiana, então, temos uma preocupação para com a Natureza, sendo a dimensão política envolvida por uma postura de caráter ecológico.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 106,168

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A crítica à política em Marx.Eduardo F. Chagas - 2014 - Revista Dialectus 5 (1).
Biologização do ser moral em Hans Jonas.Anor Sganzerla - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):155.
A aversão do cristianismo à natureza em Feuerbach.Eduardo Ferreira Chagas - 2010 - Philósophos - Revista de Filosofia 15 (2):57-82.

Analytics

Added to PP
2018-11-03

Downloads
6 (#1,750,565)

6 months
6 (#724,158)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references