Results for ' Distinções'

72 found
Order:
  1.  17
    Distinções Na Teoria Crítica: Marcuse e a Escola de Frankfurt.Imaculada Kangussu - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (156):45.
    Neste texto, vamos apresentar a passagem de Herbert Marcuse pela Escola de Frankfurt, cuja fundação completa neste ano seu primeiro centenário. Apresentaremos primeiramente o entrelaçamento da vida de Marcuse com a história do Instituto de Pesquisa Social na Universidade de Frankfurt, em seguida comentaremos a produção de Marcuse como membro do Instituto e depois sua obra quando já formalmente desligado da instituição, mas ainda fiel aos princípios norteadores da Teoria Crítica.Palavras-chave: Dimensão estética. Teoria das pulsões. Eros. Emancipação. Liberdade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Filosofia no Ensino Médio: distinções preliminares para uma didática mínima da lógica.Gisele Dalva Secco - 2013 - Controvérsia 9 (2):89-102.
    O texto fornece distinções conceituais engendradas desde uma perspectiva para o ensino de filosofia que contempla, em seu horizonte, o projeto a construção de uma didática mínima da lógica para o ensino médio. Após a apresentação de alguns aspectos positivos da referida perspectiva são indicadas duas maneiras usuais de compreender e praticar o ensino de lógica. O objetivo central do texto é mostrar como, desde a perspectiva inicialmente esboçada, os esclarecimentos conceituais propostos podem sugerir caminhos interdisciplinares para a didática (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções.Ângela Garziera Gasperin - 2008 - Conjectura: Filosofia E Educação 13 (1):193-199.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  37
    Graça E livre-arbítrio: Aproximações E distinções entre santo agostinho E lutero.José Roberto Abreu de Mattos - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):5-12.
    Este artigo apresenta a concepção agostiniana da graça, a partir da controvérsia pelagiana; em seguida, após sucinta contextualização biográfica de Lutero e das questões luteranas presentes na Reforma, enfoca as aproximações e distinções entre o entendimento luterano e agostiniano da graça e livre-arbítrio, e da graça e justificação.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  43
    O papel da empatia e das emoções nas distinções morais/The role of empathy and emotions in moral distinctions.Matheus de Mesquita Silveira & Adriano Naves de Brito - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    Este artigo tem como tema central o problema do fundamento das distinções morais, conforme proposto por David Hume na obra Investigações sobre os princípios da moral e, mais especificamente, o problema da motivação moral, tomando como foco o papel que as emoções e a empatia têm no comportamento em sociedade de animais de vida social complexa. No que tange a essa questão, a importância dada aos afetos pela tese humeana será relacionada com a teoria evolucionista. A fim de ilustrar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  29
    Género e Ciencia: Interpretações Feministas e Distinções Locais.Elizabeth B. Silva - 2005 - Arbor 181 (716):463-470.
    La cuestión fundamental para discutir sobre género y las ciencias radica en la pregunta:¿cómo el feminismo está cambiando la ciencia? La autora se centra en los efectos que ha tenido el feminismo en la desestabilización de las categorías y divisiones tradicionales en diversos campos del conocimiento. Esa desestabilización conlleva una estrategia de visibilidad y contabilidad de aspectos que hasta ahora habían sido dejados de lado y que ha llevado a cuestionar qué se incluye y que se excluye en el conocimiento (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  8
    Scotus sobre ações mistas e o voluntário: novas análises sobre a liberdade da vontade.Roberto Hofmeister Pich - 2021 - Dissertatio 52:101-135.
    Em distinções voltadas ao sacramento do batismo e à análise de casos de batismos válidos, João Duns Scotus ofereceu explanações filosóficas importantes sobre a vontade e a liberdade ou, mais especificamente, sobre a estrutura e a voluntariedade de ações mistas. Neste estudo, mostra-se a originalidade da descrição, por Scotus, de ações compostas de voluntariedade e de involuntariedade, em comparação com o relato aristotélico e de outros intérpretes medievais. Indica-se, ademais, aspectos controversos da recepção dos textos scotistas por missionários franciscanos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  25
    Da Pluralidade Ao Pluralismo Ético, Moral e Jurídico: Uma Reflexão a Partir de Émile Durkheim ((1858-1917).Geraldo Ribeiro de Sá - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (2):129-148.
    Discute-se com possíveis distinções entre pluralismo e pluralidade. Tais conceitos são revisitados em Filosofia, Política, Sociologia e Direito. Procura-se detectar especificidades da ideia de pluralidade e de pluralismo aplicados à ética, à moral e ao Direito, no passado e em nossos dias. Indaga-se a respeito da atualidade ou não de certas obras de É. Durkheim, um dos fundadores da Sociologia, para esclarecer o debate contemporâneo sobre questões referentes à pluralidade e ao pluralismo.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    A tendência à destruição do domínio público pela hegemonia da razão neoliberal.Francisco Xarão - 2022 - Griot 22 (3):45-54.
    Partindo das distinções arendtianas do conceito de público na condição de aparência, exposição e publicidade e público como compartilhamento de um mundo comum tentarei mostrar como nossa percepção da realidade é dependente do senso comum. Essa característica própria da condição humana submete todas as sociedades ao desafio de criar e manter um domínio público, em que, ao confrontar-se umas com as outras e com o mundo percebido, as distintas opiniões possam elevar-se do nível da opinião própria ao patamar de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  28
    "A Antropologia da Inf'ncia Chegou Para Ficar": Entrevista Com David Lancy.David Lancy, Chantal Medaets, Gabriela Tebet & Flávia Pires - 2024 - Childhood and Philosophy 20:01-20.
    O texto discute a consolidação do campo da antropologia da infância a partir de um diálogo com David Lancy, professor emérito de antropologia na Universidade do Estado de Utah, Estados Unidos, e uma das figuras-chave da institucionalização do campo naquele país. A partir de uma entrevista com Lancy na ocasião do lançamento da terceira edição de seu livro The Anthropology of Childhood, apresentamos as principais contribuições deste autor a um público lusófono e discutimos temas chave para os estudos da infância, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  36
    Capacitismo e eugenia na educação brasileira: uma reflexão a partir de aproximações epistemológicas | Ableism and eugenics in Brazilian education: a reflection from epistemological approximations.André Luís de Souza Lima - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):2-20.
    ResumoTomando como referência o campo dos estudos sobre deficiência (disability studies) e a conceitualização de capacitismo – forma particular de marginalização das pessoas com deficiência –, o artigo investiga a ligação entre as ideias eugenistas e o surgimento de uma modalidade de educação destinada a essas pessoas, a educação especial. Nesse sentido, as ciências biomédicas, ao operarem uma separação entre normalidade e anormalidade ofereceram as bases necessárias para a distinção entre capazes e incapazes, tornando estes inferiores àqueles. Por sua vez, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  51
    On the Ontological Status of Senses in Frege.Gilead Bar-Elli - 2015 - Revista Portuguesa de Filosofia 71 (2-3):287-306.
    Resumo Os sentidos para Frege são reais e objectivos, mas não são nem objectos nem funções. Eles são reais por causa da sua objectividade e por serem referências em contextos oblíquos. E, mesmo assim, eles não são objectos: eles não têm o modo de ser dos objectos – entidades identificáveis auto-subsistentes independentes – nem são funções. Assim, a ontologia de Frege inclui ainda uma outra categoria ontológica, a do sentido, que tem o seu próprio modo especial de ser. Entre as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  16
    República e Regicidio em Kant.Jean-Marie Beyssade - 2022 - Analytica. Revista de Filosofia 24 (1-2):190.
    Kant nega tanto todas as avaliações contrarrevolucionárias quanto qualquer direito à revolução. A fim de interpretar suas várias declarações sobre o que chamamos muito prontamente de “revolução francesa”, temos que associar duas distinções incomuns. Primeiro, uma distinção teórica entre dois conceitos de mudança, Wechsel – ou seja, substituição de uma coisa ou estado de coisas por outra, e Veränderung – ou seja, a identidade continuada de uma substância ao longo de suas transformações modais. Em segundo lugar, uma distinção política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  52
    Da natureza humana: Aproximações entre Hugo grotius E Thomas Hobbes.Rafael Furtado - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 108.
    O presente artigo busca confrontar as noções de natureza humana tal como desenvolvidas por Hugo Grotius, em sua obra O direito da guerra e da paz, e por Thomas Hobbes, nos escritos Do cidadão e Leviatã. Com tanto, trata-se de contrapor o pensamento dos referidos autores, identificando entre eles distinções e semelhanças. As análises realizadas neste trabalho justificam-se dada a centralidade dos teóricos abordados no âmbito da filosofia política, bem como do jusnaturalismo. Assim, espera-se oferecer um recorte das discussões (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  33
    From scientific structuralism to transcendental structuralism.Patricia Kauark-Leite & Ronaldo Penna Neves - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):759-780.
    ABSTRACT In the current debate between scientific realism and empiricism, both sides seem to embrace some sort of structuralism as an important component of their descriptions of science. The structural realism is generally presented in two versions: one ontic and the other epistemic. It has been argued that that epistemic structural realism is close, if not identical, to a Kantian approach. We aim to show that this is not the case, since ESR, being fundamentally a realist position, cannot be fully (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  25
    A situação epistemológica da epistemologia.Roberto de Andrade Martins - 1984 - Revista de Ciencias Humanas, Ufsc 3 (5):85-110.
    There are several kinds of studies about science (metascientific): empirical studies (grounded upon historical, sociological and other factual data); formal studies (analytic studies, that is, grounded upon logical analysis, definitions, formal distinctions); and axiological studies (grounded on value analysis). Those approaches are epistemologically independent from each other, in the sense that from one of them it is impossible to draw conclusions pertaining to the others. Every normative proposal concerning science is essentially axiological, because it is associated to value judgments (what (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O mal em um mundo sem Deus.Jean Christophe Merle - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1):83-100.
    À luz da secularização da sociedade, que marcou a época moderna e a contemporânea e, sobretudo, com a larga difusão do ateísmo, trata-se de discutir a questão do mal, mostrando, por um lado, que a crença em Deus poderia atribuir uma importância cada vez maior à questão do mal, mas, por outro, poder-se-ia esperar, à luz da influência do ateísmo, que o mal assumisse uma significação inédita, ou seja, o deslocamento da questão do mal, exclusivamente, à perspectiva moral. Neste artigo, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Dois modos de amor pela superfície: Lacan, Nietzsche e os usos da metáfora e da ironia.Vladimir Safatle - 2024 - Natureza Humana 8 (especial1):357-379.
    Trata-se de confrontar o papel desempenhado pela metáfora e pela ironia na filosofia nietzscheana com os usos da metáfora e da ironia na clínica lacaniana. Veremos que a distinção entre estes dois autores diz respeito a modos divergentes de compreender o estatuto da aparência e a desarticulação das distinções entre aparência e essência. Neste sentido, o problema dos usos da metáfora e da ironia em Lacan pode nos mostrar como seu pensamento é dependente de uma certa ontologia inexistente na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    Contribuições da Ontologia Marxista Para a Pesquisa Em Educação Ambiental e Ensino de Ciências.Lucas André Teixeira - 2020 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 12 (17):140-160.
    Partindo do pressuposto que a educação ambiental e a educação em ciências possuem aproximações e distinções que as caracterizam como áreas de pesquisa, o estudo se propõe a abordar as contribuições da ontologia marxista para a pesquisa nas referidas áreas. O texto é resultado dos estudos iniciais da obra lukatiana e apresenta uma discussão teórico-metodológica em torno do eixo norteador radicado na categoria ontologia do ser social. Com efeito, foi realizada uma breve configuração dessas áreas de pesquisa a fim (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  27
    O político e sua tópica: divisão e unidade – identidade e representação. Ou sobre a dupla forma de polarização do espaço público.João Carlos Brum Torres - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):69-91.
    O propósito do artigo é apresentar o conceito de ‘tópica política’ como o recurso teórico necessário para elucidação das determinações formais que estruturam as relações políticas em seu nível mais geral. A primeira seção do texto evoca os contextos doutrinários em que o conceito de tópica foi introduzido com intenções em alguma medida análogas às que animam o artigo, sendo brevemente considerados os usos do termo nas obras de Aristóteles, Kant e Freud. A segunda seção examina os conceitos de divisão (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    Entre Kierkegaard e Heidegger: uma reflexão sobre o sentido da angústia.Marcos André Webber & Suelen da Silva Webber - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):100-113.
    O presente trabalho tem como objetivo central indicar alguns pontos de aproximação e distinção entre o sentido atribuído por Kierkegaard à angústia na obra O conceito de angústia, e o modo pelo qual Heidegger aborda tal conceito no âmbito da analítica existencial desenvolvida em Ser e tempo. Muito embora seja possível apontar inegáveis semelhanças no modo pelo qual os dois autores compreendem o fenômeno da angústia, algumas distinções podem ser feitas se analisados os contextos a partir dos quais os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  42
    A estrutura da autoconsciência na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):428-452.
    A tese defendida no presente artigo é que a autoconsciência, na visão de Searle é uma caraterística do campo unificado de consciência. Após uma discussão de três distinções a respeito da consciência propostas por Rosenthal, é discutido o conceito de consciência de Searle – como um fenômeno qualitativo, subjetivo e unificado – e o caráter holístico desse conceito. A discussão que Searle faz dos conceitos de autoconsciência e de introspecção mostra que ele acredita que uma autoconsciência implícita é uma (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  23.  75
    Considerações acerca de um certo uso do método diairético no tratamento do problema das virtudes nas Leis de Platão.Izabella Simões - 2024 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 52:27-40.
    O objetivo deste artigo é analisar como uma certa prática da divisão é utilizada por Platão nas Leis. Em várias passagens da obra, o filósofo recorre à realização de distinções entre termos, no intuito de estabelecer esclarecimentos lexicais e mesmo conceituais, evidenciando a possibilidade da existência de um certo uso da diaíresis nesse importante texto do Corpus. É o que parecem sugerir determinadas ocorrências do verbo diairéo em alguns momentos do diálogo (I, 647c, II, 672e, III, 700a-b, VII, 815e (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Valores na ciência e a perspectiva ecológica do conhecimento científico.Eros Carvalho - 2024 - In César Meurer, Ciência: epistemologia e ensino. Rio de Janeiro: Editora do PPG Filosofia da UFRRJ. pp. 250-281.
    A ideia de que a ciência — ou ao menos as atividades científicas que são consideradas as mais essenciais para a ciência — deve ser livre de valores é bastante difundida. Neste capítulo, vou discutir essa tese, normalmente entendida como um ideal de ciência. Na primeira seção, introduzo alguns conceitos e distinções que são importantes para entender essa tese, como a diferença entre valores cognitivos e não-cognitivos. Na segunda seção, discuto o papel dos valores na seleção de problemas e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    Tropeços da igualdade no caminho da natureza à civilidade.Helena Esser dos Reis - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
    O tema da igualdade foi tratado ao longo dos séculos das luzes em par com o tema da liberdade, contudo nesta parceria a igualdade é considerada _condição para_, e não algo _a ser buscado por si mesmo_, ao contrário da liberdade. Esse tratamento, que quase tornou a igualdade um mal necessário, exigiu uma série de restrições – ou tropeços - que introduziram nova série de desigualdades entre os membros do Estado. Os tropeços a serem discutidos aqui dizem respeito à diferença (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Religião Civil e Intoler'ncia No Republicanismo de Jean-Jacques Rousseau.Vital Francisco Celestino Alves - 2019 - Dissertatio 49:260-273.
    Buscando analisar se o elemento religioso pode ter alguma função na república, Rousseau suscita no capítulo VIII (Da religião civil) do Livro segundo do Contrato social uma controversa discussão sobre a relação entre religião e política e igualmente a respeito da intolerância. Observa-se na análise rousseauniana, um esforço central em compreender qual a religião mais adequada para a ordem republicana. Para entender os pormenores da discussão promovida pelo filósofo genebrino e sustentar a hipótese de que a religião civil pode contribuir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  19
    A relação entre a desigualdade e a corrupção política na filosofia de Rousseau.Vital Francisco Celestino Alves - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):85-96.
    O problema da desigualdade se apresenta como um constante objeto de reflexão na filosofia de Rousseau, perpassando diversas de suas obras. Buscando analisar a relação entre a desigualdade social e a corrupção política no pensamento rousseauniano mediante a defesa da hipótese de que a desigualdade social se configura em um fenômeno responsável pelo advento da corrupção política, pretende-se, nesse artigo, primeiro: examinar as distinções entre a desigualdade natural e a desigualdade social, ou seja, demarcar suas especificidades e como Rousseau (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  45
    Três tipos de forma lógica.John Bolender - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):481-507.
    Em linguística gerativa, distinguem-se várias propriedades formais dos sistemas representacionais: a infinidade discreta, a finitude discreta e a infinidade do contínuo. Não é frequente filósofos aplicarem essas distinções ao estudo da forma lógica. O fato de essas distinções serem raramente aplicadas resultou em os filósofos pressuporem, geralmente sem discutir, que todas as formas lógicas apresentam una infinidade discreta, como o faz a linguagem natural. Este artigo defende a existência de outros tipos de forma lógica, além daquela que apresenta (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A Emergência da Fenomenologia: Análise da Primeira Investigação Lógica de Husserl.Bruno Macedo - 2025 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (41):16-33.
    O presente artigo busca analisar a tese de Husserl sobre a idealidade da significação, trazendo, com isso, não apenas a revisão do conteúdo teórico da Primeira Investigação Lógica, mas também sua interlocução com alguns elementos fundadores da fenomenologia. As distinções essenciais entre índice [Anzeichen] e expressão [Ausdruck] direcionam o leitor para a análise da unidade formada pelo ato de significação, sentido e objeto. A diferença entre esses elementos é fundamental para o estágio inicial da obra de Husserl e possui (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  22
    Entre o digno e o precário: enquadramento biopolítico de mulheres em fotografias jornalísticas sobre o Programa Bolsa-Família.Ângela Cristina Salgueiro Marques & Luís Mauro Sá Martino - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):33-60.
    RESUMO Este texto delineia, a partir de Foucault, Fassin, Rancière e Butler, a existência de um enquadramento biopolítico de cidadãs e mulheres empobrecidas no contexto da implementação de políticas sociais. A reflexão aqui desenvolvida apresenta resultados parciais de projeto de pesquisa desenvolvido com apoio do CNPq, no qual são analisadas 150 imagens relacionadas ao Programa Bolsa Família, reunidas entre os anos de 2003 a 2015, publicadas nos veículos Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo, Veja e IstoÉ. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  23
    A epistemologia pragmatista de John Dewey.Edna Maria Magalhães Nascimento - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):119-144.
    Dewey desenvolveu um programa doutrinário que visa mostrar como o conhecimento se funda na experiência. Essa é a dimensão científico-naturalista da sua obra. Nesse sentido, o seu projeto consiste numa rigorosa argumentação contra as explicações em que a experiência e a natureza são apresentadas com base em distinções arbitrárias. Na obra, Reconstruction in Philosophy [Reconstrução em Filosofia], Dewey desenvolveu seu projeto metafísico de dimensão historicista, propondo uma reconstrução para a filosofia. Em Experience and Nature [Experiência e Natureza], ele apresentou (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  50
    A compreensão do ethos diante de normas morais e religiosas.João Nogueira Pereira - 2005 - Horizonte 3 (6):33-46.
    O enfoque principal deste artigo é a relação da ética com a vivência e a prática religiosas. A presença de uma ética não se restringe ao vasto campo da tradição semítica ou religiões proféticas, mas se entende também às raízes da religiosidade mística e sapiencial. O texto tem como um dos principais objetivos aprofundar a compreensão dessa relação, seja nos códigos e normas das diversas religiões, como também na prática religiosa das comunidades. A ética ocupa um lugar fundamental como ciência (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. A Totalidade do Ser, o Absoluto e o tema "Deus": Um capítulo de uma nova Metafísica.Lorenz B. Puntel - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (2):297-327.
    Propósito deste ensaio é apresentar uma nova abordagem ao velho problema que é o acesso filosófico ao Deus cristão. Isto acontece dentro do esquema de uma nova metafísica cujo ponto de partida é a capacidade que a mente tem de percepcionar a totalidade do ser, facto este que o artigo apresenta como sendo justamente uma estrutura central do intelecto. Dado que as distinções entre intelecto e mundo, conceitos e realidade, sujeito e objecto, etc., já pressupõem a totalidade do ser (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    Derrida Leitor de Nietzsche: Impactos Para a Literatura Em Campo Expandido.Alexandre de Oliveira Fernandes - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):346-365.
    Utilizo como texto de partida a escrita do filósofo francomagrebino, Jacques Derrida, em Esporas: os estilos de Nietzsche. Exploro porosidades entre literatura e filosofia, passando por metáforas náuticas e, em torno de um véu e de um guarda-chuvas esquecido, defendo que um significante, a “mulher”, pode ser lido como um nome de uma não-verdade da verdade e não sua verdade. Que isto pode implicar para a literatura em campo expandido? Aponta para linhas de fuga em relação a certa ideia positivista (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  1
    Substance, attribute and mode in Descartes’ philosophy: a tour through its definitions, problems and ambiguities.Giorgio Gonçalves Ferreira - 2025 - Griot 25 (1):80-99.
    In this article, the notions of substance, attribute and mode in Cartesian metaphysics and the problems that revolve around these notions will be analyzed, whether in their definitions or in the relationships they establish between them. Initially, the different definitions that the notion of substance has and the problems arising from these definitions will be analyzed. Next, the same treatment will be given to the notions of attribute and mode. Once this is done, the analysis will focus on the relationships (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  26
    La subjetividad como respuesta y centramiento: Multiplicidad y unidad en las figuras del yo.Roberto J. Walton - 2001 - Human Nature 3 (1):9-49.
    O artigo tenta diferenciar, caracterizar e ordenar diversas figuras da identidade na fenomenologia pós-husserliana. Em primeiro lugar, assinalam-se questões formuladas pela análise da ipseidade em Heidegger. Em segundo lugar, chama-se a atenção para duas tendências divergentes. Por um lado, Lévinas sustenta que uma fissão da identidade é o resultado da responsabilidade pelos outros, e Waldenfels desenvolve uma lógica da responsividade que questiona o autodesenvolvimento e a autopreservação. Por outro lado, Ricoeur sustenta que o ordenamento da vida num relato equivale a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  37.  37
    A Contribuição Nefasta da Revista Nature Para o Negacionismo.Thiago Lustosa Jucá, Rérisson Máximo & Muciana Aracely da Silva Cunha - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):61-75.
    Parte das concepções pseudocientíficas propagadas pela comunidade científica em seus principais periódicos, especialmente no início do século XX, tomaram alcance com os conceitos de Eugenia e Darwinismo Social, em que o cerne das discussões considerava as distinções de raça enquanto fenômeno biológico. O presente ensaio expõe a contribuição nefasta promovida pela renomada revista Nature, que, há até pouco tempo, indiretamente acabou por reforçar crenças e culturas racistas, como o apartheid, a colonização, o trabalho forçado e a escravidão, deixando uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  31
    Kant e o problema do mundo externo.Juan Bonaccini - 2002 - Manuscrito 25 (1):7-68.
    A estratégia de Kant na Refutação do Idealismo consiste em demonstrar a tese de que existem objetos fora da consciência com base no argumento de que ter consciência de meus estados de consciência pressupõe como condição necessária ter consciência de objetos externos no espaço. O meu intuito consiste em mostrar que essa estratégia de Kant não pode funcionar contra Descartes , porque ou ela pressupõe resultados anteriores que o cético já pôs em questão com a própria objeção que Kant quer (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  39.  26
    Alegoria e símbolo.José Deribaldo Gomes Santos - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):44-63.
    Este artigo debate a relação entre a alegoria e o símbolo, temática importante para a Grande Estética de Lukács, uma vez que as distinções e as contraposições entre o alegórico e o simbólico possibilitam que o autor húngaro se aproxime do conceito de realismo. O realismo, para o esteta de Budapeste, é o que marca a autenticidade artística. Este trabalho opta por um estudo de caráter teórico-bibliográfico. Por meio de uma análise imanente sobre recorte da Estética do esteta magiar, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  24
    Qual regime socioeconômico é mais adequado à realização da justiça como equidade?Tiago Mendonça dos Santos - 2023 - Griot 23 (1):175-190.
    O presente artigo tem o objetivo de discutir os regimes socioeconômicos que permitem a realização da justiça como equidade, focando em especial nos dois regimes apontados por Rawls como capazes de constituir uma sociedade bem ordenada, a democracia de cidadãos proprietários (property-owning democracy ou POD) de um lado e o socialismo liberal do outro. Para tanto, em um primeiro momento serão considerados os argumentos de Rawls a respeito dos regimes socioeconômicos dentro da Uma teoria da justiça. Em seguida, com base (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  19
    O Significado da ação política em Hannah Arendt.José Eronides de Sousa Pequeno Junior - 2021 - Perspectivas 6 (2):176-189.
    O presente artigo apresenta as principais distinções feitas por Arendt em torno do seu conceito de ação, assim como debate as críticas a respeito da irrelevância do conceito de ação, e seu distanciamento da política real. As críticas ao conceito de ação política debatidas no artigo partiram de Jürgen Habermas e Martin Jay. O primeiro acusa Arendt de equiparar a ação estratégica à instrumental, e, portanto, situá-la fora do âmbito político, o segundo autor vai mais longe e acusa Arendt (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Philosophical Practices and Pedagogical Practices in Philosophy / Práticas Filosóficas e Práticas Pedagógicas em Filosofia.Rodrigo Cid - 2009 - Cadernos UFS de Filosofia 6:87-95.
    These days philosophy teaching in universities follows two main views: the continental philosophy and the analytic philosophy. Each one of those traditions has very different philosophical and pedagogical practices. My objectives in this article are: 1. to show the distinctions between the practices that continental and analytical philosophies cultivated at the universities; 2. to indicate that there is a confusion at the characterization of what is analytic philosophy, and that the critics driven to it are in fact driven to logical (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  48
    A condição humana como fenomenologia da decadência do político.Lucas Barreto Dias - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):79-89.
    Ao escrever A condição humana, Hannah Arendt realiza duas grandes tarefas: 1) explicita alguns de seus princípios políticos e 2) faz uma leitura crítica da nossa tradição a fim de compreender a atual situação de decadência política. Dado o fato de nos encontrarmos frente à falência dos antigos princípios que regiam a vida pública, Arendt entende ser preciso que se busque por novos critérios e princípios políticos no lugar de repetir aqueles do passado. Neste trabalho, dou foco à tarefa arendtiana (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. O mal em um mundo sem Deus-The evil in a world without god.Jean-Christophe Merle - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1).
    À luz da secularização da sociedade, que marcou a época moderna e a contemporânea e, sobretudo, com a larga difusão do ateísmo, trata-se de discutir a questão do mal, mostrando, por um lado, que a crença em Deus poderia atribuir uma importância cada vez maior à questão do mal, mas, por outro, poder-se-ia esperar, à luz da influência do ateísmo, que o mal assumisse uma significação inédita, ou seja, o deslocamento da questão do mal, exclusivamente, à perspectiva moral. Neste artigo, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Las ambiguidades de la negación: un análisis lógico-linguí­stico.Jorge Alberto Molina - 2009 - Princípios 16 (25):63-90.
    Este artigo tem por objetivo expor algumas ideias para elaborar uma perspectiva teórica sobre a negaçáo que permita comparar as abordagens dos filósofos, lógicos e linguistas sobre esse tema. Na introduçáo sáo apresentadas algumas das questões discutidas sobre a negaçáo. Na primeira parte é feita a distinçáo entre frase, enunciado e proposiçáo. Essa análise nos permitirá por um lado diferenciar entidades linguísticas (frases, enunciados) de entidades lógicas (proposições), e pelo outro separar três planos na abordagem das questões sobre a negaçáo: (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  22
    John Dewey: a favor da ciência ou lições anti-negacionistas.Edna Magalhães do Nascimento - 2022 - Cognitio 23 (1):e58538.
    No processo de reconstrução da filosofia, está colocado para John Dewey o desafio da articulação entre filosofia e ciência e, como consequência disso, a mudança no método de operar da primeira. Dewey desenvolveu um programa doutrinário que visa mostrar como o conhecimento se funda na experiência. Essa é a dimensão científico-naturalista da sua obra, cuja influência advém do naturalismo darwinista. Nesse sentido, o seu projeto consiste numa rigorosa argumentação contra as explicações em que a experiência e a natureza são apresentadas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  36
    Linguagem e pensamento na filosofia grega clássica.José Santos - 2006 - Manuscrito 29 (2):525-550.
    O meu objectivo é apontar as mais relevantes contribuições da Filosofia Grega Clássica para o estudo das relações entre Linguagem e Pensamento. Vejo-as expressas na contínua tarefa de inovação concep-tual que acompanha a tradição grega clássica, desde as suas origens. Co-meço pela concepção de Ser, desenvolvida no Poema de Parménides, mostrando como corresponde à execução de um programa de investiga-ção do real, concebida a partir da evidência proporcionada pela lingua-gem e pensamento. Particular atenção é conferida à emergência da con-cepção de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  12
    estabelecimento do caráter primordial da ἀλήθεια, e a determinação fundamental do λόγος no 'mbito da Filosofia grega.Francisca Tânia Rutigliano - 2024 - Eikasia Revista de Filosofía 123:105-138.
    O breve ensaio de Heidegger O que é isto - a Filosofia? guarda em si as questões essenciais sobre os fundamentos, perspectivas norteadoras e finalidades que possibilitaram o surgimento da filosofia como forma eminente do conhecimento ocidental. Contemplando o modo como Parmênides, Heráclito, Platão e Aristóteles estabelecem o sentido do Ser, Heidegger mostra em que sentido os filósofos gregos depuseram no νoεῖν e no λόγος fundamento essencial de ἀλήθεια. Na exposição que Heidegger faz das continuidades e distinções características de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Enactive Evaluative Sentimentalism.Rafael Vogelmann - 2024 - Kriterion: Journal of Philosophy 65 (157):e-45023.
    RESUMO Defendo uma versão de sentimentalismo avaliativo segundo a qual (i) respostas afetivas são aparências de valor e (ii) juízos de valor podem repudiar ou assentir a essas aparências. O ponto de partida do meu argumento é a concepção enativa de afetividade de Giovanna Colombetti. De acordo com Colombetti, um ser afetivo é um que, por meio de sua atividade de produção de sentido, traça distinções significativas, permeadas de valores e, assim, produz um Umwelt (isto é, um ambiente que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    Baudelaire e a Modernidade: Um Diálogo Entre Walter Benjamin e Michel Foucault.Rafael Nogueira Furtado - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):345-361.
    O respectivo artigo tem por objetivo expor e confrontar as análises realizadas por Walter Benjamin e Michel Foucault a respeito de Baudelaire e suas reflexões sobre a Modernidade. Trata-se de evidenciar o modo como cada teórico apropriou-se do pensamento de Baudelaire, tendo em vista a problemática a eles comum da crítica à Modernidade. Ao longo deste escrito, o pensamento de Benjamin e Foucault foi apresentado separadamente, para que ao final aproximações e distinções pudessem ser estabelecidas. Com isto, visa-se lançar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 72